Casey Dunn

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Como combater inundações através da arquitetura? 9 Soluções práticas

As inundações são um problema significativo para edifícios em todo o mundo, incluindo tesouros arquitetônicos como a Farnsworth House, que foram atormentados pelo problema várias vezes. Em particular, um terço de todo o território continental dos EUA corre o risco de inundar esta primavera, especialmente as planícies do norte, o meio-oeste superior e o extremo sul. Em abril passado, inundações mortais dizimaram partes de Moçambique, Malawi, Zimbábue e Irã, resultando em cerca de 1.000 mortes, e dezenas de milhares de desabrigados. Embora a arquitetura não possa resolver ou até mesmo proteger completamente das inundações mais mortais, é possível - e necessário - tomar várias medidas de proteção que possam mitigar danos e, consequentemente, salvar vidas.

Inundação na Praça de São Marcos, Veneza. Image © Mclein / Shutterstock "Fold & Float" é formado por uma estrutura de aço dobrável leve, projetada especificamente para situações de emergência. Image © So? © Flickr user benjamin73fr Domino Park / James Corner Field Operations. Image © Barrett Doherty + 14

Dicas para aproveitar a água da chuva nos projetos de arquitetura

A quantidade total de água em nosso planeta é, teoricamente, a mesma desde sua formação. É possível que aquele copo de água tomado mais cedo contenha partículas que já correram pelo Rio Ganges, algumas que passaram pelo sistema digestivo de um dinossauro e outras que resfriaram um reator nuclear. Claro, antes de matar a sua sede, ela evaporou e caiu como chuva milhões de vezes. A água pode ser poluída, desrespeitada, mal usada, mas nunca criada ou destruída. Segundo um estudo da UNESCO, estima-se que a Terra contenha cerca de 1386 milhões de quilômetros cúbicos de água. No entanto, 97,5% deste montante são águas salinas e apenas 2,5%, água doce. Desse tanto, a maior parte (68,7%) está na forma de gelo e neve permanente na Antártida, Ártico e em regiões montanhosas. Em seguida, 29,9% existem como águas subterrâneas. Apenas 0,26% da quantidade total de água doce da Terra está disponível nos lagos, reservatórios e bacias hidrográficas, mais facilmente acessíveis para as necessidades econômicas e vitais do mundo. Com o aumento populacional, sobretudo em áreas urbanas, diversos países já apresentam severos problemas a ofertar a quantidade de água potável a suas populações.

Arquitetura residencial texana: herança modernista e paisagens exuberantes

Poucas cidades do mundo têm uma cultura de design tão vibrante como Austin, Texas. Considerada por muitos como um dos melhores lugares para se viver nos Estados Unidos, Austin vem passando por um enorme crescimento ao longo dos últimos anos, impulsionado sobretudo pela indústria da construção civil. Como uma continuidade do legado modernista na região, os projetos de arquitetura contemporânea construídos recentemente no Texas abrangem uma grande variedade de estilos arquitetônicos. Enfatizando materiais locais e um cuidado com os detalhes, os projetos que apresentaremos à seguir exploram volumetrias e formas simples ao mesmo tempo que procuram integrar-se à exuberante paisagem natural, suas montanhas, lagos e florestas.

© Casey Dunn © Casey Dunn © Brian Mihealsick © Casey Dunn + 11

Efeito Borboleta: 4 dicas que permitem que o projeto arquitetônico ajude a combater problemas globais

Em um mundo majoritariamente urbano, que constantemente precisa lidar com questões complexas como geração de resíduos sólidos, desabastecimento de água, desastres naturais, poluição atmosférica, e mesmo com a disseminação de doenças, é impossível ignorar o impacto das atividades humanas no meio ambiente. A mudança climática é dos maiores desafios do nosso tempo e torna-se urgente buscar formas de, ao menos, desacelerar esse processo dramático. Para contribuir efetivamente nisso, nossos hábitos de produção, consumo e construção terão de ser modificados, ou a degradação do meio ambiente e mudanças climáticas continuarão diminuindo a qualidade e a duração de nossa vida e das gerações futuras.

Mesmo parecendo inatingíveis e distantes, as diversas questões de ineficiências e desperdícios estão muito mais próximos do que podemos imaginar e presentes nos edifícios que usamos no cotidiano. Como arquitetos, essa questão é ainda mais amplificada, pois lidamos com decisões projetuais e especificação de materiais diariamente. Em outras palavras, nossas decisões realmente têm um impacto em nível global. Como podemos usar o 'efeito borboleta' para um futuro saudável para o nosso mundo?

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani © Thomas Zaar © Tomasz Zakrzewski © Sebastien Michelini + 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Residência Rio Guadalupe / Low Design Office

© Leonid Furmansky © Casey Dunn © Casey Dunn © Leonid Furmansky + 26

New Braunfels, Estados Unidos
  • Arquitetos: Low Design Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  267
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Don Young Company, Factory Building Store, Jimmy's Cypress, Metalcraft, New Braunfel's Glass , +1

Equipamento para Vinícola Saxum / Clayton & Little

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn Equipamento para Vinícola Saxum  / Clayton & Little + 23

Paso Robles, Estados Unidos
  • Arquitetos: Clayton & Little
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  217
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Bock Lighting, Chaos Group, Cooper Cambria , +4

Wilsonart / STG Design

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn + 18

  • Arquitetos: STG Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2880
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Residência Lakeview / Alterstudio Architecture

© Casey Dunn © Whit Preston © Casey Dunn © Casey Dunn + 25

Austin, Estados Unidos
  • Arquitetos: Alter Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  548
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa Fagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son Lindman AUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis Smith Pombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido + 28

Casa Casey / Side Angle Side

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn + 18

Austin, Estados Unidos
  • Arquitetos: Side Angle Side
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  176
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

30 Esquemas e Detalhes Construtivos para uma Arquitetura Sustentável

A concepção do sustentável na arquitetura é fundamentada a partir do ambiente. Os múltiplos focos que são abordados em projetos a partir do conceito de sustentabilidade permitiram configurar uma diversidade de espaços habitáveis com melhores rendimentos quando comparados com outros tipos de aproximações projetuais.

Os benefícios da incorporação de vegetação - tanto em fachadas como em coberturas - e os estudos em relação ao desenho de conforto térmico e os sistemas construtivos - respeito ao material e sua manufatura - outorgam uma série de questões que permitem considerar o desenho sustentável como um fator determinante na busca de edificações que melhoram as condições de vida e respeitam seu entorno natural.

Veja uma seleção de 30 esquemas e detalhes construtivos de projetos que se destacam por sua abordagem sustentável.

Residência Constant Springs / Alterstudio Architecture

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn © Leonid Furmansky + 18

Austin, Estados Unidos

Residência Sugar Shack / Alterstudio Architecture

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn + 18

Austin, Estados Unidos

AIA elege os vencedores do Honor Awards 2019 de Arquitetura

Confluence Park. Imagem © Casey Dunn
Confluence Park. Imagem © Casey Dunn

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) selecionou nove projetos para o seu Institute Honor Awards, o maior reconhecimento da profissão nos EUA. A premiação celebra as melhores obras de arquitetura contemporânea e destaca as muitas maneiras pelas quais edifícios e espaços podem melhorar vidas. O júri de cinco membros da AIA seleciona inscrições que demonstram o sucesso do projeto, incluindo um senso de lugar e propósito, ecologia, sustentabilidade ambiental e história.

Museu TIRPITZ. Imagem © Rasmus Hjortshoj Casa Casey. Imagem © doublespace photography Fábrica Inteligente. Imagem © Simon Menges, Berlim Confluence Park. Imagem © Casey Dunn + 18

Rancho Clear Rock / Lemmo Architecture and Design

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn + 20

Casa do Relógio de Sol / Specht Architects

© Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn © Casey Dunn + 25

Santa Fe, Estados Unidos

Residência South 5th Street / Alterstudio Architecture

© Casey Dunn
© Casey Dunn

© Casey Dunn Cortesia de Alterstudio Architecture © Casey Dunn © Casey Dunn + 27

Austin, Estados Unidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  277 277,78m²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017