Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos

A arquitetura dos edifícios governamentais está há muito tempo relacionada aos ideais compartilhados pela sociedade que ele representa. Os parlamentos, em especial, são construídos para refletir os objetivos de sua região e representar grupos da comunidade local. Isso resulta em características de projeto singulares, quando se trata de órgãos legislativos. De modo geral, parlamentos incluem vários tipos de assembleias deliberativas, consultivas e judiciais. Ao analisar novos projetos de edifícios governamentais, nota-se que os parlamentos estão se adaptando para refletir a vida contemporânea.

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 2 de 12Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 3 de 12Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 4 de 12Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 5 de 12Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Mais Imagens+ 7

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 8 de 12
© John Gollings Photography

Normalmente, um parlamento moderno tem três funções: criar leis, representar o eleitorado e supervisionar o governo por meio de audiências e inquéritos. A palavra em si vem do francês antigo parlement, do século XI, que significa discussão ou discurso, de parler, que significa falar. Mas os equivalentes modernos do parlamento têm uma longa história que remonta ao tribalismo, onde os conselhos tomavam decisões em conjunto. Há também laços que se estendem da Mesopotâmia à Índia antiga, onde existia alguma forma de assembleias deliberativas. Observando mais de perto o design dos parlamentos, os projetos a seguir mostram inovações contemporâneas de design e o que o futuro pode reservar para edifícios governamentais.

National Parliament of Liechtenstein / Hansjoerg Goeritz Architekturstudio

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 3 de 12
© Jürg Zürcher

Após a vitória do Hansjörg Göritz Architekturstudio em um concurso internacional do ano 2000, sete anos de planejamento e implementação se passaram. Hoje, os espaços exteriores e interiores manifestam não apenas a interpretação da separação democrática de poderes dentro da região do vale do rio Reno dos Alpes. Eles também representam uma compreensão consciente de uma arquitetura de contiguidade urbana, pela qual o masterplan original de Luigi Snozzi foi reinterpretado recentemente.

Parlamento Escocês / Enric Miralles

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 11 de 12
Cortesia do Scottish Parliamentary Corporate Body

Dez anos após a sua conclusão, a reputação do Edifício do Parlamento Escocês está finalmente sendo redefinida. Há muito tempo este projeto é tido pelos arquitetos e a elite acadêmica como uma obra-prima do modernismo abstrato e talvez o melhor trabalho da curta carreira de Enric Miralles. Para o público em geral, no entanto, foi inicialmente conhecido de maneira muito negativa por estar atrasado, ter sido caro para os cofres públicos e por ter sido projetado por um arquiteto não escocês. Só agora o edifício começou a receber a aceitação pública que merece, pois o gênio da arquitetura emergiu da sombra lançada pela construção muito lenta do edifício.

Sami Cultural Center Sajos / HALO Architects

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 7 de 12
© Mika Huisman

O Centro Cultural Sami Sajos está localizado no norte da Lapônia Finlandesa, na vila de Inari, na margem sul do rio Juutua. Sajos é o centro de cultura e administração dos Sámi, o único povo indígena da União Europeia. Diferentes funções são agrupadas em suas respectivas alas, deixando um grande espaço como um saguão no centro, bastante caracterizado pelos grandes volumes redondos do salão do parlamento e do auditório. Há oito organizações distintas trabalhando neste prédio.

Parlement Francophone Bruxellois / SKOPE

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 2 de 12
© Georges De Kinder

O novo programa inclui: a sede do Parlamento de Bruxelas (PFB: parte francófona) e a restauração do antigo Postal Relay (Renascimento, 1694) como um espaço multiuso. Teria sido arriscado escolher o caminho mais fácil pela criação de um edifício mimético da ala direita do Parlamento ou propor uma solução dissonante com um projeto de lei contemporâneo. A abordagem do Skope foi diferente: se inspiraram na história do lugar ao mesmo tempo que assumiram questões contemporâneas.

Portal de Valletta / Renzo Piano Building Workshop

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 5 de 12
© Michel Denancé

O projeto "City Gate" inclui a reorganização completa da entrada principal da capital maltesa de Valletta. O projeto é compreendido em quatro partes: o Portal da Cidade de Valletta e seu local imediatamente fora das muralhas da cidade, o projeto de uma "máquina" de teatro ao ar livre dentro das ruínas da antiga Ópera Real, a construção de um novo edifício do Parlamento e o paisagismo do fosso.

New German Parliament, Reichstag / Foster + Partners

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 6 de 12
© Foster+Partners

A reforma do Reichstag está enraizada em quatro questões: a importância do Bundestag como um fórum democrático, uma compreensão da história, um compromisso com a acessibilidade e uma agenda ambiental vigorosa. O Reichstag foi mutilado pela guerra e reconstruído de maneira insensível. Este projeto de retrofit é inspirado no tecido original; as camadas da história foram descascadas para revelar marcas marcantes do passado – marcas de pedreiro e grafites russos – cicatrizes que foram preservadas como um “museu vivo”.

Parliament of Victoria Members' Annexe / Peter Elliott Architecture

Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos - Imagem 12 de 12
© John Gollings Photography

O novo anexo oferece espaços de escritório muito necessários para os 102 membros do parlamento e sua equipe de apoio. Depois de um século e meio de escritórios improvisados e inadequados para membros e vários planos fracassados para ampliar o Parlamento, o novo prédio finalmente resolve um problema de longa data. O anexo foi construído como um edifício independente dentro dos jardins.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos" [Parliaments of the World: Designing the Architecture of Government] 01 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981845/parlamentos-ao-redor-do-mundo-projetando-a-arquitetura-dos-governos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.