Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design

É um equívoco comum que os beliches sejam usados exclusivamente para quartos de crianças e adolescentes. Embora os beliches sejam uma ótima solução para crianças, o aspecto prático dos beliches, que oferece amplo espaço para dormir e economiza espaço no chão, os torna excelentes para uma variedade de finalidades e aplicações. Com o aumento da densidade e a parcela da população vivendo em grandes centros urbanos fazendo uso de espaços cada vez menores, observou-se um impulso para a modularidade na arquitetura de interiores. Por esse motivo, beliches e áreas de dormir suspensas têm se tornado uma ótima solução para maximizar a metragem quadrada.

Além de tornar a hora de dormir mais divertida, um beliche ou cama alta permite a utilização do mesmo espaço duas vezes, o que é uma característica muito importante para espaços compactos. Um beliche inferior também pode ser usado como sofá-cama, ou talvez o espaço embaixo de uma cama alta possa ser usado como espaço de armazenamento, uma escrivaninha ou como espaço para outros móveis. As unidades de dormir em beliche e loft também podem ser integradas à arquitetura de um espaço de várias maneiras.

Os cinco exemplos a seguir mostram como os beliches integrados e as unidades de cama alta podem ser elegantes, bem projetados e práticos.

Tungestølen Hiking Cabin / Snøhetta

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 3 de 16
Tungestølen Hiking Cabin / Snøhetta. Image © Jan M Lillebø

Situado em Luster - na parte ocidental da Noruega - em um pequeno planalto com vista para a bela geleira Jostedalen, Tungestølen compreende uma constelação de cabines turísticas pentagonais projetadas por Snøhetta para Luster Turlag, uma filial local da Associação Nacional de Trekking da Noruega.

A constelação de nove robustas cabines pentagonais e oblíquas, feitas com molduras de madeira colada, cobertas por folhas de CLT e revestidas com minério de pinho, são capazes de resistir às duras condições climáticas tanto no verão como no inverno.

No seu ponto mais alto, o teto mede 4,6 metros, criando um espaço amplo com vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante. A integração de beliches nos dormitórios das cabines cria espaço suficiente para acomodar até 50 visitantes nas 9 cabines. O pé-direito alto permite que dois andares de espaço para dormir sejam confortavelmente construídos na parede externa como uma extrusão feita do mesmo minério de pinheiro que compõe o revestimento interno da cabine.

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 4 de 16
Tungestølen Hiking Cabin / Snøhetta. Image © Jan M Lillebø
Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 5 de 16
Tungestølen Hiking Cabin / Snøhetta. Image © Jan M Lillebø
Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 6 de 16
Tungestølen Hiking Cabin / Snøhetta. Image © Jan M Lillebø

Dicas

  • Enquanto as unidades de beliche tradicionais normalmente têm uma grade de proteção, Snøhetta usa estratégias como redes e elementos laterais elevados para manter os beliches integrados seguros para dormir.
  • Usar o mesmo material para os beliches que o revestimento da parede garante a solidez das unidades de dormir, ao mesmo tempo que cria uma unidade visual em todo o espaço - de modo que os beliches parecem ser uma parte intencional do design.

Guadalupe River House / Low Design Office

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 14 de 16
Guadalupe River House / Low Design Office. Image © Casey Dunn

Um dos destinos mais populares no Texas para rafting e tubing, o Rio Guadalupe - uma paisagem aquática serpenteante que entrelaça propriedades de férias com uma experiência de parque flutuante - forma o pano de fundo para este projeto da Low Design Office.

A casa intergeracional é uma residência composta consolidada em duas formas retangulares - girada em resposta às vistas do rio e às árvores antigas. Esta rotação ativa os espaços de estar e as varandas nichadas por meio da interação entre as áreas comuns e as suítes privativas.

Atendendo às gerações mais velhas e mais novas, a casa oferece três beliches na área infantil que se integram diretamente no quadro estrutural da divisão. Acessíveis por uma escada construída com tubos de meta, os beliches com estrutura de madeira criam um espaço sólido e bem equipado para dormir e brincar. Embora a área seja compartilhada, cada beliche mantém uma sensação de privacidade.

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 9 de 16
Guadalupe River House / Low Design Office. Image © Casey Dunn

Dicas

  • Usar materiais atemporais que refletem a casa é um bom lugar para começar ao projetar um espaço adequado para crianças que seja seguro e divertido sem parecer infantil.
  • Enquanto os beliches na Guadalupe River House são em sua maioria fechados, as aberturas em formato geométrico servem como uma característica lúdica que também os torna menos cavernosos.

Villa Tonden / HofmanDujardin

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 8 de 16
Villa Tonden / HofmanDujardin. Image © Matthijs van Roon
Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 10 de 16
Villa Tonden / HofmanDujardin. Image © Matthijs van Roon

Esta casa revestida de madeira no deserto holandês, projetada por HofmanDujardin, está equipada com todas as comodidades necessárias para que os residentes possam desfrutar de um momento descontraído com a família e amigos. Todos os quartos da casa oferecem uma vista deslumbrante da paisagem natural circundante.

Villa Tonden é composta por três volumes arquetípicos em forma de casa. Enquanto os volumes individuais resultam em espaços interiores únicos com qualidades específicas, o uso de portas de correr fortalece as conexões internas perfeitas entre eles.

O quarto das crianças possui quatro beliches embutidos, que proporcionam um local aterrado para se sentir seguro no ambiente natural. Localizados em frente a uma grande janela, eles têm vista para o bosque e permitem que as crianças vejam os pássaros e veados de suas camas.

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 2 de 16
Villa Tonden / HofmanDujardin. Image © Matthijs van Roon

Dicas

  • Os beliches da villa Tonden aparecem como aberturas na parede. Uma unidade de beliche completamente fechada pode oferecer uma sensação de segurança e estabilidade, sem o uso de proteções ou grades.
  • Colocar beliches integrados estrategicamente para que fiquem voltados para uma vista (em vez de voltados para uma parede) pode ser uma ótima maneira de minimizar a claustrofobia em unidades fechadas e criar um espaço de dormir agradável.

Yim Huai Khwang Hostel / Supermachine Studio

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 12 de 16
Yim Huai Khwang Hostel / Supermachine Studio. Image © Wison Tungthunya

Yim Huai Khwang, em homenagem ao movimentado bairro de Bangkok, onde o albergue está situado, era anteriormente um escritório de vendas de um condomínio. Um jovem casal comprou o prédio, na esperança de deixar seus empregos das 9 às 5 e começar seu próprio negócio - uma pequena rede de albergues para viajantes de todas as idades.

Projetado por Supermachine Studio, o albergue é uma combinação emocionante de diferentes cores e materiais. Enquanto os corredores e áreas de recepção estão explodindo com cores e texturas, os 16 quartos do albergue são mantidos simples usando cores brancas e madeira natural para fazer os quartos compactos parecerem espaçosos.

Na área de dormir compartilhada, 6 beliches estão dispostos em unidades semelhantes a cápsulas para adicionar um pouco mais de privacidade. Embora completamente fechada, cada unidade pessoal espaçosa está equipada com uma luz de leitura e outras comodidades pessoais.

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 11 de 16
Yim Huai Khwang Hostel / Supermachine Studio. Image © Wison Tungthunya
Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 16 de 16
Yim Huai Khwang Hostel / Supermachine Studio. Image © Wison Tungthunya

Dicas

  • Adicionar iluminação a unidades individuais é uma consideração prática que faz com que o beliche fechado pareça mais um quarto real do que simplesmente uma cama.
  • Colocar uma abertura na parte inferior de uma cama totalmente fechada, em vez de na lateral, é mais seguro e elimina a preocupação com a queda de níveis mais altos.

La Cornette / YH2 Architecture

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 15 de 16
La Cornette / YH2 Architecture. Image © Loukas Yiacouvakis

Construída na encosta de uma pequena colina na zona rural de Quebec, La Cornette está aberta à paisagem pastoral que a rodeia. Esta casa para festas e feriados, pensada para duas famílias, está inserida num terreno naturalmente acidentado de forma a colocar cada nível em contato direto com o ambiente natural envolvente. Ele oferece um local de descanso para todos os hóspedes sob sua grande empena em uma série de quartos e áreas de dormir incomuns.

É um playground para arquitetos, crianças e adultos, uma colônia de férias perdida no campo.

Os espaços para dormir consistem em três camas adjacentes de parede a parede, além de cabines suspensas que flutuam no meio da paisagem. Ao contrário das unidades de cabines típicas, que são divididas e localizadas separadamente, as camas e as cabines são dispostas em uma configuração única.

Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 7 de 16
La Cornette / YH2 Architecture. Image © Loukas Yiacouvakis
Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design - Imagem 13 de 16
La Cornette / YH2 Architecture. Image © Loukas Yiacouvakis

Dicas

  • Embora formações ao ar livre como esta ofereçam menos privacidade, elas também podem fornecer o conforto absoluto de dormir em uma cama tradicional.
  • Brincar com a geometria e a disposição dos beliches pode criar muita empolgação visual dentro de uma sala.

Encontre mais exemplos interessantes nesta pasta.

Sobre este autor
Cita: Bartolini, Olivia. "Beliches integrados à arquitetura: dicas de materiais e design" [Architecturally Integrated Bunk Beds: Material and Design Tips] 03 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968651/beliches-integrados-a-arquitetura-dicas-de-materiais-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.