Bahaa Ghoussainy

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Rafael Moneo recebe o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2021 pelo conjunto de sua obra

O Leão de Ouro por conjunto de obra da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura de La Biennale di Venezia foi concedido ao arquiteto, educador, crítico e teórico espanhol Rafael Moneo. Selecionado pela Diretoria da Biennale di Venezia, por recomendação do Curador da Biennale Architettura 2021, Hashim Sarkis, o reconhecimento será concedido ao arquiteto no sábado, 22 de maio de 2021, juntamente com o Leão de Ouro Especial concedido para Lina Bo Bardi.

National Museum of Roman Art. Image © Flickr user James GordonColumbia University Northwest Corner Building. Image. Image © Michael Moran StudioCathedral of Our Lady of the Angels, Los Angeles.. Image © Flickr user cwsteeds. Licensed under CC BY-NC-ND 2.0Beirut Souks. Image © Bahaa Ghoussainy+ 8

Corbusierhaus pelas lentes de Bahaa Ghoussainy

Em resposta à crise imobiliária na Europa após a Segunda Guerra Mundial, Le Corbusier começou a projetar estruturas residenciais em grande escala. Um de seus projetos de habitação comunitária mais notáveis foi a Unidade de Habitação em Berlim, também conhecido como Corbusierhaus, concluído em 1959.

Explorando a composição particular do edifício, o fotógrafo de arquitetura Bahaa Ghoussainy colocou a unidade habitacional de Le Corbusier na mira de suas lentes.

Edifício Lote #1282 / Bernard Khoury / DW5

© Bahaa Ghoussainy
© Bahaa Ghoussainy

© Bahaa Ghoussainy© Ieva Saudargaite© Bahaa Ghoussainy© Ieva Saudargaite+ 43

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Bloco de apartamentos da Interbau, de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Bahaa Ghoussainy

Para a Feira Internacional dos Construtores de 1957, que ocorreu em Berlim, Oscar Niemeyer projetou o bloco de apartamentos da Interbau, um edifício modernista apoiado sobre uma série de pilares em forma de V. Apresentando as típicas janelas em fita da arquitetura da época, a fachada é interrompida por duas passarelas que conectam o bloco à torre de circulação vertical.

O fotógrafo de arquitetura libanês Bahaa Ghoussainy explorou o edifício em sua mais recente série de fotografias, destacando a relação entre a uniformidade do bloco e a natureza dinâmica da geometria dos apoios. Veja, a seguir:

© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy+ 16

Filarmônica de Berlim, pelas lentes de Bahaa Ghoussainy

A Filarmônica de Berlim de Hans Scharoun é um dos edifícios mais importantes construídos durante o século XX na capital alemã. A estrutura de estilo expressionista, com sua fachada em cores vivas, é a primeira desse tipo projetada pelo renomado arquiteto alemão, além de ser seu edifício mais famoso. O projeto de Scharoun interpreta ritmo e música como arquitetura, tanto conceitual como fisicamente.

O fotógrafo de arquitetura Bahaa Ghoussainy explora a arquitetura única de Scharoun destacando a dramática geometria angular da sala de concertos, a vibrante fachada em tons de amarelo e o singular jogo de linhas e formas.

© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy+ 19

Out-to-Out House / L.E.FT Architects

© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy+ 43

Faqra, Líbano
  • Arquitetos: L.E.Ft Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arclinea, Carl Stahl, Delta Light, EDRA, RGM, +1

Instituto Issam Fares de Zaha Hadid, pelas lentes de Bahaa Ghoussainy

© Bahaa Ghoussainy
© Bahaa Ghoussainy

Com sua volumetria monumental, diagonais marcantes e passarelas elevadas, o edifício do Instituto Issam Fares na American University of Beirut, projetado por Zaha Hadid Architects, enfatiza o movimento e evoca a velocidade da vida contemporânea. Iniciado em 2006 e concluído em 2014, o premiado edifício de concreto e vidro da Hadid apresenta um ousado balanço que se projeta 21 metros para frente da fachada, criando um espaço coberto. As passarelas elevadas cruzam os galhos de enormes árvores de mais de um século de idade.

© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy+ 23

Souks de Beirute de Rafael Moneo, pelas lentes de Bahaa Ghoussainy

Quando o arquiteto espanhol Rafael Moneo ganhou o Prêmio Pritzker em 1996, o júri identificou sua capacidade de ver os edifícios como entidades construídas de forma duradoura - suas vidas se estendendo além dos desenhos arquitetônicos - como parte integrante de seu sucesso. O South Souks, projeto de Moneo de 2009 em Beirute, no Líbano, responde uma longa história e antecipa um futuro duradouro. Depois que o souk histórico da cidade foi destruído durante a Guerra Civil Libanesa, a área comercial da cidade começou a ser reconstruída em 1991. Como parte do projeto, Moneo projetou um distrito comercial em arcadas que segue a antiga malha helenística e mantém os nomes originais das ruas.

© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy© Bahaa Ghoussainy+ 26