Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 2 de 39Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 3 de 39Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 4 de 39Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 5 de 39Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 34

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 27 de 39
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício do Instituto Issam Fares de Políticas Públicas e Assuntos Internacionais (IFI) de Zaha Hadid Architects (ZHA) na Universidade Americana de Beirut (AUB) continua a execução do master plan do Campus UAB por Sasaki Associates 2002 (em colaboração com Macha e Silvetti , MGTofAmerica e Dar al-Handasa, Shair and Partners), para avançar na missão acadêmica da universidade no século XXI com as instalações dos mais altos padrões internacionais.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 19 de 39
© Hufton+Crow

A IFI foi criada como um espaço neutro, dinâmico, civil e aberto onde as pessoas que representam todos os pontos de vista da sociedade podem discutir temas importantes, ancorados em um compromisso de longa data com a compreensão mútua e a pesquisa de alta qualidade. O instituto tem como objetivo potencializar e desenvolver a pesquisa do mundo árabe para melhorar e ampliar o debate de política e as relações internacionais no público. Atualmente, trabalha-se em vários programas que abordam temas da região, incluindo a crise dos refugiados, a mudança climática, a segurança alimentícia, a juventude, a justiça social, o desenvolvimento, o urbanismo e a ONU no mundo árabe.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 4 de 39
© Luke Hayes

Ao relocar a enfermaria, situando-o mais próxima do novo hospital universitário, apresentou-se a oportunidade de construir o instituto no local restringido com uma inclinação de 7 metros de altura entre sul e norte. O já existente campus AUB combina edifícios de estrutura de concreto do século XX com estilos modernistas em diferentes acabamentos e tratamentos.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 20 de 39
© Hufton+Crow

Em 2006, o júri do concurso selecionou a proposta de ZHA para construir o novo instituto. O desenho reduz significativamente a pegada ecológica do edifício por deixar 'flutuando' grande parte das instalações da IFI encima do pátio de entrada para preservar a paisagem existente integral do master plan de 2002, gerando um novo espaço público para o campus, estabelecendo vínculos com a Universidade no campus leste e o Mar Mediterrâneo ao norte.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 29 de 39
Planta Baixa - primeiro pavimento

O edifício de 3.000 m2 do instituto Isaam Fares, se define pelas muitas rotas e conexões dentro da UAb ao tecer vias e pontos de vista dentro da escola para criar um espaço para o intercambio de ideias - um centro de interação e diálogo - no coração da universidade.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 17 de 39
© Hufton+Crow

O desenho da IFI introduz novos vínculos entre a área elíptica central com a parte arborizada do campus leste e do mar. As árvores existentes (com idades compreendidas entre 120 e 180 anos) são parte integral do desenho. O edifício surge da geometria da intersecção de rotas como uma série de plataformas de intertravamento e espaços para a pesquisa, participação e o discurso. 

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 11 de 39
© Hufton+Crow

O instituto convida a comunidade a ingressar no interior através da múltiplas conexões e caminhos que convergem em seu pátio de entrada de pé-direito duplo. Este novo espaço cívico para a universidade é um terraço coberto ao ar livre e a extensão da área de sombra sob as árvores existentes - um lugar para encontros causais e discussão formal - localizado no anexo das vias que atravessa o local.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 26 de 39
© Hufton+Crow

A rampa conduz entre as árvores para conectar as salas de pesquisa no segundo pavimento diretamente com o campus, enquanto se ascende a primeira sala de seminários e escritórios entre o espaço ao leste e o pátio público oeste. Estas rotas cumprem-se dentro da IFI para descrever o salão do átrio; cria-se o Instituto como um cruzamento de caminhos - um eixo central para os estudantes, professores, pesquisadores e visitantes.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 36 de 39
Corte 1

A sala de leitura da IFI, os ateliês de conferências e as salas de pesquisa "flutuam" sobre o pátio exterior. O auditório de 100 lugares está no nível mais baixo com seu próprio acesso ao norte, o que permite que o instituto possa acolher conferências e apresentações de maior proporção sem interromper os estudantes, bolsistas e pesquisadores que trabalham em todo o edifício. As divisórias de vidro pigmentado permitem a comunicação e interação.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 24 de 39
© Hufton+Crow

O edifício aproveita ao máximo a tradição da região e a experiência de trabalhar com concreto in-loco. As medidas de desenho passivos, os sistemas ativos de alto rendimento e as tecnologias de reutilização de água minimizam o impacto do edifício sobre o meio ambiente local e amplo.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 22 de 39
© Hufton+Crow

O desenho da IFI baseia-se na missão da instituição como uma catalizadora e conectora entre a UAB, a pesquisa e a comunidade global. As rotas, opiniões e conexões dentro do campus convergem para definir a IFI como uma intersecção de três dimensões; um espaço para que os estudantes, bolsistas e visitantes possam se reunir e colaborar com os demais e com o mundo.

Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects - Imagem 5 de 39
© Hufton+Crow
  • Desenho: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
  • Arquiteto Zha: Saleem A. Jalil
  • Equipe De Projeto Zha: Christos Passas, Saleem A. Jalil, Graham Modlen, Human Talebi, Brandon Buck, Miya Ushida
  • Equipe Do Concurso Zha: Saleem A. Jalil, Rokhsana Rakhshani, Teakjin Kim, Ben Holland, Charbel Chagoury, Anas Younes, Fulvio Wirtz, Mariagrazia Lanza, Renata Dantas.
  • Arquiteto Local: Rafik El Khoury & Partners (Hazar Mansour, Roger Skaff)
  • Engenharia Estrutural: Rafik El Khoury & Partners (Rafik El Khoury, Georges Sfeir, Maya Charry, Guy Ghosn, Roger Skaff)
  • Engenharia Mecânica: ZEF London (DD stage) / Rabih. Rafik El Khoury & Partners (Issam Mourrad)
  • Engenharia Elétrica: Rafik El Khoury & Partners (Karim Nammar)
  • Consultoria Acústica: Rafik El Khoury & Partners (Wassim Sader)
  • Administração: Rafik El Khoury & Partners (Roger Skaff, Zeina Bou Mikhael)
  • Contractor: Kettaneh Construction s.a.r.l.;Project Director: Bahzad Choubassi; Site Manager: Elie Awaad; Project Coordinator: Sabine Choubassi, Assem Soubra; Mechanical Coordinator: Georges Saade; MEP Subcontractor: CLIMTECH; Structural Engineers [Post-Tension]: Darweesh Haddad
  • Cidade: Hamra
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bliss, Líbano

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Issam Fares – Universidade Americana de Beirut / Zaha Hadid Architects" [Issam Fares Institute – American University of Beirut / Zaha Hadid Architects] 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783704/instituto-issam-fares-nil-universidade-americana-de-beirut-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.