John Gollings

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Tzannes incorpora edifícios históricos em projeto de usina de energia em Sydney

O escritório Tzannes divulgou detalhes de novas adições à Irving Street Brewery em Sydney, Austrália. O projeto envolveu, primeiramente, o desenho de uma usina de energia que integra o histórico edifício Carlton and United Brewery. A usina é envolvida por uma elegante malha metálica translúcida e em seu funcionamento usa gás natural para produzir eletricidade e energia térmica.

Irving Street Brewery. Imagem © John GollingsIrving Street Brewery. Cortesia de TzannesIrving Street Brewery. Cortesia de TzannesIrving Street Brewery. Cortesia de Tzannes+ 10

Inaugurado em Melbourne o MPavilion de 2019 projetado por Glenn Murcutt

Projetado por Glenn Murcutt, o MPavilion de 2019 acaba de ser inaugurado no Queen Victoria Gardens da cidade de Melbourne, na Austrália. Praticamente toda a carreira do arquiteto australiano foi dedicada ao desenvolvimento de projetos em pequena escala para clientes particulares, estruturas altamente sensíveis ao clima e a cultura local. O MPavilion de Murcutt é o primeiro edifício cívico projetado pelo australiano vencedor do prêmio Pritzker de 2002. A edição de 2019 é a sexta de uma série contínua que começou em 2014 com o pavilhão projetado por Sean Godsell.

MPavilion 2019. Imagem © John GollingsMPavilion 2019. Imagem © John GollingsMPavilion 2019. Imagem © John GollingsMPavilion 2019. Imagem © John Gollings+ 8

Hospital das Praias do Norte / BVN

© John Gollings© John Gollings© John Gollings© John Gollings+ 18

Frenchs Forest, Austrália
  • Arquitetos: BVN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Escola Secundária de Caulfield / Hayball

© John Gollings© Dianna Snape© John Gollings© John Gollings+ 21

Caulfield, Austrália
  • Arquitetos: Hayball
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Austral Bricks, Danpal, Dulux, Equitone, Forbo Flooring Systems, +6

Upcycling Wood: Madeiras recuperadas transformadas em objetos valiosos e úteis

A necessidade de reduzir substancialmente nosso impacto no planeta deve se traduzir em uma mudança significativa em nosso estilo de vida e hábitos. Uma delas é consumir com responsabilidade e considerar que o desperdício não existe, mas que todo o material pode ser transformado em algo útil novamente seguindo um sistema ecológico circular.

Em seu livro Upcycling Wood, Reutilización creativa de la madera, o arquiteto e artista Bruno Sève escreve e edita um guia sobre os usos e possibilidades da madeira recuperada, como uma estrutura para a reutilização responsável; de pequena escala, como móveis ou telas de artistas, a escala média, com uso em interiores e fachadas. Este livro visa sensibilizar os profissionais e cidadãos em geral, através da análise do ciclo de vida, exemplos de usos e processos de acabamento, levando a uma estrutura ecológica e responsável. O livro é ilustrado por numerosas equipes de design e arquitetura que seguem as diretrizes do design ecológico com madeiras recuperadas.

Hotel Lobby and Nishi Grand Stair Interior / March Studio. Image © John Gollings'San Cristóbal', by Bruno Sève. Image © Bruno Sève© UhuruRecycling Woodstore. Image © The Community wood recycling+ 20

Estúdio Featherston / Two Feathers

© John Gollings© John Gollings© John Gollings© John Gollings+ 50

  • Arquitetos: Two Feathers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Serge Ferrari, 3M, AutoDesk, Blum, Conset, +11

Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco

O zinco é um elemento natural extraído do minério. É a sigla ZN, que aparece na temida Tabela Periódica, aquela que tanto nos atormentava nas aulas de química. Através de um processo metalúrgico para a queima das impurezas, a redução do óxido de zinco e o refino, ele assume uma aparência muito mais amigável, que são as chapas, bobinas e rolos utilizados na construção civil. A principal característica deste material é sua maleabilidade, que permite que seja trabalhado facilmente, permitindo revestir complexas formas em fachadas e coberturas das construções.

10 Anos de World Architecture Festival, 10 edifícios premiados

Courtesy of Grafton Architects. ImageUniversita Luigi Bocconi / Grafton Architects  Save this picture! via Grafton Architects via Grafton Architects
Courtesy of Grafton Architects. ImageUniversita Luigi Bocconi / Grafton Architects Save this picture! via Grafton Architects via Grafton Architects

MPavilion projetado por Carme Pinós é inaugurado em Melbourne

Após uma série de eventos relacionados à arquitetura, Melbourne anunciou a inauguração do MPavilion 2018, projetado por Carme Pinós. O pavilhão é considerado a correspondente do hemisfério sul ao Serpentine Pavilion de Londres e já teve como protagonistas nomes como Rem Koolhaas, Bijoy Jain e Amanda Levete.

O projeto deste ano, da arquiteta espanhola Carme Pinós, foi inspirado no origami, com as asas se abrindo para receber a cidade. A cobertura, composta por duas metades distintas, se apoia sobre três pontos de apoio que, em seu desenho, incorporam assentos para o público. 

MPavilion 2018 / Carme Pinós. Imagem © John GollingsMPavilion 2018 / Carme Pinós. Imagem © John GollingsMPavilion 2018 / Carme Pinós. Imagem © John GollingsMPavilion 2018 / Carme Pinós. Imagem © John Gollings+ 6

Alec Tzannes recebe a maior honra do Instituto Australiano de Arquitetos

A Medalha de Ouro do Instituto Australiano de Arquitetos reconhece trabalhos exemplares de arquitetos que projetaram edifícios de alto valor e grande distinção, resultando no avanço da profissão.

Neste ano, o presidente do júri, Richard Kirk, entregou ao arquiteto australiano e professor emérito Alec Tzannes a maior honra da cerimônia.

Cranbrook Junior School. Image © Richard GloverInternational House of Sydney. Image © Ben GuthrieCranbrook Junior School. Image © John GollingsParsley Bay Residence. Image © John Gollings+ 16

Arquitetura escolar: 70 exemplos em plantas e cortes

Escolas e instituições de ensino são estruturas complexas de projetar. Elas devem oferecer uma diversidade de espaços para aprendizado, mas também considerar atividades esportivas e recreacionais. Além de possuírem, geralmente, grandes dimensões, o maior desafio no projeto de edifícios escolares é conceber espaços que fomentem apropriações positivas pelas crianças. A seguir, compilamos 70 projetos escolares acompanhados de seus desenhos que podem servir de inspiração para seus próximos projetos educacionais.

Bunjil Place / fjmt

© Trevor Mein© John Gollings© Trevor Mein© Trevor Mein+ 17

Narre Warren, Austrália
  • Arquitetos: fjmt
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  24500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Anodised, Battens, Borcor and L&L, Expoconti, +12

Casa Old Be-al / FMD Architects

© John Gollings© John Gollings© John Gollings© John Gollings+ 18

Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: FMD Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  129
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ontic Design, Polymath Fabrication, Skantherm GMBH

Projeto de Dessalinização Victorian e Reserva Ecológica / AIA Architectes + ASPECT Studios

© Peter Bennetts© Peter Bennetts© Peter Bennetts© Peter Bennetts+ 15

  • Arquitetos: ARM Architects, ASPECH Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Fytogreen, Treemax

Rem Koolhaas e David Gianotten falam sobre o projeto do MPavilion 2017 em Melbourne

Dois meses após a inauguração do MPavilion 2017 em Melbourne, os arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten do OMA, responsáveis pelo pavilhão, retornam ao local para discutir o processo de projeto e as reações causadas pela estrutura.

"A abertura teve muitas obrigações formais e muitas homenagens, e isso foi emocionante", disse Koolhaas sobre a inauguração dos eventos no pavilhão. "Mas, francamente, o mais emocionante foi esta manhã, quando a estrutura foi ocupada de modo maravilhosamente espontâneo, servindo de palco para levantar muitos problemas e, desde o primeiro segundo, abrigar uma discussão realmente animada sobre toda uma série de questões. E é exatamente isso que pretendíamos."

MPavilion 2017 projetado pelo OMA é inaugurado em Melbourne

O MPavilion de 2017, projetado por Rem Koolhaas e David Gianotten, do OMA, abriu ao público no Queen Victoria Gardens de Melbourne.

Inspirado no desenho de anfiteatros antigos e incorporado a uma paisagem elevada repleta de vegetação nativa, o projeto é o primeiro do OMA a ser concluído na Austrália. A estrutura de 19 metros de lado, revestida com alumínio, possui um piso rotativo que permite que o espaço seja reconfigurado para os diversos eventos planejados para o programa de verão do MPavilion, além de uma estrutura de cobertura flutuante de dois metros de altura que oferece sombreamento e também os sistemas de apoio para os programas que acontecem abaixo.

© Timothy Burgess© John Gollings© John Gollings© John Gollings+ 11

Fotos da Semana: a beleza do bambu

O bambu vem sendo utilizado pelo homem como material construtivo desde tempos longínquos. O mais surpreendente do bambu é que, além de ser um material totalmente natural, é leve, flexível e de baixo custo. Embora não seja amplamente reconhecido no mundo da construção civil, suas características permitem atingir resultados originais e impressionantes. Esta semana, compilamos uma série de 17 fotografias que evidenciam sua beleza, feitas por fotógrafos como Julien Lanoo, John Gollings e Pasi Aalto.

Cortesía de asa+architects© Julien Lanoo© adDaCortesía de asa+architects+ 17