As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA

2022 pode ser lembrado como o ano em que ferramentas surpreendentes alimentadas por IA se tornaram acessíveis a um público maior: da geração de texto para imagem Stable Diffusion, Midjourney e DALL-E 2 a experimentos de design perturbadores, como This House Does Not Exist, para o surpreendentemente inteligente OpenGPT, o processamento da linguagem levou a inteligência artificial à gerar textos semelhantes aos feitos por humanos.

Cautelosamente descrito pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, como "uma prévia do progresso", qualquer usuário pode conversar com o OpenGPT sobre quase tudo: os resultados são surpreendentes e ele pode facilmente incorporar mais uma ameaça aos trabalhos relacionados à criação. No entanto, o OpenGPT não tem acesso a Internet. Em vez disso, ele interage com base no gigantesco banco de dados no qual foi treinado. Conforme expresso por Eric Ulken da Gannett, "mesmo as melhores ferramentas de IA generativas são tão boas quanto seu treinamento", então, o que seria um "pedido inapropriado" já foi ajustado anteriormente (por humanos).

O ArchDaily publicou seu primeiro artigo sobre automação em 2017 e, desde então, o desenvolvimento da inteligência artificial percorreu um caminho meteórico, incorporando-se ao nosso trabalho diário como arquitetos sem perceber, na maioria das vezes. Como um símbolo do que a IA pode fazer a curto prazo pela arquitetura e pela humanidade, 'conversamos' com o OpenGPT sobre as tendências de arquitetura de 2023. Absorva-as com cautela.

A conversa a seguir foi editada para maior clareza. Hiperlinks e estilização foram adicionados por humanos.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 2 de 9
Cortesia de GamFratesi

Nicolas Valencia (NV): 2023 está chegando. Na sua opinião, quais são as principais tendências na arquitetura?

ChatGPT: É difícil prever tendências específicas na arquitetura com clareza, pois o campo está em constante evolução e sendo moldado por uma ampla gama de fatores, como mudanças culturais, econômicas e tecnológicas. No entanto, existem algumas tendências gerais que surgiram nos últimos anos e que podem continuar a moldar o futuro.

Sustentabilidade e eficiência energética: Há uma ênfase crescente em projetar edifícios que sejam ecologicamente corretos e usem os recursos de forma eficiente. Isso inclui o uso de materiais e técnicas que reduzem o consumo de energia, como design solar passivo e telhados verdes.

Uso da tecnologia: A tecnologia está sendo cada vez mais utilizada no projeto e construção de edifícios, desde a modelagem e impressão 3D até o BIM e a Internet das Coisas (IoT).

Reuso adaptativo e reaproveitamento: há uma tendência de reaproveitar ou adaptar edifícios existentes para novos usos, em vez de derrubá-los e construir novos. Isso pode ajudar a preservar o caráter e a história de um lugar, bem como reduzir o impacto ambiental de novas construções.

Projeto centrado na comunidade: Há um crescente reconhecimento da importância de projetar edifícios e espaços que sejam acessíveis e acolhedores para uma ampla gama de pessoas, incluindo pessoas com deficiência. Isso inclui projetar para facilitar o acesso por meio de caminhadas e criar espaços que incentivem a interação social e o envolvimento da comunidade.

Design biofílico: essa abordagem de design incorpora elementos da natureza no ambiente construído, com o objetivo de promover o bem-estar e a conexão com o mundo natural. Isso pode incluir o uso de materiais naturais, incorporando espaços verdes, iluminação e ventilação natural.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 3 de 9
© Hirouyki Oki

NV: A sustentabilidade está na boca de todos, mas o greenwashing conseguiu se disfarçar na indústria da arquitetura. Como podemos, como cidadãos, leitores e consumidores, identificá-lo?

ChatGPT: Pode ser útil procurar os seguintes sinais: reivindicações vagas ou excessivamente amplas, falta de certificação de terceiros, como LEED ou BREEAM, ênfase desproporcional em um aspecto e falta de transparência.

As empresas que estão genuinamente comprometidas com a sustentabilidade normalmente serão transparentes sobre suas práticas ambientais e estarão dispostas a fornecer informações e dados para apoiar suas reivindicações.

É importante lembrar que nenhum produto ou edifício será perfeito em termos de sustentabilidade e é natural que haja compensações. No entanto, é importante estar ciente do greenwashing e fazer sua própria pesquisa e diligência para garantir que as alegações feitas sobre o desempenho ambiental de um produto ou edifício sejam precisas e apoiadas por evidências.

NV: As sociedades têm exigido mais transparência em relação à cadeia de suprimentos da construção, mas na maioria das vezes não é um fluxo de trabalho linear, como ficou comprovado após a eclosão da pandemia de COVID-19. Além disso, mesmo que pudéssemos entender completamente cada componente de uma cadeia de suprimentos, ainda seria apenas um fator dentro do processo de design e construção.

ChatGPT: Você está certo. A cadeia de suprimentos da construção pode ser complexa e envolve muitas partes interessadas e intermediários. Pode ser difícil rastrear e entender todos os materiais que entram em um projeto de construção, especialmente quando eles vêm de locais diferentes. É importante que a cadeia de suprimentos seja transparente para fornecimento ético e sustentável, reduzindo interrupções na cadeia de suprimentos e melhorando a previsibilidade de custos.

No entanto, a transparência da cadeia de suprimentos não é o único fator que afeta o desempenho ambiental de um projeto de construção. Uma solução para aumentar a transparência da cadeia de suprimentos é o uso da tecnologia blockchain, que cria um registro digital seguro de materiais e componentes em um edifício. Embora a blockchain possa melhorar a transparência, ela deve ser integrada a outras estratégias e tecnologias para enfrentar os desafios de sustentabilidade na indústria da construção.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 4 de 9
Um ciclista em Paris durante o período de lockdown devido à pandemia de COVID-19. Imagem © Frederic Legrand - COMEO

NV: Blockchain funcionaria como um “chip” para cada material, não é?

ChatGPT: Uma aplicação potencial da blockchain na indústria da construção é usá-la como uma forma de rastrear e verificar a origem e a qualidade dos materiais de construção. Nesse cenário, cada material ou componente pode ser marcado com um identificador exclusivo, ou "chip", que é registrado em um banco de dados blockchain. Esse identificador pode conter informações sobre a origem, qualidade e outras características relevantes do material.

NV: Falando nisso, a automação foi retratada como uma destruidora de empregos pelos arquitetos. O que você acha da automação na arquitetura?

ChatGPT: A automação e outras formas de tecnologia têm o potencial de revolucionar a maneira como a arquitetura é projetada e construída. No entanto, é importante reconhecer que a tecnologia também pode ter consequências não intencionais, incluindo o potencial de deslocar trabalhadores ou alterar a natureza do trabalho na indústria.

Porém, é importante observar que a automação não é um fenômeno novo na indústria da construção, e muitas tarefas que antes eram feitas manualmente agora são automatizadas usando várias tecnologias, como software de design auxiliado por computador (CAD), impressão 3D, robótica, IoT em edifícios e equipamentos de construção.

Também vale a pena notar que, embora a automação tenha o potencial de substituir alguns empregos, ela também pode criar novos e aumentar a eficiência, permitindo que arquitetos e outros profissionais da construção se concentrem em tarefas mais complexas e de valor agregado. Por exemplo, o uso de software BIM pode ajudar a agilizar o processo de projeto, permitindo que os arquitetos gastem mais tempo na solução criativa de problemas e menos tempo em tarefas repetitivas.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 5 de 9
Refugio VIPP / VIPP. Imagem Cortesia de VIPP

NV: Então, as habilidades técnicas são apenas um lado de ser um arquiteto. Já que estamos aqui, acho que a arquitetura é mais um kit de ferramentas do que uma descrição de trabalho. Você concorda?

ChatGPT: Concordo que a arquitetura é um campo multifacetado que requer uma ampla gama de habilidades e conhecimentos, e pode ser útil pensar nela como um "kit de ferramentas" o qual permite aos arquitetos enfrentar uma variedade de desafios e projetos. Além das habilidades técnicas, como proficiência em software CAD e BIM, os arquitetos também precisam ter fortes habilidades de comunicação, resolução de problemas e gerenciamento de projetos, bem como a compreensão de uma ampla gama de tópicos, incluindo materiais e técnicas de construção, códigos de construção, regulamentos e sustentabilidade.

Também é importante que os arquitetos sejam adaptáveis e abertos a aprender coisas novas, pois o campo da arquitetura está em constante evolução e sendo moldado por novas tecnologias, materiais e abordagens de design. Arquitetos que são capazes de aprender e se adaptar rapidamente estarão bem equipados para enfrentar os desafios do ambiente construído em constante mudança.

NV: E o design biofílico como tendência? Como ele seria diferente do que os arquitetos paisagistas já fazem?

ChatGPT: O design biofílico pode ser distinguido do paisagismo de várias maneiras. O paisagismo se concentra especificamente no projeto e planejamento de espaços ao ar livre, como parques, jardins e vias verdes, enquanto o projeto biofílico adota uma abordagem mais holística, buscando incorporar elementos naturais em todos os aspectos do ambiente construído.

O design biofílico pode envolver uma ampla gama de estratégias, incluindo o uso de luz, materiais e ventilação naturais em edifícios, a incorporação de plantas e outros elementos naturais no design de espaços internos e externos e a criação de conexões visuais para natureza através de janelas, vistas e outras aberturas.

No geral, o design biofílico oferece uma maneira de criar comunidades mais habitáveis e sustentáveis que estão mais sintonizadas com as necessidades e preferências dos seres humanos e que apoiam a saúde, o bem-estar e a produtividade.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 6 de 9
LIVE. São Paulo, Brasil. Imagem © Fran Parente

NV: Você tem algum exemplo na vida real?

ChatGPT: Existem muitos exemplos de design biofílico sendo usados em projetos em todo o mundo. Aqui estão alguns:

The Nature Place no Museu da Criança de Indianápolis: Esta área de lazer ao ar livre, projetada pelo Studio Gang, apresenta uma série de espaços interconectados que são projetados para imitar diferentes ambientes naturais, como uma floresta, um prado e um riacho.

Jardim Botânico de Cingapura: Este jardim premiado, projetado por Grant Associates, apresenta uma variedade de elementos de design biofílico, incluindo um jardim de chuva, um jardim de borboletas e um jardim infantil.

The New York Times Building na cidade de Nova York: Este edifício, projetado por Renzo Piano, apresenta vários elementos de design biofílico, incluindo um telhado verde, uma parede viva e vários espaços ao ar livre que oferecem vistas da natureza.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 7 de 9
Gardens by the Bay / Grant Associates. Image © Alan Tan Photography

NV: Seguindo as tendências que você mencionou anteriormente, os ganhadores do Prêmio Pritzker 2021, Lacaton & Vassal, são conhecidos por seus projetos de reuso adaptativo. Além da bem-sucedida empresa francesa, parece que a Europa lidera nesse tópico.

ChatGPT: Na Europa, particularmente em cidades com uma longa história e um ambiente densamente construído, a reutilização adaptativa é frequentemente vista como uma forma de preservar o patrimônio cultural e reduzir o impacto ambiental de novas construções. Nesse contexto, empresas europeias como Lacaton & Vassal ganharam reconhecimento por sua abordagem inovadora de reutilização adaptativa, que enfatiza a preservação e a atualização de edifícios existentes, em vez de derrubá-los e começar do zero.

No entanto, a reutilização adaptativa não se limita à Europa, e também existem muitos exemplos de projetos bem-sucedidos de reutilização adaptativa em outras regiões do mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, existem inúmeros projetos de reutilização adaptativa em áreas urbanas, como a conversão de antigos prédios industriais em lofts residenciais ou a reaproveitamento de antigas escolas e prédios de escritórios em empreendimentos de uso misto.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 8 de 9
Transformação 530 dwellings / Lacaton & Vassal + Frédéric Druot + Christophe Hutin architecture. Imagem © Philippe Ruault

NV: Acho que a América Latina está perdendo a oportunidade de reaproveitar o centro de suas maiores cidades. Algumas metrópoles ainda estão no processo ultrapassado de sair do centro para os subúrbios.

ChatGPT: É verdade que, em muitas cidades latino-americanas, as áreas centrais experimentaram um declínio populacional e estagnação econômica nas últimas décadas, à medida que as pessoas migraram para subúrbios e novos empreendimentos na periferia da cidade. Essa tendência foi impulsionada por uma variedade de fatores, incluindo mudanças nos padrões de transporte, desenvolvimento econômico e mudanças sociais e culturais.

Isso representa uma oportunidade para reutilização adaptativa e redesenvolvimento urbano, pois essas áreas subutilizadas podem ser reaproveitadas para novos usos, como empreendimentos residenciais, comerciais ou de uso misto.

NV: O desafio é convencer investidores, formuladores de políticas e políticos dos benefícios de uma perspectiva de longo prazo, especialmente considerando a turbulência econômica, social e política que estamos vivenciando em todo o mundo. Nestes tempos, pode ser difícil ser otimista sobre o futuro.

ChatGPT: É compreensível sentirmo-nos preocupados com o futuro, dados os muitos desafios e incertezas que enfrentamos enquanto sociedade. Os seres humanos têm uma longa história de adaptação e superação de desafios. Fizemos progresso em muitas áreas e temos as ferramentas e recursos para enfrentar os desafios atuais, como mudança climática, desigualdade social e conflito político. O futuro pode ser incerto, mas usando nosso conhecimento e experiência coletivos, temos o potencial de criar um futuro melhor para nós e para as gerações futuras.

As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA - Imagem 9 de 9
Renovação ark38 / Objekt Architecten + Hans Sterck. Imagem © Sterck

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano.

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily

Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "As tendências de arquitetura de 2023 de acordo com ChatGPT, um bot treinado em IA" [An Artificial Intelligence Bot Picks The Architecture Trends of 2023] 22 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994327/as-tendencias-de-arquitetura-de-2023-de-acordo-com-chatgpt-um-bot-treinado-em-ia> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.