Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais

A arquitetura dos tribunais é geralmente representada por projetos cívicos e monumentais. Projetos que fazem uso de uma linguagem contemporânea, superam as representações tradicionais e exploram novas abordagens da forma. De maneira geral, tribunais são tidos como grandes marcos nas cidades e refletem alguns valores fundamentais da sociedade; funcionam, também, como pontos de encontro comunitário.

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 2 de 10Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 3 de 10Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 4 de 10Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 5 de 10Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Mais Imagens+ 5

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 9 de 10
© Scott Frances

Os projetos a seguir têm usos híbridos e fachadas inovadoras dentro da tipologia do tribunal. Eles materializam através de seu design os valores dos governos e dos municípios aos quais pertencem. Esses projetos também se conectam com seus contextos através do aproveitamento das condições ambientais locais e da consideração da comunidade a que servem. Representam, sobretudo, conexões físicas e programáticas com a sociedade.

International Criminal Court in The Hague / SHL Architects

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 6 de 10
© Adam Mørk

Ao projetar a ampliação do Tribunal Penal Internacional, o ponto de partida foi transmitir confiança, esperança e – mais importante – fé na justiça e na equidade. A equipe queria que o edifício mostrasse a coragem de ser um embaixador da credibilidade do TPI. Ao projetar um edifício compacto e de pequena dimensão, a paisagem é devolvida à cidade para que os espaços abertos, o céu e o horizonte se tornem parte integrante da composição arquitetônica.

Palácio de Justiça John M. Roll / Ehrlich Architects

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 3 de 10
© Lawrence Anderson, ESTO

Os objetivos deste projeto foram: segurança; processamento seguro dos acusados de imigração em massa; atualização do tribunal americano tradicional; a criação de um espaço comum ao ar livre, coerente com a malha urbana da cidade de Yuma; um alto rendimento e sustentabilidade a baixo custo; e a excelência no projeto dentro das rigorosas ordens de segurança. O grande gesto de projeto do Palácio de justiça é sua cobertura de painéis de energia fotovoltaica, sustentada por uma série de colunas de aço, que dá sombra para a praça de acesso.

Corte Regional e Tribunal Industrial de Montmorency / Dominique Coulon & Associés

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 5 de 10
© David Romero-Uzeda

O grande tema deste projeto é justiça acessível. Isto é um edifício público sem ostentações dentro do tecido urbano. Nós optamos por uma arquitetura externa modesta e elegante, com fachadas em tijolos, um material atemporal que se torna mais atraente com passar do tempo. Esta escolha também permite que o edifício se misture com o seu entorno imediato. O tratamento da entrada, trabalhada como uma cavidade lateral na fachada principal, constitui uma quebra na composição simétrica tradicional de edifícios de tribunais. Do lado externo, esta entrada - em um único pavimento - é de uma escala modesta.

United States Courthouse / Mack Scogin Merrill Elam Architects

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 4 de 10
© Casey Dunn

O Tribunal é uma estrutura de sete andares e 23 500 metros quadrados projetada para abrigar um tribunal de procedimentos especiais, quatro tribunais distritais, quatro tribunais de magistrados, montagem de júri e instalações comuns. O judiciário de Austin estabeleceu os critérios para a mais evidente característica do tribunal: a introdução de luz natural e vistas para o exterior a partir dos tribunais, salas de deliberação do júri, salas de conferência de advogados/testemunhas e todos os outros espaços públicos.

United States Courthouse, Salt Lake City / Thomas Phifer and Partners

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 10 de 10
© Scott Frances

O projeto do novo Tribunal dos Estados Unidos em Salt Lake City parte de nossa busca por uma forma que seja forte, icônica, transparente e metaforicamente igualitária como símbolo do sistema judiciário americano. A massa cúbica resultante do novo tribunal, remetendo aos montes do sul de Utah, projeta dignidade, ordem absoluta e faces iguais para todos os lados. O tribunal de 37 mil metros quadrados e 10 andares fica em uma praça que ocupa um quarteirão inteiro.

Palácio da Justiça / Mecanoo + AYESA

Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais - Imagem 2 de 10
© Fernando Alda

O novo Palácio da Justiça de Córdoba está localizado em Arroyo del Moro, que é caracteristicamente dominado por blocos habitacionais anônimos, produtos do rápido desenvolvimento urbano das cidades espanholas do século XXI. Os blocos que caracterizam o tecido urbano da região não foram capazes de gerar espaço público ou oferecer algo novo para a cidade, mas coletivamente formam uma identidade urbana compacta e coerente. A adição de uma instituição à área cria a oportunidade de melhorar o domínio público e acrescentar uma qualidade cívica a esse bairro relativamente novo.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projetando para a lei: repensando a arquitetura dos tribunais" [Designing for the Law: Rethinking Courthouse Architecture] 26 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976287/projetando-para-a-lei-repensando-a-arquitetura-dos-tribunais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.