O escritório Foster + Partners divulgou o projeto para um novo empreendimento de uso misto no centro de Londres. O edifício está localizado na Queensway, em frente à famosa loja de departamentos Whitley, que também está sendo requalificada pela Foster + Partners como parte de um projeto de renovação urbana. Chamado de The William, em homenagem a William Whiteley, o fundador homônimo dos famosos Whiteleys, o projeto inclui seis pavimentos de escritórios, lojas e 32 unidades residenciais, 11 das quais terão preços acessíveis.
No mundo da arquitetura, as práticas não estabelecidas são muitas vezes negligenciadas mas, ao desafiar os dogmas tradicionais da indústria, podem ter um impacto significativo no ambiente construído. O Young European Architecture Festival (YEAH!) explora o trabalho desses futuros escritórios de arquitetura, observando como compartilham ideias, visões e experiências no velho continente. O evento é dividido em duas seções: "Habitats", explorando ideias de domesticidade e tipologia residencial, e "Híbridos", iniciativas que estão repensando os sistemas tradicionais de planeamento da cidade.
A seguir, uma seleção de projetos de práticas arquitetônicas emergentes selecionadas pela YEAH! para a categoria "Híbridos". Muitas dessas iniciativas estão desafiando as ideias de espaço público mas, ao fazê-lo, também lançam luz sobre as estruturas sociais mais amplas que estão em jogo nesses espaços. A seleção inclui espaços comunitários, escolas, centros de transporte e até projetos iniciados pelos próprios arquitetos, que perceberam deficiências em seu ambiente e estão trabalhando não apenas para corrigi-las, mas para aumentar sua presença e capacitar a comunidade local por meio delas.
Fabricantes: Apollo Steel, Dirk India Pvt Ltd, Essco by Jaquar Group, Infinity French Doors, Jaquar, +6Johnson Lifts, Kitec, Legrand, Mangalore, Polycab, Prism Johnson Limited-6
O design para montagem (DFA, design for assembly) não é novo. A cadeira No. 14 de 1859 da Thonet, quando desmontada, podia ser enviada em lotes de 36 cadeiras por caixa de 40 polegadas quadradas.
Essas economias de custo vinculadas ao DFA ainda são valiosas. E como ajudou a revolucionar o transporte marítimo na era industrial, agora carrega prestígio como uma poderosa ferramenta de redução de carbono. Na verdade, o DFA é atualmente a característica distintiva de pelo menos seis lançamentos de produtos de alta visibilidade entre os fabricantes de móveis comerciais apenas no ano passado.
Acompanhe a 15ª edição do World Architecture Festival através da cobertura ao vivo do ArchDaily. Como o maior programa de prêmios de arquitetura do mundo, o WAF reúne mais de dois mil arquitetos e designers em Lisboa para três dias de conferências, premiações e outros eventos. Sintonize nossas transmissões ao vivo no Facebook para acompanhar algumas das palestras.
Em 3 de novembro de 2022, o Instituto Indiano de Administração de Ahmedabad (IIMA) anunciou a decisão de encerrar as obras de restauração de parte do campus projetado por Louis Kahn com os arquitetos indianos Balkrishna V. Doshi e Anant Raje em 1962. A decisão afeta os blocos do corpo docente, o complexo de salas de aula e os dormitórios, exceto o dormitório D15. De acordo com o comunicado, a instituição pretende substituir alguns dos edifícios, uma vez que o complexo “enfrenta danos estruturais, deterioração e se tornou inabitável, representando uma preocupação de segurança para os residentes do campus”. Isso significa uma mudança na decisão de cancelar os primeiros planos de demolição após protestos, anunciada em janeiro de 2021.
A Conferência das Partes das Nações Unidas de 2022, também conhecida como COP27, foi realizada entre 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, no Egito. A conferência contou com mais de 90 chefes de estado e cerca de 35.000 representantes, ou delegados, de 190 países. Essas conferências têm como objetivo encorajar e orientar os países a tomarem medidas efetivas contra as mudanças climáticas. Embora abordem mais questões, o ambiente construído é reconhecido por desempenhar um papel importante na garantia de que as metas de sustentabilidade sejam alcançadas.
Houve um tempo em que os edifícios queriam ser montanhas, os telhados queriam ser florestas, os pilares queriam ser árvores. Enquanto o mundo começava a entrar em estado de alerta com os derretimentos das geleiras e o consequente aumento da temperatura terrestre, a arquitetura – desde uma perspectiva geral – estava preocupada em imitar a forma da natureza. Uma aproximação de “ecossistemas” feitos pelo homem vista por muitos como figurativa e decorativa, estando a serviço de imagens comercializáveis de um “desenvolvimento sustentável”.