O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Será esta a cidade mais bem planejada do mundo?

Será esta a cidade mais bem planejada do mundo?

Será esta a cidade mais bem planejada do mundo?
Será esta a cidade mais bem planejada do mundo?, Machu Picchu. Image © Dan Merino via Flickr
Machu Picchu. Image © Dan Merino via Flickr

A discussão sobre "qual é a cidade mais bem planejada do mundo" certamente nos faz refletir; não apenas pelas suas interessantes e divergentes respostas, mas também pelos diferentes argumentos usados na defesa destas respostas. 

Frequentemente, a resposta mais popular parece ser Zurique, levando-se em consideração seu excelente (e obsessivamente pontual) sistema de transporte público, seu tratamento de resíduos bastante organizado e diversas fontes públicas de água potável. Outras cidades citadas pelo seus sistemas de transporte e limpeza são Singapura e Seul. Entretanto, outros parecem ter uma ideia bastante diferente do que seja uma cidade bem planejada. Saiba mais a seguir.

Amsterdam. Image © cermivelli via Flickr
Amsterdam. Image © cermivelli via Flickr

Amsterdã é citada pela sua capacidade de manter o charme do século XVI sem parecer datada, integrando o antigo e o novo em seu sistema de canais. Por outro lado, Brasília, Chandigarh e Canberra são citadas como cidades do século XX planejadas de forma lógica que ainda se comportam segundo seus planos originais. De forma um pouco semelhante, Chicago e Salt Lake City são mencionadas como cidades onde a malha urbana em grelha aderiu à uma vida mais peatonal e lenta.

Outros pensam, ainda, que a "era de ouro" do planejamento urbano foi há muito tempo, mencionando Machu Picchu como a cidade mais bem planejada no mundo. De fato, é difícil argumentar contra uma cidade concebida em terraços e níveis, perfeitamente irrigada (sem uso de rodas d'água), apesar de estar no topo de uma montanha. Machu Picchu, não se pode negar, é um feito incrível. 

Singapore. Image © Timothy Hursley via Flickr
Singapore. Image © Timothy Hursley via Flickr

Há também quem aponte Auroville, uma cidades experimental na Índia, que não é apenas meticulosamente planejada em sua espacialidade - seguindo uma espiral de diferentes distritos com sua "zona de paz" no centro - mas é também socialmente planejada, congregando pessoas de diferentes nacionalidades que compartilham a mesma visão de mundo. 

Até mesmo Minas Tirith é mencionada - embora esta cidade possa, no máximo, ser a mais bem planejada de Middle Earth.

O que, na sua opinião, faz uma cidade ser considerada bem planejada? Sua ordem, regras e regularidade? Uma diretriz única? A combinação entre o antigo e o novo de forma a fortalecer ambos? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

The Meditation Center in Auroville. Image © Aleksandr Zykov via Flickr
The Meditation Center in Auroville. Image © Aleksandr Zykov via Flickr
Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Será esta a cidade mais bem planejada do mundo?" [Is This the Best Planned City in the World?] 28 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/136850/sera-esta-a-cidade-mais-bem-planejada-do-mundo> ISSN 0719-8906