Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022

Histórias encenadas sobre comunidade e identidade, a arquitetura temporária mostrou que em 2022 não é preciso ser permanente para ser poderosa. Uma instalação pública direta e pop-up pode passar da preparação para a ação, recuperando e definindo o que torna uma comunidade única. Destacando instalações para reconhecer a diversidade linguística em Nova York, uma mesa gigante para celebrar a culinária em Barcelona e uma grande rede em Dubai para representar a cultura local, entre outros, essas iniciativas buscam entender como as expressões locais e regionais podem ajudar as cidades a ser mais igualitárias e diversas.

A globalização conectou o mundo de maneira sem fronteiras. Embora também tenha tornado a informação mais acessível, levou à homogeneidade e à crise de identidade ao fundir sociedades e expressões culturais únicas. Não há como negar as diferenças culturais com o crescimento da globalização. Assim como a arquitetura produz padrões de vida comuns, ela também pode destacar singularidades. 2022 foi o ano de expressar memórias locais a serem reconhecidas e celebradas, colocando comunidade e identidade como temas centrais na arquitetura temporária em festivais, instalações e pavilhões.

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 2 de 32Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 3 de 32Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 4 de 32Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 5 de 32Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Mais Imagens+ 27

Apresentando obras arquitetônicas temporárias de 2022, esses 12 projetos construídos por e para diversas comunidades celebram singularidades que vão de encontro a uma cidade igualitária para todos.

Your Voices | Lincoln Center’s Josie Robertson Plaza NYC

Es Devlin

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 29 de 32
Es Devlin - Your Voices. Imagem © Nikolas Koenig

A escultura cinética 'Your Voices' é formada por 700 cordas brilhantes que representam as 700 línguas faladas atualmente na cidade de Nova York. As cordas são esticadas entre uma série de arcos estruturais, envolvendo os visitantes dentro de uma rede iluminada que gira para o norte, sul, leste e oeste através de uma paisagem sonora multilíngue que entrelaça idiomas extraídos de toda a cidade: do árabe argelino, alsaciano, azeri e ashanti ao zapotec, zarma e zulu.

Al Gargoor | Dubai Design Week 2022

Sara Alrayyes

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 20 de 32
Cortesia de Dubai Design Week

Al Gargoor é uma instalação pública feita de gargoor, ou seja, redes de pesca usadas em sua forma nativa ou com mínimas alterações. A ideia do projeto é desenvolver um espaço útil e criativo por meio do reaproveitamento de materiais como as redes que são objetos representativos da cultura local. Esta instalação visa educar a próxima geração sobre a importância da cultura da pesca, preservando as identidades únicas do Bahrein e dos países vizinhos do Golfo. O projeto também incorpora a tecelagem tradicional de palmeiras (Sa'af) e tecidos naseej, produzidos e trabalhados por bahreins locais.

À Table | Serpentine Pavilion 2022

Lina Ghotmeh

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 4 de 32
© Lina Ghotmeh — Architecture Courtesy

Intitulada À Table, expressão francesa que significa "sentar juntos para comer", sua proposta apresenta uma estrutura esguia de madeira com nove pétalas plissadas sustentadas por nervuras radiais. O projeto foi desenvolvido a partir da pesquisa da tipologia de locais de encontro comunitário, como as cabanas toguna do povo Dogon, no Mali. Dentro do pavilhão, um anel de mesas e bancos convida os visitantes a entrar, sentar e relaxar, comer ou trabalhar juntos. De acordo com a arquiteta, o espaço modesto e a cobertura baixa visam fazer com que as pessoas se sintam próximas à terra.

Catharsis | Burning Man 2022

Arthur Mamou-Mani and the Catharsis Crew

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 12 de 32
Catharsis por: Arthur Mamou-Mani e the Catharsis Crew. Imagem © Arthus Manou Mani

Acolhe todas as artes no espírito de inclusão radical e auto expressão, atuando tanto como um anfiteatro na praia quanto como um museu itinerante para os burners de todo o mundo. Após o evento, ela será remontada em outras cidades. Ao remontar o projeto em outro lugar, o objetivo da instalação é criar uma ponte entre Black Rock City e as comunidades que não podem acessá-la.

Dirty clothes are washed at home | MECCA x NGV Melbourne

Tatiana Bilbao

A instalação é baseada na noção de roupa como símbolo de proteção do corpo e no trabalho associado como ato de autocuidado. A peça central da instalação é uma estrutura em forma de bacia inspirada no 'Lavadero de Huichapan', uma histórica lavanderia comunitária localizada em Huichapan, Hildalgo, no México. A construção do 'lavadero' data do século XVIII, e o objetivo era o acesso à água de nascente natural pela comunidade local. A estrutura comum representa o costume antigo de lavar roupas em espaços públicos e os laços sociais formados entre as comunidades por meio desse ato.

Fungible / Non-Fungible Pavilion | 2022 Tallinn Architecture Biennale

iheartblob

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 25 de 32
Fungible / Non-Fungible Pavilion. Imagem cortesia de iheartblob

O pavilhão propõe uma abordagem descentralizada na qual a comunidade pode se tornar tanto designers quanto investidores para a arte pública, mudando assim o papel do arquiteto de “mestre construtor” para “designer de sistemas”. O projeto do pavilhão utiliza a tecnologia blockchain. Os designers criaram uma ferramenta geradora de NFT, e cada NFT criado por essa ferramenta tem uma réplica física que é integrada ao pavilhão.

Home, 2022 | 2022 Biennale of FRAC in France

Laure Tixier

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 22 de 32
© Martin Argyroglo

Através desta obra, Laure Tixier imagina um gesto de revolta para uma comunidade invisível e impossível: aquelas mulheres trabalhadoras que costuravam e bordavam em casa, dispersas, isoladas e aprisionadas entre o trabalho doméstico e o trabalho por conta distribuído de casa em casa. Ao dar forma ao trabalho negligenciado das mulheres, a abordagem escolhida pela artista é trazê-las para fora de casa e instalá-las em um espaço altamente simbólico da história industrial da cidade de Vierzon, na França.

Popular Theatre" in Plaza San Bartolomé | Concéntrico 2022

Yemail Arquitectura

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 17 de 32
Popular Theatre by Yemail Arquitectura. Imagem © Josema Cutillas

Tanto na escala quanto na expressão, este tablado de madeira tem um caráter lúdico e festivo que evoca celebrações populares próximas e distantes da cultura de Logroño. A instalação encenou histórias que repercutiram nas memórias locais e no que acontece do outro lado do Atlântico – carnavais na América Latina – feiras populares e rituais pagãos. Nesse sentido, a peça adquiriu uma teatralidade presente, mantendo uma aura de mistério apesar de sua estrutura permeável que permitia a passagem do olhar.

One Canada | 8th Edition of Toronto's Winter Stations

Alex Feenstra, Megan Haralovich, Zhengyang Hua, Noah Tran, Haley White & Connor Winrow, Led by Assistant Professor Afshin Ashari, University of Guelph, School of Environmental Design & Rural Development

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 6 de 32
One Canada. Image © Imagem cortesia de Alex Feenstra, Megan Haralovich, Zhengyang Hua, Noah Tran, Haley White & Connor Winrow, Lead by Assistant Professor Afshin Ashari, University of Guelph, School of Environmental Design & Rural Development

A instalação simboliza a ponte entre povos indígenas e não indígenas por meio do encontro. Sob o tema da Resiliência, esta edição encorajou os designers a “celebrar a capacidade das pessoas de resistir e superar tempos desafiadores e sem precedentes”. Foi feita com o apoio dos sete ensinamentos dos Povos Anishinaabe, representados pelos sete anéis da instalação, que são transmitidos de geração em geração e que garantem a sobrevivência de todos os povos indígenas: sabedoria, amor, respeito, coragem, honestidade, humildade e verdade.

Rock | Roll | 2022 Miami Design District Commission

Germane Barnes

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 5 de 32
Rock | Roll / Germane Barnes. Imagem cortesia de Miami Design District

Rock | Roll é uma instalação multifacetada inspirada na vibração do carnaval de Miami que homenageia as comunidades BIPOC que contribuem para a cultura pluriétnica da cidade. A instalação é uma série de cápsulas enormes e caprichosas que balançam para frente e para trás quando os usuários ativam e apresentam cores vibrantes que lembram as fantasias de penas do carnaval e o estilo de vida aquático da cidade. Uma cúpula suspensa e animada com luz e som e uma bola de discoteca gigantesca servem como âncora para uma animada sala comunal.

9° MPavilion | Queen Victoria Garden, Melbourne

all(zone)

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 2 de 32
MPavilion. Imagem © John Gollings

Projetado para celebrar o estar ao ar livre, o pavilhão leve e com texturas apresenta uma cobertura composta por três camadas que exploram o potencial da arquitetura tensionada e de tecidos a cada passo. Projetado pelo estúdio liderado por mulheres All(zone), de Bangkok, o MPavilion será doado pela Fundação Naomi Milgrom ao povo de Victoria e será transferido para uma nova casa permanente onde a comunidade possa se envolver mais.

Urban Kitchen na Plaza Cataluña | Festival de Arquiteturas de Barcelona

MAIO

Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022 - Imagem 26 de 32
Cozinha Urbana / Plaza Cataluña. Imagem © Fabián Dejtiar

Esta é uma cozinha urbana no centro da Plaza de Cataluña que é palco de várias ativações culinárias onde serão apresentados e discutidos novos modelos sobre a relação entre a comida e a cidade, seu impacto climático e sua ligação com a justiça social. Durante a abertura houve a apresentação de Cooking-Sections - uma equipe formada por Daniel Fernández Pascual e Alon Schwabe a qual examina os sistemas que organizam o mundo através da alimentação. Além disso, conta com a participação da Plataforma Aprofitem els Aliments e Comedores Populares de Lima.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano.

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily.

Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Comunidade e identidade: tópicos centrais da arquitetura efêmera em 2022" [Community and Identity: Central Topics in Ephemeral Architecture in 2022] 14 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994335/comunidade-e-identidade-topicos-centrais-da-arquitetura-efemera-em-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.