Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos

Analisar casas que arquitetos projetaram para si mesmos pode abrir perspectivas sobre seu processo de design, prioridades e filosofia. Embora muitas vezes reduzidas em escala, essas residências pessoais oferecem um olhar sobre o processo dos arquitetos e a maneira como eles traduzem suas ideias em espaços habitáveis sem restrições impostas pelo cliente no resultado final. As estruturas também refletem os valores pessoais, estilos de vida e preferências estéticas de seus criadores.

Frequentemente, esses projetos são experimentos e campos de testes para seus próprios princípios de design, ampliando os limites da expressão arquitetônica. Desde Ray e Charles Eames, que acabaram passando suas vidas em uma casa experimental criada para a pré-fabricação, até Frank Gehry, que usou sua casa holandesa colonial em Santa Monica para testar as ideias de desconstrutivismo que mais tarde viriam a definir sua carreira, esses projetos representam uma face diferente do processo de projeto de arquitetos renomados mundialmente.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 2 de 23Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 3 de 23Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 4 de 23Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 5 de 23Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Mais Imagens+ 18

Conheça 6 projetos residenciais projetados por arquitetos internacionalmente reconhecidos para serem suas próprias casas.

Eames House / Charles and Ray Eames

Los Angeles, Estados Unidos, 1949

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 7 de 23
Eames House / Charles and Ray Eames. Imagem © Flickr user rpa2101

Originalmente conhecida como Case Study House No. 8, a Casa Eames foi encomendada como parte do Programa Case Study House na revista Arts and Architecture de Los Angeles. O programa tinha como objetivo explorar os materiais mais recentes e as técnicas de construção que se tornaram disponíveis após a Segunda Guerra Mundial. Projetada e construída pelo casal Charles e Ray Eames, a casa foi sua residência e estúdio até morrerem, em 1978 e 1988, respectivamente. O projeto é composto por duas estruturas de aço, uma servindo como residência e a outra como estúdio de trabalho.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 8 de 23
Eames House / Charles and Ray Eames. Imagem © architectenwerk.nl

Revestidas com painéis transparentes e coloridos, as estruturas são leves e arejadas, ao mesmo tempo que são otimizadas para a pré-fabricação. Apesar da imagem simplificada do que se tornou um marco da arquitetura do século XX, a casa estava cheia de coleções de objetos e bugigangas coletadas pelos Eames ao longo de suas vidas. A casa agora é de propriedade e gerenciada pela Eames Foundation, que regularmente organiza visitas guiadas e eventos.

Apartamento no Edifício Molitor / Le Corbusier

Paris, França, 1933

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 13 de 23
Apartamento no Edifício Molitor / Le Corbusier. Imagem © FLC/ ADAGP/Mercusot

O edifício de apartamentos na rue Nungasser-et-Coli, em Paris, foi projetado e construído entre 1931 e 1933 em parceria com Pierre Jeanneret. O arquiteto escolheu se mudar para os dois últimos andares dos prédios, que ele projetou para se tornarem sua casa e estúdio. Ele compartilhou essa casa com sua esposa, Yvonne Gallis, de 1934 até sua morte em 1965. O projeto foi um teste importante para algumas das teorias de Le Corbusier no campo da arquitetura e urbanismo. No interior, tetos baixos se alternam com salas altas e abobadadas, dando rítmo para o espaço.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 11 de 23
Edifício Molitor / Le Corbusier. Imagem © Maria-Cristina Florian

Na área residencial e no estúdio, o arquiteto deixou as paredes de tijolos expostas, antecipando a expressão de seu período posterior de criação. O apartamento é decorado com pinturas de Le Corbusier e possui mobiliário especialmente projetado. Uma pequena escada independente leva ao jardim no terraço. Após o tombamento dos apartamentos como Patrimônio Mundial em 2016, o espaço passou por extensas restaurações e agora está aberto ao público.

Gehry Residence / Gehry Partners

Santa Monica, Estados Unidos, 1978

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 14 de 23
Gehry Residence / Gehry Partners. Imagem © netropolitan.org

A casa comprada por Frank Gehry e sua esposa em Santa Mônica, Califórnia, mais tarde se tornaria um símbolo do desconstrutivismo. A abordagem não convencional de Gehry envolveu preservar a casa colonial holandesa existente enquanto construía uma nova estrutura ao redor dela. A parte exterior da casa original permaneceu praticamente intacta, enquanto o interior passou por mudanças significativas.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 3 de 23
Gehry Residence / Gehry Partners. Imagem © Liao Yusheng

Gehry usou uma mistura de materiais, incluindo madeira, vidro, alumínio e cercas de elo de corrente, criando uma aparência visualmente marcante. A casa recebeu críticas dos vizinhos, mas ela se manteve como uma poderosa declaração de arte entrelaçada com arquitetura. Ao longo do tempo, a residência teve que ser expandida para acomodar a crescente família Gehry, resultando em uma estética mais finalizada, o que gerou algum debate.

Casa E-1027 / Eileen Gray

Roquebrune-Cap-Martin, França, 1929

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 2 de 23
Casa E-1027 / Eileen Gray. Imagem © Manuel Bougot

Gray era anteriormente mais conhecida como designer de móveis e interiores. Como sua primeira criação arquitetônica, a casa se tornou reconhecida como um ícone da arquitetura modernista. Atentamente sintonizada com seu entorno e paisagem, foi criada como um retiro para ela e seu parceiro, Jean Badovici. O interior reflete o compromisso de Gray com o conforto e o design funcional, incorporando os móveis e a iluminação para aprimorar a experiência de vida geral.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 18 de 23
Casa E-1027 / Eileen Gray. Imagem © Manuel Bougot

Na década de 1930, o projeto ficou conhecido como as "obsessões" de Le Corbusier, já que ele tentou sem sucesso comprar a propriedade várias vezes. Em 1938 e 1939, enquanto estava hospedado na casa como convidado de Badovici, ele pintou oito murais nas paredes brancas da casa, alguns dos quais eram sexualmente explícitos, em uma ação que foi caracterizada por Gray como uma "violação". Apesar de a casa ter sido concebida como um retiro tranquilo, a vila passou por uma série de eventos posteriores infelizes, como quando foi usada como alvo de prática pelos nazistas. Após extensas reformas por iniciativa da Associação Cap Moderne, a vila agora está aberta ao público.

Casa Gropius / Walter Gropius

Lincoln, Estados Unidos, 1938

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 20 de 23
Gropius House / Walter Gropius. Imagem © Wikipedia commons

A Casa Gropius, localizada em Lincoln, Massachusetts, foi a residência de Walter Gropius e sua família durante seu tempo na Universidade de Harvard. Concluída em 1938, foi o primeiro projeto do arquiteto nos Estados Unidos. Situada entre casas de fazenda, os elementos modernos e os materiais empregados, como janelas de fita e blocos de vidro, causaram furor na comunidade arquitetônica, pois introduziram o Estilo Internacional na paisagem residencial americana. Após a morte de Gropius em 1969, a casa tornou-se um Marco Nacional, exibindo o impacto duradouro de seu trabalho.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 22 de 23
Gropius House / Walter Gropius. Imagem © Wikipedia commons

No que diz respeito à minha prática, quando construí minha primeira casa nos Estados Unidos - que era minha própria - fiz questão de absorver em minha própria concepção as características da tradição arquitetônica da Nova Inglaterra que ainda encontrei vivas e adequadas. Essa fusão do espírito regional com uma abordagem contemporânea de design produziu uma casa que eu nunca teria construído na Europa, com seu contexto climático, técnico e psicológico completamente diferente. - Walter Gropius

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 21 de 23
Gropius House / Walter Gropius. Imagem © Wikipedia commons

Riihitie 20 House / Aino and Alvar Aalto

Helsinque, Finlândia, 1936

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 5 de 23
Riihitie 20 House / Aino and Alvar Aalto. Imagem © Hezzu via Wikipedia under license CC BY-SA 4.0

Depois de se mudarem para Helsinque, Aino e Alvar Aalto construíram a casa em 1936 para servir como escritório e residência de sua família. A casa apresenta uma distinta separação entre a ala de escritórios e a área residencial. Enquanto o escritório crescia e era transferido para outro prédio em Munkkiniemi, Helsinque, o edifício em Riihitie 20 seria a casa do arquiteto por 40 anos até sua morte. A Casa Aalto apresenta elementos do estilo “Romântico Funcionalista”, com uso abundante de madeira e tijolo rebocado como material de acabamento, demonstrando uma nova direção na linguagem arquitetônica do arquiteto. A casa hoje pertence à Alvar Aalto Foundation e está disponível para visitas.

Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos - Imagem 23 de 23
Riihitie 20 House / Aino and Alvar Aalto. Imagem © Alvar Aalto Foundation

This article is part of the ArchDaily Topics: Design Process, proudly presented by Codesign, the first purpose-built iPad app for the concept design stage of the architectural process.

Codesign turns sketches into 3D building models in moments, with the ability to iterate, explore and understand downstream effects immediately. Architects can explore all the possibilities of a project, and spend more time doing what they love the most, designing. (Codesign was previously known as Spaces)

Every month we explore a topic in-depth through articles, interviews, news, and architecture projects. We invite you to learn more about our ArchDaily Topics. And, as always, at ArchDaily we welcome the contributions of our readers; if you want to submit an article or project, contact us.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Projetando sem cliente: 6 casas desenhadas por arquitetos famosos para eles mesmos" [Designing Without a Client: 6 Houses Created by Celebrated Architects for Themselves] 30 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003604/projetando-sem-cliente-6-casas-desenhadas-por-arquitetos-famosos-para-eles-mesmos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.