Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Iraniana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Irã

Projetos mais recentes em Irã

Últimas notícias em Irã

Arranha-céu no Irã combina parque aquático vertical e mineração de criptomoedas

13:00 - 9 Junho, 2019
Arranha-céu no Irã combina parque aquático vertical e mineração de criptomoedas  , JCPOA Tower: Crypto-Park. Imagem cortesia de Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani, Ramtin Taherian
JCPOA Tower: Crypto-Park. Imagem cortesia de Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani, Ramtin Taherian

Imagine um parque aquático vertical transformado em arranha-céu. Agora, esconda em baixo de seus tobogãs milhares de super computadores com altíssima capacidade de processamento de dados. Esta é a delirante ideia por trás do projeto da JCPOA Tower, desenvolvida para o concurso international de ideias Evolo Skyscraper 2019. A torre foi concebida para abrigar dois programas tão distintos quanto de pode imaginar: um parque aquático e uma mineradora de criptomoeda. Idealizado pela equipe de arquitetos composta por Ilia Attarpour, Dadbeh Mohebbi Gilani e Ramtin Taherian, o projeto é uma resposta as sanções econômicas impostas pelos EUA ao Irã e a decorrente crise geopolítica em torno da desvalorização da moeda do país. A equipe propôs uma estrutura híbrida composta por um parque aquático e sistemas de mineração de criptomoeda ou bitcoins.

Fundamental Approach Architects projetam mesquita pouco convencional no Irã

19:00 - 1 Junho, 2019
Fundamental Approach Architects projetam mesquita pouco convencional no Irã , © Fundamental Approach Architects / FAA
© Fundamental Approach Architects / FAA

O escritório iraniano de arquitetura, Fundamental Approach Architects, foi escolhido como o grande vencedor do concurso nacional de arquitetura para o projeto da nova Mesquita Golshahr na cidade de Karaj, no Irã.

Noor conclui reconstrução digital do histórico Palácio dos Espelhos no Irã

19:00 - 7 Abril, 2019
Noor conclui reconstrução digital do histórico Palácio dos Espelhos no Irã , Palácio Ayine Khaneh. Cortesia de Noor Art & Architecture Studio
Palácio Ayine Khaneh. Cortesia de Noor Art & Architecture Studio

O Noor Art & Architecture Studio concluiu a reconstrução digital do Palácio Ayine Khaneh de Isfahan, no Irã. Baseado em plantas históricas e documentos escritos, o projeto oferece a visualização de um dos edifícios mais importantes do passado da cidade. Destruído em 1891 por Zello Soltan, então governador de Isfahan, a reconstrução digital tem como objetivo fomentar e promover a conscientização sobre a cultura e arquitetura persa.

Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review

19:00 - 25 Julho, 2018
Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review, Habitat for Orphan Girls in Khansar, Iran by ZAV Architects. Image via The Architectural Review
Habitat for Orphan Girls in Khansar, Iran by ZAV Architects. Image via The Architectural Review

The Architectural Review escolheu o projeto Moradia para Meninas Órfãs, no Irã, por ZAV Architectsi como a melhor habitação do ano de 2018. Uma premiação encabeçada pela publicação todos os anos, o AR House Awards identifica “originalidade e excelência no projeto das habitações”, reconhecendo casas particulares que vão além da função principal do abrigo, e se tornam “um objeto de fantasia, uma fonte de prazer, um talismã e um campo de testes.

Quando telhados tornam-se ruas: vila histórica de Masuleh, no Irã

12:00 - 12 Outubro, 2017
Quando telhados tornam-se ruas: vila histórica de Masuleh, no Irã, © <a href='http://www.panoramio.com/photo/54025349'>Panoramio user علی علوی</a> licensed under <a href='http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/'>CC BY 3.0</a>
© Panoramio user علی علوی licensed under CC BY 3.0

Mais de mil metros acima do nível do mar nas encostas da serra de Alborz em Gilan, no norte do Irã, uma vila que remonta a 1006 DC agita-se com a vida. As estruturas castanho-ocre de Masuleh seguem o declive da montanha em que a vila se implanta - ou melhor, brota - dando à aldeia a sua qualidade mais incomum: os telhados de muitas casas se conectam diretamente ou formam parte da rua servindo às casas acima.

Conheça a instalação que evidencia um volume suspenso de tijolos

19:00 - 11 Agosto, 2017
Conheça a instalação que evidencia um volume suspenso de tijolos, © Amir Ali Ghafari
© Amir Ali Ghafari

O projeto de Ashari Architects para uma instalação arquitetônica no Irã é uma resposta morfológica à necessidade de voltar a conectar-se aos nossos sentidos.

É possível construir para o futuro sem esquecer o passado? O caso da arquitetura iraniana

07:00 - 3 Junho, 2017
É possível construir para o futuro sem esquecer o passado? O caso da arquitetura iraniana, © <a href='https://www.flickr.com/photos/novecentino/512652036/'>Flickr user novecentino</a> Licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/">CC BY-SA 2.0</a>
© Flickr user novecentino Licença CC BY-SA 2.0

Tomando um táxi do Aeroporto Internacional Imam Khomeini em Teerã para a cidade, é impossível não notar a distribuição aparentemente aleatória de edifícios ao longo da rodovia; uma matriz de blocos de concreto díspares a mundos de distância das imagens da Mesquita Sheik Lotfollah que tipicamente aparecem nas capas de guias de viagem iranianos. "Minhas observações sobre arquitetura no Irã são semelhantes a muitos outros países que mudaram em termos de características arquitetônicas. O Irã também mudou," afirma arquiteto M. Reza Karfar. "Estamos agora na época onde tudo é produzido em massa e estamos apenas usando e usando, mas não criando memória de nada. Esse sentimento de pertencimento - é evidente - vai desaparecer. Você frequentemente vê uma casa de 50 ou 60 ou 200 anos ser simplesmente demolida para dar lugar a um edifício de quatro ou cinco pavimentos, e em cinco anos, este também será demolido."

CAAT Studio transforma ponte em Museu no Irã

19:00 - 12 Março, 2017
CAAT Studio transforma ponte em Museu no Irã, Cortesia de CAAT STUDIO
Cortesia de CAAT STUDIO

CAAT STUDIO revelou o projeto Organizing the Forgotten Urban Spaces (Organizando os espaços urbanos esquecidos), um projeto que revitaliza a Ponte Mirdamad em Teerã, no Irã, através da criação de um museu de antropologia.

A complexa simplicidade da arquitetura iraniana

15:00 - 6 Março, 2017
A complexa simplicidade da arquitetura iraniana, © Ariana Zilliacus
© Ariana Zilliacus

A geografia do Irã consiste em grande parte de um planalto central do deserto, cercado por serras. Devido ao fato do país ser coberto principalmente por terra, areia e rocha, a arquitetura iraniana faz intenso uso de elementos de tijolo ou adobe. A maioria dos edifícios vistos em cidades maiores, como Teerã e Isfahan, são construídos usando métodos de amarração de tijolos similares, como pode ser visto em outras partes do mundo, mas certas construções, normalmente aquelas que datam mais atrás, apresentam incríveis tesouros geométricos. E não pára por aí - antiga arquitetura iraniana muitas vezes apresenta uma camada de azulejos sobre as construções de tijolos que podem criar maravilhas geométricas. A arte de criar complexidade usando elementos incrivelmente simples foi dominada pela arquitetura iraniana. Em um mundo arquitetônico onde a construção se tornou oculta por camadas de gesso e madeira compensada, poderíamos aprender muito com a beleza da geometria estrutural do Irã, onde a pele e a estrutura são (quase sempre) a mesma coisa.

Conheça a arquitetura iraniana através de 10 sítios históricos

07:00 - 20 Fevereiro, 2017
Conheça a arquitetura iraniana através de 10 sítios históricos

Como remanescente de um império outrora abrangeu quase toda a área da Grécia à China, o Irã está cheio de maravilhas históricas. Devido à atual situação política do país, ele não é exatamente um destino turístico visado e, portanto, muitas destas maravilhas permanecem escondidas do resto do mundo. Tal como acontece com qualquer edifício histórico, cada um dos dez lugares listados abaixo contém uma rica história dentro de seus espaços. No entanto, a história do Irã é excepcionalmente complexa, com dinastias e governantes cuja influência se estendeu para além do Irã moderno. Estes locais, portanto, são memórias físicas da rica cultura que forma a base do povo iraniano hoje, apesar da mudança radical na esfera política do país após a Revolução de 1979. Locais sagrados para os zoroastrianos, por exemplo, ainda são visitados e lembrados, apesar das restrições impostas pelo governo iraniano. As essências desses lugares oferecem oportunidades para aprender e simpatizar com a história do Irã, além do que ouvimos nas notícias.

Carregando... Pode demorar alguns segundos