COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa

Desde de 6 de novembro, líderes mundiais estão se reunindo em Sharm el Sheikh, no Egito, para a COP27. O nome significa a 27ª Conferência das Partes, um evento quase anual iniciado sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) de 1992. O objetivo dessas conferências é garantir que os países estejam comprometidos em tomar medidas para evitar mudanças climáticas perigosas e encontrar maneiras de reduzir globalmente as emissões de gases de efeito estufa de maneira equitativa. A eficácia dessas reuniões variou ao longo dos anos, com algumas iniciativas bem-sucedidas, como o Acordo de Paris de 2015, um tratado internacional juridicamente vinculativo adotado por 196 partes com o objetivo de limitar o aquecimento global em menos de 2ºC ou, preferencialmente, 1,5ºC em comparação com o período pré-industrial.

COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 2 de 6COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 3 de 6COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 4 de 6COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 5 de 6COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Mais Imagens+ 1

COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 4 de 6
Jardim de telhado de Co-construção Nan Yuan Lv Yun por 11ARCHITECTURE. Imagem © Siming Wu

No ano passado, durante a COP26 realizada em Glasgow, os países concordaram em se concentrar na meta mais difícil de 1,5°C do acordo de Paris, pois novas pesquisas mostram que o aumento de 2°C ainda teria um efeito devastador, provavelmente irreversível, sobre o sistema climático. Em 2021, muitos países atualizaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) e estabeleceram metas de longo prazo para atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050. Especialistas alertam, no entanto, que as promessas são inadequadas para atingir as metas.

COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 2 de 6
Vista aérea do incêndio florestal de Almeda no sul de Oregon. Imagem © ArboursAbroad via Shutterstock

Para manter as temperaturas abaixo de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, o mundo precisaria atingir emissão líquida zero de carbono em meados do século, mas também reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa nesta década em comparação com os níveis registrados em 2010. Essa segunda parte é igualmente importante, já que as emissões têm efeito cumulativo, pois o carbono permanece na atmosfera por cerca de um século após sua liberação. Por esse motivo, os cientistas estão chamando a década de 2020 de “década crítica para as mudanças climáticas”, pois a janela de oportunidade está se estreitando para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C. Estima-se que o mundo esteja atualmente entre 1,1°C e 1,2°C acima dos níveis pré-industriais e, se todos os cortes de emissões programados forem cumpridos, espera-se um aumento das temperaturas entre 1,8°C e 2,4°C até o final do século.

Mesmo ao nível de 1,5°C, o aumento do nível do mar ainda é esperado, assim como o branqueamento dos recifes de corais, o aumento das ondas de calor, as secas, inundações e outros eventos climáticos extremos, mas estes efeitos são considerados administráveis ​​em comparação aos eventos associados ao aumento da temperatura em 2°C. C subir. Acontecimentos atuais, como os efeitos duradouros da pandemia na economia mundial e a invasão russa da Ucrânia, tornaram alguns desses objetivos ainda mais difíceis de alcançar, pois os preços da energia e dos alimentos estão subindo, aumentando o risco de escassez de alimentos e levando a uma crise de custo de vida. Para preencher a lacuna de energia, alguns países da UE estão considerando voltar a usar carvão para produzir energia elétrica..

COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 3 de 6
Cidades Esponjas da China. Imagem © Turenscape via Euronews

Além de enfatizar novamente a importância de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa, a COP27 também está focada no financiamento climático, adaptação, perdas e danos. O financiamento climático refere-se à ajuda financeira fornecida aos países em desenvolvimento para ajudá-los a reduzir as emissões e lidar com o impacto do clima extremo. Desde a COP26, os países concordaram em dobrar o montante de financiamento climático alocado para mitigar os efeitos mais devastadores do clima extremo, um efeito direto da mudança climática que coloca os países mais pobres em risco. A necessidade dessas medidas é destacada pelos eventos devastadores que ocorreram neste verão, como as inundações destrutivas que atingiram o Paquistão ou as secas que afetaram grandes regiões da África.

COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa - Imagem 5 de 6
Vista aérea da zona rural de Ghazzi, Paquistão, agosto de 2010. Imagem © Kiumars Eataa via Flickr

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "COP27 coloca em foco a necessidade de zerar emissões de gases de efeito estufa" [During COP27, the Necessity to Achieve Net Zero Comes into Sharp Focus] 10 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991977/cop27-coloca-em-foco-a-necessidade-de-zerar-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.