Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022

O Prêmio Aga Khan de Arquitetura (AKAA) anunciou os vencedores da edição de 2022. Entre 463 projetos indicados ao 15º Ciclo de Prêmios (2020-2022), os seis vencedores apresentam exemplos de excelência arquitetônica nas áreas de design contemporâneo, habitação social, melhoria e desenvolvimento comunitário, preservação histórica, reutilização e conservação de áreas, bem como paisagismo e melhoria do meio ambiente. Dois projetos de Bangladesh e um da Indonésia, Irã, Líbano e Senegal dividirão o prêmio de 1 milhão de dólares, um dos maiores da arquitetura.

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 2 de 9Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 3 de 9Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 4 de 9Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 5 de 9Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Mais Imagens+ 4

Para o 15º Ciclo de Prémios, o AKAA contou com nove jurados independentes, incluindo Nada Al Hassan, Francis Kéré, renomado arquiteto burquinês - vencedor do Prêmio Pritzker 2022 e vencedor do AKAA 2004 pelo seu primeiro projeto, uma escola primária em Gando, Burkina Faso; e Anne Lacaton, vencedora do Prêmio Pritzker. O Júri selecionou 20 projetos finalistas de 16 países durante a primeira fase e reconheceu municípios, construtores, clientes, mestres artesãos e engenheiros que desempenharam papéis essenciais nos projetos vencedores.

Os projetos vencedores do Prêmio Aga Khan de Arquitetura (AKAA) 2022 são:

Espaços Fluviais Urbanos. Bangladesh | Co.Creation Architects

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 8 de 9
Espaços fluviais urbanos, Jhenaidah. Imagem Cortesia do Prêmio Aga Khan Award de Arquitetura

O projeto conseguiu reverter a degradação ecológica e os riscos à saúde do rio e suas margens, além de induzir a melhoria ambiental efetiva do rio. Através da participação e apropriação consistente da comunidade, amplo envolvimento de mulheres e grupos marginalizados e uma força de trabalho local, o empreendimento aparentemente simples de limpar o acesso ao rio Nabaganga em Jhenaidah levou a um projeto de paisagismo cuidadoso com materiais e técnicas de construção locais, transformando um lixão informal abandonado em um espaço multifuncional atraente e acessível, valorizado pelas diversas comunidades de Jhenaidah.

Centro de Memória Cultural Rohingya. Bangladesh | Arquitetos Rizvi Hassan, Khwaja Fatmi, Saad Ben Mostafa

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 6 de 9
Centro de Memória Cultural Rohingya, Cox’s Bazar. Imagem Cortesia do Prêmio Aga Khan Award de Arquitetura

Emergindo de um mar de arrozais, o edifício consiste numa extensão da paisagem que aglutina a arquitetura. Moderno e eficiente em todos os aspectos, bem adaptado ao local, o Aeroporto Internacional de Banyuwangi pode ser um divisor de águas na arquitetura aeroportuária, especialmente considerando os planos do governo da Indonésia de construir cerca de 300 aeroportos em breve.

Banyuwangi International airport. East Java, Indonesia | Andramatin

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 3 de 9
Aeroporto Internacional de Banyuwangi, Blimbingsari, East Java. Imagem Cortesia do Prêmio Aga Khan Award de Arquitetura

Surgindo de um mar de arrozais, o edifício estende a linguagem da paisagem em um evento concentrado que aglutina a arquitetura. Moderno e eficiente em todos os aspectos, mas fiel ao seu local, o Aeroporto Internacional de Banyuwangi pode ser um divisor de águas na arquitetura aeroportuária, especialmente considerando que o governo indonésio deve construir cerca de 300 aeroportos em breve.

Museu de Arte Contemporânea e Centro Cultural Argo. Teerã, Irã | Ahmadreza Schricker Architecture North - ASA North

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 4 de 9
Museu de Arte Contemporânea e Centro Cultural Argo, Teerã. Imagem Cortesia do Prêmio Aga Khan Award de Arquitetura

No denso bairro urbano de Teerã, este projeto atípico de reutilização e conservação transformou a fábrica Argo em um museu privado de arte contemporânea. Das ruínas do edifício original, a cervejaria existente foi reformada e novas superfícies foram construídas com abordagem e design sutis. Vários espaços para exposições, palestras e filmes foram desenvolvidos em quatro andares, e uma nova residência artística foi construída ao lado do museu.

Reforma da Casa de Hóspedes Niemeyer. Trípoli, Líbano | East Architecture Studio

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 9 de 9
Courtesy of Aga Khan Award for Architecture

Localizada na periferia de Trípoli, a reabilitação da casa de hóspedes faz parte da Feira Internacional Rachid Karami (RKIF), a obra-prima inacabada do arquiteto. A reforma da Casa de Hóspedes Niemeyer é uma história inspiradora sobre a capacidade de reparo da arquitetura durante uma vertiginosa crise em todo o mundo, especialmente no Líbano, já que o país enfrenta um colapso político, socioeconômico e ambiental sem precedentes.

CEM Kamanar Secondary School. Thionck Essyl, Senegal | Dawoffice

Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022 - Imagem 2 de 9
Kamanar Secondary School, Thionck Essyl. Imagem Cortesia do Prêmio Aga Khan Award de Arquitetura

Um campus repleto de infraestrutura, edifícios, paisagens e móveis, a Kamanar Secondary School aborda as múltiplas escalas de urbanismo, paisagismo, arquitetura e tecnologias de construção com iguais compromisso e virtuosismo. A topografia e a flora do local são as condições fundamentais deste projeto, levando à introdução de uma rede de salas de aula organizadas em torno de copas de árvores pré-existentes, adotando sua sombra como espaços sociais que servem tanto aos alunos quanto aos professores.

O Prémio Aga Khan de Arquitetura foi criado em 1977 para identificar e encorajar conceitos de construção que respondam com sucesso às necessidades e aspirações das comunidades onde os muçulmanos têm uma presença significativa.121 projetos receberam o prêmio, enquanto quase 10.000 foram documentados. Explore os 20 projetos finalistas selecionados pelo júri para o 15º Ciclo de Premiação (2020-2022) e a apresentação dos vencedores do Prêmio Aga Khan 2019 do ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Prêmio Aga Khan de Arquitetura anuncia vencedores do ciclo 2020-2022" [Aga Khan Award for Architecture Announces Winners of the 2020-2022 Cycle ] 27 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989528/premio-aga-khan-de-arquitetura-anuncia-vencedores-do-ciclo-2020-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.