1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Três Equipes Pré-Selecionadas para o Projeto do Maior Hospital Dinamarquês

Três Equipes Pré-Selecionadas para o Projeto do Maior Hospital Dinamarquês  - Arquitetura Hospitalar
© BIG+WHR+Arup

A lista completa da segunda fase do concurso internacional para o projeto do maior hospital na Dinamarca, o Nyt Hospital Nordsjælland, foi divulgada. Para o projeto que terá 124000 m², localizado no norte de Copenhagen, estão selecionadas as equipes C. F Møller+Alectia+Ramboll, Herzog and de Meuron+Vilhelm Lauritzen Architects e BIG+WHR+Arup.

Jardim vertical de 350m² é inaugurado em Londres

Jardins verticais são alternativas interessantes nas grandes cidades por amenizarem o calor, filtrarem o ar e proporcionarem ambientes mais agradáveis. Na cidade de Londres, os proprietários do Hotel Palace resolveram investir na ideia e fizeram o maior jardim vertical da cidade. São 21 metros de altura com dez mil plantas e 16 toneladas de terra, ocupando uma área de 350 m² no distrito de Victoria.

Concebido por Gary Grant, da consultoria inglesa Green Roof, o jardim – carinhosamente apelidado de “pulmões verdes de Victoria” – apresenta uma grande variedade de plantas que atrairá insetos e animais polinizadores – como abelhas, borboletas e pássaros – ao ambiente urbano.

“Campo de Cebada” em Madri: um projeto local de autogestão artística

O Campo de Cebada é um terreno localizado no bairro La Latina, em Madri, que desde o século XV tem atuado como um polo de interação social na cidade. Em seu início, foi conhecido como a Praça de La Cebada, onde os comerciantes trocavam e vendiam produtos agrícolas. No entanto, em junho de 1870, iniciou-se a construção do Mercado de La Cebada, deixando uma parte livre, onde se instalaram alguns vendedores informais. Isso se manteve até 1968, quando foi iniciada a construção do centro Poliesportivo La Latina no terreno até então desocupado.

Este centro desportivo funcionou até 2009, quando um plano do município o incluiu num projeto de remodelação que implicava sua demolição total. Ainda que tenham feito promessas de que ali se levantaria um edifício de melhor qualidade, a crise evitou que isso se concretizasse. Como os vizinhos haviam perdido seu lugar de encontro e recreação, em 2011 organizaram-se e deram origem ao Campo de Cebada, um espaço de 5.500 m², onde se realizam atividades esportivas, festivais, oficinas artísticas e intervenções urbanas.

Mas, como surgiu e foi mantido este projeto?

A seguir mais detalhes.

“Campo de Cebada” em Madri: um projeto local de autogestão artística - Image 1 of 4“Campo de Cebada” em Madri: um projeto local de autogestão artística - Image 2 of 4“Campo de Cebada” em Madri: um projeto local de autogestão artística - Image 3 of 4“Campo de Cebada” em Madri: um projeto local de autogestão artística - Image 4 of 4“Campo de Cebada” em Madri: um projeto local de autogestão artística - Mais Imagens+ 6

Anunciado o vencedor do concurso para a Flinders Street Station

Embora não tenham ganhado a "Escolha do Público", HASSEL e Herzog de Meuron venceram, com unanimidade, a competição para projetar a Flinders Street Station, em Victoria, Austrália.

Como publicado pelo The Guradian, o prefeito de Victoria, Denis Napthine, ressalta a "beleza e a integração com os aspectos do projeto original da proposta [...] O projeto foi escolhido por oferecer a melhor experiência para os passageiros, com uma disposição interna bastante espaçosa, confortável e de fácil compreenção."

Contudo, a "Escolha do Público" elegeu uma proposta de uma equipe da Universidade de Melbourne, composta por Eduardo Velasquez, Manuel Pineda e Santiago Medina. Veja uma imagem desta proposta, a seguir.

3º Seminário Ibero-Americano "Arquitetura e Documentação"

O Seminário Ibero-Americano "Arquitetura e Documentação" está com a chamada de comunicações aberta até o dia 17/09. Os trabalhos deverão se enquadrar num dos três eixos temáticos do Seminário.

Florianópolis - SC anuncia investimentos em infraestrutura e segurança para ciclistas

O prefeito de Florianópolis - SC, Cesar Souza Junior, anunciou na semana passada que serão investidos, até o final do ano, R$ 1milhão em obras voltadas à segurança e infraestrutura para ciclistas.

Cerca de R$ 800 mil serão aplicados em intervenções de infraestrutura, como o nivelamento e ampliação das ciclofaixas e melhorias nas calçadas. O restante será utilizado em sinalização, sobretudo em locais de bastante movimento de bicicletas.

Escritórios de renome competem para projetar a Expo 2017 no Cazaquistão

Zaha Hadid Architects, Coop Himmelb(l)au, UNStudio, e Snøhetta são alguns dos 45 escritórios pré-selecionados para projetar a Expo 2017 em Astana, Cazaquistão. Cada escritório, selecionado dentre mais de 100 ao redor do mundo, enviou sua própria interpretação do tema da Expo: "Future Energy". Em setembro deste ano o júri anunciará qual destas diferentes visões melhor representa a primeira feira mundial que o país recebe.

"O tema de nossa exposição está intimamente relacionado com a "economia verde", que leva em consideração a possibilidade de se utilizar fontes alternativas de energia - além de autonomia em relação à água e aquecimento - em cada construção," disse o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.

Será esta a cidade mais bem planejada do mundo?

A discussão sobre "qual é a cidade mais bem planejada do mundo" certamente nos faz refletir; não apenas pelas suas interessantes e divergentes respostas, mas também pelos diferentes argumentos usados na defesa destas respostas.

Frequentemente, a resposta mais popular parece ser Zurique, levando-se em consideração seu excelente (e obsessivamente pontual) sistema de transporte público, seu tratamento de resíduos bastante organizado e diversas fontes públicas de água potável. Outras cidades citadas pelo seus sistemas de transporte e limpeza são Singapura e Seul. Entretanto, outros parecem ter uma ideia bastante diferente do que seja uma cidade bem planejada. Saiba mais a seguir.

Um novo movimento para a nova cidade: a redistribuição do espaço dos carros

As cidades precisam redefinir sua relação com o carro – dando lugar a uma direção que se adapte às cidades, e não cidades que se adaptam aos carros. Isto não significa proibir os carros de vez, mas lembrar às pessoas que quando dirigem nas cidades, elas e seus carros devem agir como convidados.

Pesquisas de Sustransand Social Data em 2004 estimaram que o carro é essencial para aproximadamente um terço dos trajetos, como os que envolvem cargas pesadas e volumosas. A comodidade e a flexibilidade que o carro proporciona significa que sempre estará presente de um jeito ou de outro.

Lições da quebra de Detroit

Acabamos de assistir Detroit, uma cidade outrora símbolo do poder dos Estados Unidos durante o século XX, declarar falência, iniciando os trâmites para liquidar os ativos da cidade e pagar as dívidas aos credores.

Atualmente a cidade possui uma dívida recorde de 18,5 bilhões de dólares, conta com 78 mil edifícios abandonados, 40% da iluminação pública sem funcionar e, além disso, sua população diminuiu pela metade nos últimos 60 anos.

26 pequenas atitudes para fazer grandes lugares

O recente livro “Hot to Design our World for Happiness”, editado por Jay Walljasper e uma equipe e OntheCommons, nos mostra algumas dicas de como transformar nossas cidades e comunidades em lugares melhores para se viver. A seguir uma lista com alguns conselhos (básicos, e mesmo assim nem sempre compridos) publicados no livro mencionado.

SO? celebra a inauguração do "Sky Spotting Stop" em Istambul

Embora temporariamente adiada devido aos protestos em Istambul, a SO? Architecture and Ideas celebrou a inauguração da proposta vencedora - Sky Spotting Stop - do Young Architects Program (YAP) no Istanbul Modern na Turquia. Oferecendo refúgio frente as histórias e movimentadas ruas da cidade, a cobertura fragmentada composta por discos circulares reflexivos convida os visitantes a "se sentar, descansar, se reunir ou brincar" tendo como pano de fundo o estreito de Bósforo.

Seis Propostas para Flinders Street Station Disputam "Prêmiação de Júri Popular"

O concurso de projetos do Victorian Coalition Government para re-imaginar a histórica Estação de Trens de Melbourne, a Flinders Street Station, entrou em fase final, à medida que o público recentemente encaminhou seus votos de última hora para o “People’s Choice Award”. Embora cada proposta seja drasticamente diferente entre si, desde o calculado organicismo de Zaha Hadid Architects às curvas sinuosas da cobertura de Herzog & de Meuron, todas elas prometem elevar o status da estação ao século XXI enquanto respeitam seu contexto histórico.

Eleja o melhor e vote no seu favorito na continuação.

Projeto Final de Graduação Transforma Ônibus Escolar em uma Micro-Casa

Como muitos estudantes de arquitetura, Hank Butitta estava frustrado. Frustrado pois seus projetos e os de seus companheiros tomavam muito tempo de projeto e desenvolvimento, para - quase sempre - resultar em nada. Por este motivo, para seu trabalho de conclusão de curso, decidiu comprar um velho ônibus escolar para convertê-lo num espaço flexível. O resultado: uma micro-casa móvel de 21 m², com piso de madeira reciclada e iluminação ambiental LED de intensidade regulável.

Em seu site, Butitta afirma, “Este projeto é uma maneira de mostrar como a construção de uma pequena estrutura com simples detalhes pode ser mais valiosa que a elaboração de um projeto complexo que permanece apenas na teoria e é mal compreendido”. O projeto, que foi concebido como uma homenagem ao movimento Tiny House, ganhou um grande acolhimento por parte da mídia e fãs, que congestionaram o site perguntando a Hank como ele resolveu certos problemas e de onde provêm os materiais.

Projeto Final de Graduação Transforma Ônibus Escolar em uma Micro-Casa - Image 1 of 4Projeto Final de Graduação Transforma Ônibus Escolar em uma Micro-Casa - Image 2 of 4Projeto Final de Graduação Transforma Ônibus Escolar em uma Micro-Casa - Image 3 of 4Projeto Final de Graduação Transforma Ônibus Escolar em uma Micro-Casa - Image 4 of 4Projeto Final de Graduação Transforma Ônibus Escolar em uma Micro-Casa - Mais Imagens+ 25

Receba ArchDaily Brasil no seu correio!

Caro leitor,

Queremos convidá-los a inscrever-se através do formulário abaixo, para receber o nosso Newsletter: um resumo diário de projetos, notícias, concursos e muito mais! Você apenas tem que inserir o seu email:

Utopias para uma urbanidade alternativa

A cidade é um fascinante catálogo no qual se lêa memória coletiva, sua identidade e sua cultura. No caso da cidade de Buenos Aires, Argentina, percebe-se claramente a década de 1970, com testemunhos ainda vivos entre nós. Tal é o caso dos grandes conjuntos habitacionais, que em suas paredes, ruas e edifícios ainda vê-se lampejos de grandeza, após um pessimismo inefável conotado pela ausência de fronteiras entre o público e o privado e pela irremediável sensação de que tudo é admissível na cidade.

Nos tempos do prefeito Osvaldo Cacciatore, foram várias as circunstâncias que confluíram para levar a ascensão da construção de habitações coletivas. No princípio, em 1976, foi implantado o "Plano de Erradicação de Favelas", envolvendo a expulsão de seus habitantes fora dos limites da cidade, às suas províncias de origem, ou no caso de imigrantes estrangeiros, a seus países.

“Carpooling”, uma alternativa ao congestionamento

O congestionamento é, sem dúvida, um dos problemas que mais afetam a qualidade de vida dos habitantes das grandes cidades. Em Santiago, Chile, é um motivo de preocupação permanente e desencadeou iniciativas tais como restrições de veículos (pensada, a princípio, para reduzir a poluição) e tarifações. Também é o gatilho para grandes investimentos em infraestrutura, sobretudo as estradas urbanas.

Os cidadãos vêm tornando-se conscientes da necessidade de adotar iniciativas que tornem as ruas mais habitáveis. O uso em larga escala da bicicleta é um exemplo, assim como o aumento de motocicletas e scooters.

“Alley cat”: provas de ciclismo em meio à cidade

A tarde de 9 de julho, terça-feira, se sucedia normalmente em Santiago do Chile: os carros, as bicicletas e as pessoas iam de um lado a outro na esquina da Santa Isabel com a Arturo Prat. Era o ambiente sistemático e agitado de sempre, onde se circula quase que por inércia entre o sonho e a rotina.

Todavia, às 21h cerca de 60 ciclistas irromperam no frenesi cotidiano com um único objetivo: chegar em primeiro lugar (ou, ao menos, bater seus próprios recordes). Não importava se a bicicleta tinha marchas, freios ou nenhum dos dois. Na realidade, a maior parte dos participantes corria sobre uma bicicleta de pinhão fixou um de apenas uma marcha. Tampouco tinham rota definida, apenas pontos pelos quais tinham que passar. E o prêmio? A satisfação de fazer parte desta catarse de ciclistas, a toda velocidade pela cidade.

Palestrantes do World Architecture Festival: Sou Fujimoto, Dietmar Eberle, Charles Jencks, Jeanne Gang, dentre outros!

O World Architecture Festival está próximo! De 2 a 4 de outubro, centenas de arquitetos se reunirão em Singapura para uma dose intensa de arquitetura através de painéis, palestras, discussões e outras atividades. Aqui podem ser vistos todos os projetos inscritos.

Pequenas arquiteturas

Apresentamos estas intervenções urbanas feitas pelo grupo EVOL, criadas a partir da aplicação de estêncil sobre remanescentes de construções e outros equipamentos urbanos. Através desta técnica de gravura, são impressas texturas que trazem as fachadas de edifícios a uma escala diminuta, conformando paisagens miniaturizadas de conjuntos de edifícios e cidades.

Pequenas arquiteturas  - Image 1 of 4Pequenas arquiteturas  - Image 2 of 4Pequenas arquiteturas  - Image 3 of 4Pequenas arquiteturas  - Image 4 of 4Pequenas arquiteturas  - Mais Imagens+ 7

Semáforos trazem ilustrações de lugares tradicionais de SP

Ao atravessar a faixa de pedestres em quinze tradicionais lugares de São Paulo, olhos atentos perceberão pequenas mudanças nos semáforos. A usual figura humana, verde ou vermelha, está sendo substituída por ilustrações que homenageiam estes pontos turísticos.

Na lista de ícones paulistanos saudados está a Catedral da Sé, o Teatro municipal, o Edifício Copan, o Monumento às Bandeiras (conhecido como “empurra-empurra”) e o MASP. O projeto é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e deve ser implantado nos próximos 30 dias.

Prorrogadas as inscrições de projetos para a ocupação da Galeria D no Rio

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, através do Centro Carioca de Design, lançou um edital para processo seletivo de projetos culturais para ocupação da Galeria D/CCD. Este edital procura não apenas movimentar e gerar conteúdo crítico sobre a inserção do design como ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidade, mas também construir uma nova programação focada em design, fortalecendo um espaço de criação e de reflexão que é, cada vez mais, a casa do design no Rio.

O processo seletivo para ocupação da GALERIA D contemplará projetos culturais propostos por estudantes e profissionais recém formados (pessoas físicas), para execução destes projetos no CCD. O apoio total deste processo seletivo é de 150 mil reais, contemplando até 5 projetos.

CAU/MG lança ação para democratizar a ideia de Arquitetura e Urbanismo para todos

Visando ressaltar a importância da democratização do trabalho dos arquitetos e urbanistas na qualificação do ambiente urbano construído, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) lançou no começo do mês de agosto a ação “Arquitetura é para Todos”.

Com o mote “Planejar e construir com arquiteto e urbanista significa: menor custo, maior benefício, eficiência e funcionalidade, com HARMONIA”, o CAU/MG enfatiza o diferencial “harmonia” que é o que particulariza o resultado obtido com a participação destes profissionais, que tem na sua formação superior de 5 anos, disciplinas de tecnologia, filosofia, artes, matemática, história, estética e práticas projetuais.

Cidades e a arquitetura da mudança climática

As atividades humanas nas cidades impactam de maneira direta a mudança climática. Abaixo seguem quatro razões pelas quais o Protocolo de Kyoto esta em débito conosco.

A demanda energética, o modelo de desenvolvimento econômico insustentável, o aumento da população, o transporte e os processos de urbanização são alguns dos exemplos que explicam por que as cidades geram cerca de 70% das emissões totais de CO2 no mundo. Ao mesmo tempo, entretanto, as cidades são o local apropriado para reduzi-las. Porém, o tema da cidade como ator relevante para atenuar a mudança climática não consta na agenda de ação internacional que lidera a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC, sua sigla em inglês) e seu respectivo protocolo: Kyoto.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.