Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design

Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de ExteriorOficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de ExteriorOficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, JardimOficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de ExteriorOficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Mais Imagens+ 23

Yibin, China
  • Equipe De Projeto: Qinhao Wen, Rui Kong, Shiyog Xu, Ting Huang, Ziyuan Zhou, Xia Han, Mingyang Shen
  • Engenheira De Obras: Carina Lau
  • Cliente: Yibin Cuiping Agricultural Development Investment and Construction Co. LTD
  • Consultoria De Iluminação: LUMIA Lab
  • Projeto Executivo: Zhicheng Arch-tech
  • Paisagismo: Bochuang Design
  • Cidade: Yibin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Anshi Village, Yibin, Sichuan, é uma vila comum atrás da montanha Nianpan. As aldeias são conectadas por muitas ruas, campos e lagoas espalhados, cercados por diferentes casas e árvores. É um assentamento típico do sul de Sichuan. A Bamboo Workshop (Oficina de Bambu) está localizada nas profundezas da vila de Anshi, em um campo escalonado em forma de meia-lua . A textura natural dos terraços e o limite triangular do terreno formado pela estrada rural formam naturalmente o contorno do edifício. Combinado com o plano de negócios de revitalização rural na vila de Anshi, a Bamboo Craft Workshop é uma oficina com foco na pesquisa de tecnologia de tecelagem de bambu.

Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Arch-Exist

Nas aldeias tradicionais chinesas, as oficinas familiares costumam adotar o modelo "loja na frente e fábrica atrás", que integra vendas e produção. Da mesma forma, a Bamboo Craft Workshop também inclui as funções de pesquisa, produção, exposição e vendas. Elas são abrigadas sob um telhado inclinado em forma de triângulo com os cantos arredondados, formando uma oficina experiencial para turistas e locais, ao mesmo tempo. Um espaço de estudo para aprender habilidades. Ao longo do caminho entre os terraços, um telhado leve, sustentado por pilares esguios que formam um círculo, surge repentinamente à sua frente. Ao contrário da maioria das coberturas de pátios onde as "quatro águas se unificam", no centro da oficina de artesanato em bambu, um "farol" de vidro em forma de anel de dois andares se projeta acima do telhado, formando um espaço de recepção com vista para o entorno campo. Ao mesmo tempo que não afeta a organização espacial do primeiro andar.

Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, Floresta
© Arch-Exist
Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior
© Xiaobin Lv

A cobertura triangular arredondada é levemente levantada em direção ao "farol" central, expondo a estrutura de malha de aço em forma de T sob a cobertura. Esses elementos em forma de T construídos com chapas de aço de 300 mm e 100 mm de altura são "entrelaçados", como se fosse a técnica local de tecelagem de bambu, formando o esqueleto estrutural da cobertura no ritmo entrelaçado. Em comparação com a maioria das construções rurais mais simples, a Bamboo Craft Workshop tenta desafiar métodos de construção no campo através de alguns métodos inovadores sob a limitação de custo.

Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Xiaobin Lv
Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Xiaobin Lv

A antiga casa original no local também é coberta sob o telhado. As vigas, colunas e treliças do telhado da antiga casa foram mantidas, enquanto as paredes originalmente fechadas foram substituídas por vidro transparente e telhas de vidro, formando uma área de exposição de artesanatos em tecelagem de bambu. A parte posterior feita de arenito vermelho é usada como espaço de pesquisa.

Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Arch-Exist
Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior, Janela, Orla
© Arch-Exist

Erguendo-se no centro dos terraços, a Bamboo Craft Workshop constitui um destaque expressivo na vila de Anshi de maneira sutil. Voltada para os patamares e para o campo, a cobertura cai de um lado, estreitando assim a distância entre o edifício e a terra, e sobe do outro lado para acomodar a pequena casa sob o telhado e o espaço necessário para sua função. À noite, os dois "corpos de vidro" luminosos brilham intensamente e também iluminam a estrutura de aço sob o telhado através do reflexo da luz. Sob o telhado, além do "corpo de vidro", o espaço aberto fluindo também oferece um lugar para turistas e moradores usarem livremente. Quando a oficina de artesanato de bambu tem como tema a tradicional oficina de artesanato de bambu local em Sichuan, ela combina a tradição humanística local e a economia local para formar um ciclo positivo de integração e benefícios mútuos. Também oferece um local aberto e de lazer para Anshi Village.

Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design - Fotografia de Exterior
© Xiaobin Lv

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yibin, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Oficina de Bambu / Zaixing Architectural Design" [Bamboo Workshop / Zaixing Architectural Design] 01 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992743/oficina-de-bambu-zaixing-architectural-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.