Inaugurado em Melbourne o MPavilion de 2019 projetado por Glenn Murcutt

Projetado por Glenn Murcutt, o MPavilion de 2019 acaba de ser inaugurado no Queen Victoria Gardens da cidade de Melbourne, na Austrália. Praticamente toda a carreira do arquiteto australiano foi dedicada ao desenvolvimento de projetos em pequena escala para clientes particulares, estruturas altamente sensíveis ao clima e a cultura local. O MPavilion de Murcutt é o primeiro edifício cívico projetado pelo australiano vencedor do prêmio Pritzker de 2002. A edição de 2019 é a sexta de uma série contínua que começou em 2014 com o pavilhão projetado por Sean Godsell.

Inaugurado em Melbourne o MPavilion de 2019 projetado por Glenn Murcutt - Mais Imagens+ 3

MPavilion 2019. Imagem © John Gollings

Recentemente inaugurado, o MPavilion de 2019 estará aberto ao público até o próximo dia 22 de março de 2020. Na cerimônia oficial participaram a mentora e fundador do projeto, Naomi Milgrom, a prefeita de Melbourne, Sally Capp e o arquiteto Glenn Murcutt. A presidente da Fundação Naomi Milgrom, responsável pela participação de Glenn Murcutt no projeto do MPavilion 2019, disse: “Ao longo de mais de cinquenta anos de escritório, o trabalho de Murcutt inspirou o florescimento de uma nova forma de se pensar e conceber a arquitetura. O MPavilion de 2019 é uma síntese das principais características da obra de Murcutt, um resumo dos todos os elementos que arquitetos do mundo todo aprenderam a admirar na obra de Murcutt. Assim como a maioria de suas obras, o MPavilion é um edifício leve e de linhas simples, um pavilhão temporário, que enraizado em seu contexto específico, fomenta um debate mais amplo sobre o futuro da arquitetura e de nossas cidades.”

Na ocasião da inauguração do pavilhão, Glenn Murcutt disse: “Eu estava convicto de que uma estrutura leve e arejada, que pudesse ser iluminada desde dentro durante a noite - como um pequeno farol no meio do Queen Victoria Gardens - seria a solução perfeita para este contexto específico. Com sua orientação norte, voltado em direção ao sol e aberto em relação ao rio, o pavilhão desfruta das melhores condições de iluminação, ventilação e relação com a paisagem do parque. Finalmente, a implantação do pavilhão faz com que ele opere, no interior dos jardins, como um importante elemento de conexão entre o rio e a cidade.”

MPavilion 2019. Imagem © John Gollings

Aproveitando das melhores vistas para o rio Yarra e o skyline de Melbourne, o MPavilion consiste em um edifício de planta retangular e estrutura metálica. Seus esbeltos pilares circulares de aço suportam uma estrutura de cobertura treliçada, na qual uma membrana elástica translúcida encontra-se tensionada. Este singelo arranjo faz com que a cobertura branca do pavilhão pareça flutuar em meio ao jardim. Após o término da temporada anual do MPavilion no Queen Victoria Gardens, cada edição do pavilhão é transferida para um novo endereço permanente, um presente da Fundação Naomi Milgrom à comunidade do Estado de Victoria.

MPavilion 2019. Imagem © John Gollings

O projeto do MPavilion de 2019 foi concebido por Glenn Murcutt em parceria com os engenheiros estruturais da AECOM, os consultores e especialistas em superfícies têxteis da Temple Architecture, a empresa de construção Kane Constructions, os agrimensores da Gardner Group, além da colaboração da Bluebottle e da JSB Lighting no projeto de iluminação e o Studio Ongarato com o trabalho de identidade visual do pavilhão. Como de costume, o MPavilion foi financiado pela Fundação Naomi Milgrom, com o apoio da prefeitura da cidade de Melbourne, o do governo do Estado de Victoria.

O MPavilion é uma iniciativa voltada a fortalecer e celebrar a arquitetura e a identidade australiana, oferecendo uma estrutura temporária com programação gratuita ao longo de todo o verão. O MPavilion estará aberto ao público entre os dias 14 de novembro de 2019 e 22 de março de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Inaugurado em Melbourne o MPavilion de 2019 projetado por Glenn Murcutt" [Glenn Murcutt's MPavilion Unveiled in Australia] 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928396/inaugurado-em-melbourne-o-mpavilion-de-2019-projetado-por-glenn-murcutt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.