Arquitetura do Singapura

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Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos?

O efeito ilha de calor urbana ocorre quando pavimentos, estradas e edifícios absorvem o calor do sol e o irradiam de volta, causando um aumento na temperatura e impedindo a cidade de se resfriar. Com a crescente dependência de carros nas cidades, o número de vagas de estacionamento também está aumentando. Isso resultou na conversão de grandes áreas de terreno permeável coberto com vegetação em superfícies duras e impermeáveis. O uso de materiais como asfalto, combinado com a falta de sombra, as superfícies de aço reflexivas dos carros estacionados e a perda de vegetação nessas extensas áreas de estacionamento, contribui para a amplificação dos efeitos de alta temperatura e eventos de calor extremo, tornando os espaços urbanos desconfortáveis. Essa transformação está impactando o clima das regiões dependentes de carros e demanda ideias e esforços colaborativos para mitigar os efeitos negativos do aumento do calor.

Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura

Recentemente, o Centro de Ciências de Singapura começou a ser construído, cujo propósito é impulsionar a educação nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) em toda Singapura. Localizado junto à estação de metrô Chinese Garden, o edifício, projetado pelo escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects, tem como meta se tornar um marco no distrito do Lago Jurong. A previsão é que o novo centro, com uma área de 55.000 m², seja inaugurado no final de 2027, coincidindo com seu 50º aniversário.

Filme inspirado em Wes Anderson celebra a arquitetura de Singapura

Inspirado no aclamado diretor Wes Anderson, conhecido por filmes como A Crônica Francesa e O Grande Hotel Budapeste, este filme de arquitetura apresenta a paisagem de Singapura pelos olhos do realizador Kevin Siyuan. Segundo capítulo da série A Wes Anderson-ish Singapore, o documentário de 20 minutos foca no planejamento urbano, arquitetura, paisagismo e pessoas que habitam a cidade.

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona

Cidades são uma tela para a criatividade arquitetônica e o dinamismo da vida urbana. Nos últimos anos, elas assumiram um papel adicional: o de laboratórios vivos para uma arquitetura e um urbanismo inovadores. Cidades internacionais tornaram-se terrenos experimentais para a tecnologia arquitetônica, com práticas sustentáveis e princípios de design centrados no ser humano sendo testados e refinados. Essa mudança de paradigma não apenas transformou os aspectos físicos dos ambientes urbanos, mas também redefiniu a relação entre arquitetura, comunidade e o ambiente construído.

Pavilhão de Singapura explora conexão, liberdade e inclusão na Bienal de Veneza 2023

Para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura deste ano – La Biennale di Venezia, o Pavilhão de Singapura ativa a discussão sobre novos métodos de medição e avaliação do intangível e pergunta explicitamente: quanto é suficiente? A exposição explora a interação de uma comunidade com seu entorno, sugerindo que ela não é quantificada dentro desses critérios; os edifícios e o ambiente físico são projetados e construídos de acordo com padrões mensuráveis, quantificáveis e graduáveis. Além disso, o pavilhão sugere que, conectando esses pilares da cidade, torna-se essencial repensar a inovação no projeto. A exposição pergunta como os arquitetos podem quantificar os valores imensuráveis da arquitetura: ação, apego, atração, conexão, liberdade e inclusão.

O que torna uma cidade excepcional? 10 cidades em foco em 2022

As cidades evoluem ao longo de décadas ou séculos, cada momento de mudança se constrói em transições sociais e arquitetônicas ainda maiores. As metrópoles do mundo inteiro estão constantemente sujeitas a forças sociais, políticas, econômicas ou ambientais que alteram sua identidade fundamental — um caráter que deve ser dinâmico. À medida que as cidades se desenvolvem em tamanho e impacto, os avanços na compreensão das cidades e do urbanismo se tornam mais complexos. 

Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura

Os escritórios Zaha Hadid Architects e Architects 61 revelaram o projeto para o novo Centro de Ciências no Distrito do Lago Jurong, em Singapura. O complexo de 52.460 metros quadrados visa tornar a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática (STEM) mais acessíveis por meio de equipamentos especializados, programas educacionais e experiências interativas. A inauguração do edifício está prevista para 2027, que coincide com o 50º aniversário do Centro de Ciências e se alinha com o Singapore Green Plan 2030.

Skidmore, Owings & Merrill divulga projeto para edifício mais alto de Singapura

Skidmore, Owings & Merrill (SOM) divulgou o projeto 8 Shenton Way, uma torre de 305 metros de altura. Uma vez concluída, ela se tornaria não apenas o edifício mais alto mas um dos arranha-céus mais sustentáveis ​​da Ásia. A torre de uso misto se inspira nas florestas de bambu para criar uma comunidade vertical interna-externa com espaços públicos, escritórios, varejo, hotel e residências. Em parceria com a DCA Architects, o projeto está programado para ser concluído em 2028 e se tornará o mais novo marco na paisagem urbana de Singapura, junto com a Marina Bay e a CapitaSpring Tower.

CapitaSpring Tower projetada por BIG e Carlo Ratti é inaugurada em Singapura

Projetada pelo BIG-Bjarke Ingels Group e CRA-Carlo Ratti Associati, a CapitaSpring é a mais recente adição de Singapura. Recentemente concluído, após quatro anos de construção, o oásis de 280 metros de altura, considerado uma das estruturas mais altas da cidade, é um arranha-céu de uso misto com abundantes jardins suspensos e parque na cobertura, espaço para escritórios, residência com serviços, hawker center (mercado gastronômico), restaurantes e espaços públicos.

KPF e Heatherwick Studio projetam terminal do aeroporto de Singapura como um conjunto de bairros

A KPF e o Heatherwick Studio revelaram o projeto do quinto terminal do Aeroporto de Changi, em Singapura. Seu conceito é algo que gira em torno de “aeroporto como cidade”, apresentando-se como uma extensão social do distrito homônimo de Changi, no extremo leste de Singapura. O terminal está planejado para somar 50 milhões de passageiros por ano à capacidade atual de Singapura. Em vez de uma estrutura única e monótona, o terminal é composto por uma série de espaços sociais centrados no ser humano, oferecendo diferentes qualidades de luz, atmosfera e experiência tanto para os visitantes quanto para os moradores de Singapura.