Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas

Embora Dallas não seja a cidade mais famosa ou conhecida do Texas, ela tem se estabelecido como um ponto de referência no mapa da arquitetura contemporânea. Muito disso se deve ao fato de sua altíssima concentração de estruturas arquitetônicas projetadas pelas mãos dos mais importantes e afamados arquitetos e escritórios de arquitetura do mundo. Como uma das cidade com maior concentração de estruturas arquiteturas icônicas por quilômetro quadrado dos Estados Unidos e do mundo, Dallas é habitada por projetos desenvolvidos por nada mais nada menos que seis arquitetos vencedores do Prêmio Pritzker. Da Ópera de Norman Foster ao Museu da Natureza e Ciência de Thom Mayne, esses são alguns dos projetos mais emblemáticos que fazem de Dallas, a capital texana da arquitetura contemporânea.

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 2 de 11Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 3 de 11Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 4 de 11Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 5 de 11Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Mais Imagens+ 6

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 9 de 11
© Iwan Baan

Além de seu famoso Distrito das Artes, Dallas conta ainda com inúmeros projetos recentes de arquitetura que procuram explorar novas possibilidades no âmbito cívico. Recheada de projetos exuberantes, a cidade de Dallas é como uma mina de ouro da arquitetura do século XXI. Inserida na maior área metropolitana do interior do país, a cidade de Dallas se funde com sua irmã Fort Worth para juntas, construirem um patrimônio arquitetônico que conta ainda com obras de Frank Lloyd Wright, Louis Kahn e Eero Saarinen.

Observando mais de perto a nova cara da arquitetura contemporânea de Dallas, os projetos apresentados a seguir exploram os limites entre os espaços públicos e privados em uma das mais modernas metrópoles do país. Projetadas e construídas pelas firmas mais importantes e reconhecidas de arquitetura do planeta, esta vasta coleção de obras de arquitetura define a cara e o espirito desta cidade e seus habitantes.

Museu do Holocausto e dos Direitos Humanos de Dallas / OMNIPLAN

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 2 de 11
© Jason O’Rear

Embora nenhum edifício seja capaz de representar as injustiças desumanas que ocorreram durante o Holocausto, sem dúvida a arquitetura pode ser uma forma de expressar as repercussões, experiências humanas e as realidades que este evento causou, além de influenciar e gerar mudanças na sociedade de uma maneira significativa. A arquitetura usada como um meio de educação, conscientização, reflexão e transformação.

Jardim Infantil e Centro Educacional Dallas Arboretum / Dattner Architects

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 5 de 11
© Casey Dunn

A paisagem e as instalações inusitadas do Jardim Botânico de Dallas Arboretum oferecem uma ampla gama de programas educacionais e culturais voltados para todas as idades, um projeto que contribui significativamente para uma melhor qualidade de vida dos moradores da cidade de Dallas. Ainda em sua primeira fase de expansão, o novo Jardim Infantil foi concebido para ampliar a estrutura do Arboretum, criando uma nova porta de entrada ao complexo e reativando uma antiga parte esquecida do centro de Dallas.

Winspear Opera House / Foster + Partners

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 6 de 11
Cortesia de Foster + Partners

A nova casa da Winspear Opera House de Dallas é um projeto que busca redefinir a essência de um edifício de ópera no século XXI. Rompendo com as mais pragmáticas características desta tipologia histórica na arquitetura, o projeto desenvolvido pela Foster+Partners procura transformar a ópera em um espaço mais acessível para um público mais amplo. Como resposta direta às condições climáticas da cidade de Dallas, os arquitetos propuseram um edifício caracterizado por seus amplos beirais e uma fachada de vidro sombreada de 18 metros de altura. Desta forma, a nova casa da Winspear Opera House parece fundir-se com o exterior, estabelecendo uma relação direta entre o edifício e a cidade.

Teatro Dee & Charles Wyly / REX + OMA

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 3 de 11
© Iwan Baan

O Dallas Theatre Center (DTC) não é apenas conhecido pelo belo trabalho que desempenha há anos, mas também pela natureza provisória de sua casa que por anos moldou o caráter das práticas que ali eram realizadas. O novo projeto do DTC, por outro lado, foi instalado no Arts District Theatre de Dallas e é composto por um galpão de estrutura multifuncional. A partir de uma interpretação do passado, a nova estrutura proporcionou uma maior liberdade às companhias de teatro porém, sem abrir mão da essência característica do antigo espaço provisório do DTC—justamente aquilo que o fez, e ainda o faz, tão especial.

Pavilhão de Teste Charlotte & Donald / Buchanan Architecture

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 11 de 11
© Charles Davis Smith

O Pavilhão de Teste Charlotte & Donald é um espaço multifuncional com 343 metros quadrados localizado na área chamada “A Tasteful Place” no Arboretum and Botanical Society de Dallas. A instalação tem vista para um jardim de 3,5 acres repleto de frutas, legumes, ervas e flores. Uma cozinha de demonstração no pavilhão abriga aulas de culinária, demonstrações, programas educacionais e eventos especiais para adultos e crianças.

Ponte Margaret Hunt Hill / Santiago Calatrava

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 4 de 11
© Alan Karchmer

A Ponte Margaret Hunt Hill é um elemento fundamental do projeto de revitalização urbana da cidade de Dallas, além de ser a primeira ponte para veículos construída por Calatrava nos Estados Unidos. Conceitualmente falando, o projeto foi concebido para reconectar as duas margens do rio que corta o centro da cidade de Dallas através de uma série de estruturas escultóricas e espaços públicos adjacentes. Para se ter uma ideia da dimensão do projeto para a cidade, a Ponte Margaret Hunt Hill é considerada o Central Park da cidade de Dallas.

Museu Perot da Natureza e da Ciência / Morphosis Architects

Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas - Imagem 7 de 11
© Iwan Baan

Museus, armaduras para a experiência social coletiva e expressão cultural, apresentam novas formas de interpretar o mundo. Eles contêm conhecimento, preservam as informações e transmitem ideias, que estimulam a curiosidade, sensibilizam e criam oportunidades para a troca. Como instrumentos de educação e mudança social, os museus têm o potencial para moldar a nossa compreensão de nós mesmos e do mundo em que vivemos.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Ícones da arquitetura de Dallas: a nova paisagem cívica do Texas" [​Civic Works: Iconic Dallas Landmarks Rethinking Design in Texas] 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954957/icones-da-arquitetura-de-dallas-a-nova-paisagem-civica-do-texas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.