A lista completa da segunda fase do concurso internacional para o projeto do maior hospital na Dinamarca, o Nyt Hospital Nordsjælland, foi divulgada. Para o projeto que terá 124000 m², localizado no norte de Copenhagen, estão selecionadas as equipes C. F Møller+Alectia+Ramboll, Herzog and de Meuron+Vilhelm Lauritzen Architects e BIG+WHR+Arup.
Jardins verticais são alternativas interessantes nas grandes cidades por amenizarem o calor, filtrarem o ar e proporcionarem ambientes mais agradáveis. Na cidade de Londres, os proprietários do Hotel Palace resolveram investir na ideia e fizeram o maior jardim vertical da cidade. São 21 metros de altura com dez mil plantas e 16 toneladas de terra, ocupando uma área de 350 m² no distrito de Victoria.
Concebido por Gary Grant, da consultoria inglesa Green Roof, o jardim – carinhosamente apelidado de “pulmões verdes de Victoria” – apresenta uma grande variedade de plantas que atrairá insetos e animais polinizadores – como abelhas, borboletas e pássaros – ao ambiente urbano.
O Campo de Cebada é um terreno localizado no bairro La Latina, em Madri, que desde o século XV tem atuado como um polo de interação social na cidade. Em seu início, foi conhecido como a Praça de La Cebada, onde os comerciantes trocavam e vendiam produtos agrícolas. No entanto, em junho de 1870, iniciou-se a construção do Mercado de La Cebada, deixando uma parte livre, onde se instalaram alguns vendedores informais. Isso se manteve até 1968, quando foi iniciada a construção do centro Poliesportivo La Latina no terreno até então desocupado.
Este centro desportivo funcionou até 2009, quando um plano do município o incluiu num projeto de remodelação que implicava sua demolição total. Ainda que tenham feito promessas de que ali se levantaria um edifício de melhor qualidade, a crise evitou que isso se concretizasse. Como os vizinhos haviam perdido seu lugar de encontro e recreação, em 2011 organizaram-se e deram origem ao Campo de Cebada, um espaço de 5.500 m², onde se realizam atividades esportivas, festivais, oficinas artísticas e intervenções urbanas.
Embora não tenham ganhado a "Escolha do Público", HASSEL e Herzog de Meuron venceram, com unanimidade, a competição para projetar a Flinders Street Station, em Victoria, Austrália.
Como publicado pelo The Guradian, o prefeito de Victoria, Denis Napthine, ressalta a "beleza e a integração com os aspectos do projeto original da proposta [...] O projeto foi escolhido por oferecer a melhor experiência para os passageiros, com uma disposição interna bastante espaçosa, confortável e de fácil compreenção."
Contudo, a "Escolha do Público" elegeu uma proposta de uma equipe da Universidade de Melbourne, composta por Eduardo Velasquez, Manuel Pineda e Santiago Medina. Veja uma imagem desta proposta, a seguir.
O 3º Seminário Ibero-Americano "Arquitetura e Documentação" está com a chamada de comunicações aberta até o dia 17/09. Os trabalhos deverão se enquadrar num dos três eixos temáticos do Seminário.
O prefeito de Florianópolis - SC, Cesar Souza Junior, anunciou na semana passada que serão investidos, até o final do ano, R$ 1milhão em obras voltadas à segurança e infraestrutura para ciclistas.
Cerca de R$ 800 mil serão aplicados em intervenções de infraestrutura, como o nivelamento e ampliação das ciclofaixas e melhorias nas calçadas. O restante será utilizado em sinalização, sobretudo em locais de bastante movimento de bicicletas.
Zaha Hadid Architects, Coop Himmelb(l)au, UNStudio, e Snøhetta são alguns dos 45 escritórios pré-selecionados para projetar a Expo 2017 em Astana, Cazaquistão. Cada escritório, selecionado dentre mais de 100 ao redor do mundo, enviou sua própria interpretação do tema da Expo: "Future Energy". Em setembro deste ano o júri anunciará qual destas diferentes visões melhor representa a primeira feira mundial que o país recebe.
"O tema de nossa exposição está intimamente relacionado com a "economia verde", que leva em consideração a possibilidade de se utilizar fontes alternativas de energia - além de autonomia em relação à água e aquecimento - em cada construção," disse o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.
A discussão sobre "qual é a cidade mais bem planejada do mundo" certamente nos faz refletir; não apenas pelas suas interessantes e divergentes respostas, mas também pelos diferentes argumentos usados na defesa destas respostas.
Frequentemente, a resposta mais popular parece ser Zurique, levando-se em consideração seu excelente (e obsessivamente pontual) sistema de transporte público, seu tratamento de resíduos bastante organizado e diversas fontes públicas de água potável. Outras cidades citadas pelo seus sistemas de transporte e limpeza são Singapura e Seul. Entretanto, outros parecem ter uma ideia bastante diferente do que seja uma cidade bem planejada. Saiba mais a seguir.
As cidades precisam redefinir sua relação com o carro – dando lugar a uma direção que se adapte às cidades, e não cidades que se adaptam aos carros. Isto não significa proibir os carros de vez, mas lembrar às pessoas que quando dirigem nas cidades, elas e seus carros devem agir como convidados.
Pesquisas de Sustransand Social Data em 2004 estimaram que o carro é essencial para aproximadamente um terço dos trajetos, como os que envolvem cargas pesadas e volumosas. A comodidade e a flexibilidade que o carro proporciona significa que sempre estará presente de um jeito ou de outro.
Acabamos de assistir Detroit, uma cidade outrora símbolo do poder dos Estados Unidos durante o século XX, declarar falência, iniciando os trâmites para liquidar os ativos da cidade e pagar as dívidas aos credores.
Atualmente a cidade possui uma dívida recorde de 18,5 bilhões de dólares, conta com 78 mil edifícios abandonados, 40% da iluminação pública sem funcionar e, além disso, sua população diminuiu pela metade nos últimos 60 anos.
Bairro Lastarria, um dos mais procurados de Santiago, Chile
O recente livro “Hot to Design our World for Happiness”, editado por Jay Walljasper e uma equipe e OntheCommons, nos mostra algumas dicas de como transformar nossas cidades e comunidades em lugares melhores para se viver. A seguir uma lista com alguns conselhos (básicos, e mesmo assim nem sempre compridos) publicados no livro mencionado.
Embora temporariamente adiada devido aos protestos em Istambul, a SO? Architecture and Ideas celebrou a inauguração da proposta vencedora - Sky Spotting Stop- do Young Architects Program (YAP) no Istanbul Modern na Turquia. Oferecendo refúgio frente as histórias e movimentadas ruas da cidade, a cobertura fragmentada composta por discos circulares reflexivos convida os visitantes a "se sentar, descansar, se reunir ou brincar" tendo como pano de fundo o estreito de Bósforo.
O concurso de projetos do Victorian Coalition Government para re-imaginar a histórica Estação de Trens de Melbourne, a Flinders Street Station, entrou em fase final, à medida que o público recentemente encaminhou seus votos de última hora para o “People’s Choice Award”. Embora cada proposta seja drasticamente diferente entre si, desde o calculado organicismo de Zaha Hadid Architects às curvas sinuosas da cobertura de Herzog & de Meuron, todas elas prometem elevar o status da estação ao século XXI enquanto respeitam seu contexto histórico.
Eleja o melhor e vote no seu favorito na continuação.
Como muitos estudantes de arquitetura, Hank Butitta estava frustrado. Frustrado pois seus projetos e os de seus companheiros tomavam muito tempo de projeto e desenvolvimento, para - quase sempre - resultar em nada. Por este motivo, para seu trabalho de conclusão de curso, decidiu comprar um velho ônibus escolar para convertê-lo num espaço flexível. O resultado: uma micro-casa móvel de 21 m², com piso de madeira reciclada e iluminação ambiental LED de intensidade regulável.
Em seu site, Butitta afirma, “Este projeto é uma maneira de mostrar como a construção de uma pequena estrutura com simples detalhes pode ser mais valiosa que a elaboração de um projeto complexo que permanece apenas na teoria e é mal compreendido”. O projeto, que foi concebido como uma homenagem ao movimento Tiny House, ganhou um grande acolhimento por parte da mídia e fãs, que congestionaram o site perguntando a Hank como ele resolveu certos problemas e de onde provêm os materiais.
Queremos convidá-los a inscrever-se através do formulário abaixo, para receber o nosso Newsletter: um resumo diário de projetos, notícias, concursos e muito mais! Você apenas tem que inserir o seu email:
A cidade é um fascinante catálogo no qual se lêa memória coletiva, sua identidade e sua cultura. No caso da cidade de Buenos Aires, Argentina, percebe-se claramente a década de 1970, com testemunhos ainda vivos entre nós. Tal é o caso dos grandes conjuntos habitacionais, que em suas paredes, ruas e edifícios ainda vê-se lampejos de grandeza, após um pessimismo inefável conotado pela ausência de fronteiras entre o público e o privado e pela irremediável sensação de que tudo é admissível na cidade.
Nos tempos do prefeito Osvaldo Cacciatore, foram várias as circunstâncias que confluíram para levar a ascensão da construção de habitações coletivas. No princípio, em 1976, foi implantado o "Plano de Erradicação de Favelas", envolvendo a expulsão de seus habitantes fora dos limites da cidade, às suas províncias de origem, ou no caso de imigrantes estrangeiros, a seus países.
O congestionamento é, sem dúvida, um dos problemas que mais afetam a qualidade de vida dos habitantes das grandes cidades. Em Santiago, Chile, é um motivo de preocupação permanente e desencadeou iniciativas tais como restrições de veículos (pensada, a princípio, para reduzir a poluição) e tarifações. Também é o gatilho para grandes investimentos em infraestrutura, sobretudo as estradas urbanas.
Os cidadãos vêm tornando-se conscientes da necessidade de adotar iniciativas que tornem as ruas mais habitáveis. O uso em larga escala da bicicleta é um exemplo, assim como o aumento de motocicletas e scooters.
Videos
Imagem do documentário "Line of Sight", de Lucas Brunelle
A tarde de 9 de julho, terça-feira, se sucedia normalmente em Santiago do Chile: os carros, as bicicletas e as pessoas iam de um lado a outro na esquina da Santa Isabel com a Arturo Prat. Era o ambiente sistemático e agitado de sempre, onde se circula quase que por inércia entre o sonho e a rotina.
Todavia, às 21h cerca de 60 ciclistas irromperam no frenesi cotidiano com um único objetivo: chegar em primeiro lugar (ou, ao menos, bater seus próprios recordes). Não importava se a bicicleta tinha marchas, freios ou nenhum dos dois. Na realidade, a maior parte dos participantes corria sobre uma bicicleta de pinhão fixou um de apenas uma marcha. Tampouco tinham rota definida, apenas pontos pelos quais tinham que passar. E o prêmio? A satisfação de fazer parte desta catarse de ciclistas, a toda velocidade pela cidade.
O World Architecture Festival está próximo! De 2 a 4 de outubro, centenas de arquitetos se reunirão em Singapura para uma doseintensa de arquitetura através de painéis, palestras, discussões e outras atividades. Aqui podem ser vistos todos os projetos inscritos.
Apresentamos estas intervenções urbanas feitas pelo grupo EVOL, criadas a partir da aplicação de estêncil sobre remanescentes de construções e outros equipamentos urbanos. Através desta técnica de gravura, são impressas texturas que trazem as fachadas de edifícios a uma escala diminuta, conformando paisagens miniaturizadas de conjuntos de edifícios e cidades.
Ao atravessar a faixa de pedestres em quinze tradicionais lugares de São Paulo, olhos atentos perceberão pequenas mudanças nos semáforos. A usual figura humana, verde ou vermelha, está sendo substituída por ilustrações que homenageiam estes pontos turísticos.
Na lista de ícones paulistanos saudados está a Catedral da Sé, o Teatro municipal, o Edifício Copan, o Monumento às Bandeiras (conhecido como “empurra-empurra”) e o MASP. O projeto é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e deve ser implantado nos próximos 30 dias.
O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, através do Centro Carioca de Design, lançou um edital para processo seletivo de projetos culturais para ocupação da Galeria D/CCD. Este edital procura não apenas movimentar e gerar conteúdo crítico sobre a inserção do design como ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidade, mas também construir uma nova programação focada em design, fortalecendo um espaço de criação e de reflexão que é, cada vez mais, a casa do design no Rio.
O processo seletivo para ocupação da GALERIA D contemplará projetos culturais propostos por estudantes e profissionais recém formados (pessoas físicas), para execução destes projetos no CCD. O apoio total deste processo seletivo é de 150 mil reais, contemplando até 5 projetos.
Visando ressaltar a importância da democratização do trabalho dos arquitetos e urbanistas na qualificação do ambiente urbano construído, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) lançou no começo do mês de agosto a ação “Arquitetura é para Todos”.
Com o mote “Planejar e construir com arquiteto e urbanista significa: menor custo, maior benefício, eficiência e funcionalidade, com HARMONIA”, o CAU/MG enfatiza o diferencial “harmonia” que é o que particulariza o resultado obtido com a participação destes profissionais, que tem na sua formação superior de 5 anos, disciplinas de tecnologia, filosofia, artes, matemática, história, estética e práticas projetuais.
As atividades humanas nas cidades impactam de maneira direta a mudança climática. Abaixo seguem quatro razões pelas quais o Protocolo de Kyoto esta em débito conosco.
A demanda energética, o modelo de desenvolvimento econômico insustentável, o aumento da população, o transporte e os processos de urbanização são alguns dos exemplos que explicam por que as cidades geram cerca de 70% das emissões totais de CO2 no mundo. Ao mesmo tempo, entretanto, as cidades são o local apropriado para reduzi-las. Porém, o tema da cidade como ator relevante para atenuar a mudança climática não consta na agenda de ação internacional que lidera a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC, sua sigla em inglês) e seu respectivo protocolo: Kyoto.