Arquitetura Finlandesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Finlândia

Projetos mais recentes em Finlândia

Últimas notícias em Finlândia

Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira

Para a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia, o Pavilhão da Finlândia revisita um momento da história local em que uma crise de refugiados levou a novas formas de construção e reconfiguração do espaço doméstico, que acabou influenciando diferentes lugares do mundo. Intitulada New Standards, a exposição com curadoria de Laura Berger, Philip Tidwell e Kristo Vesikansa apresenta a história de Puutalo Oy, uma empresa especializada em edificações pré-fabricadas de madeira que estabeleceu novos padrões para o design residencial no século XX e criou a exportação arquitetônica mais difundida da Finlândia.

Silo projetado por Alvar Aalto será transformado em centro de pesquisa em Oulu, Finlândia

O Skene Catling de la Peña, escritório de arquitetura com sede em Londres e Madri, em parceria com a Factum Foundation, está desenvolvendo um projeto de reforma que pretende ressignificar a icônica estrutura de concreto do silo industrial projetado por Alvar Aalto em 1931 na cidade finlandesa de Oulu. Concebido para transformar o edifício industrial em um novíssimo centro de pesquisa em arquitetura e patrimônio histórico, o AALTOSIILO “é um projeto de referência que servirá de modelo para futuros projetos de reutilização de estruturas industrial no norte da Europa e além—uma iniciativa que pretende transformar a relação entre o passado industrial da região e a sua relação com o meio ambiente.”

Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021

O Pavilhão Nórdico na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza será transformado em um projeto experimental de co-habitação pelos arquitetos Helen & Hard, apoiados por uma equipe curatorial do Museu Nacional da Noruega. Respondendo ao tema How will we live together? a intervenção “apresentará um estrutura para conceber e construir comunidades com base na participação e partilha”.

600 Telhas cinéticas reinventam a cabana finlandesa tradicional (mökki)

Shiver House é uma reinvenção radical da cabana finlandesa tradicional (mökki). O projeto é uma estrutura cinética que se adapta às forças naturais circundantes. Trata-se de uma exploração da ideia de que a arquitetura pode ser usada como um meio de criar um vínculo emocional mais próximo entre seus habitantes e o mundo natural em que se encontra. Além disso, o projeto aborda que a arquitetura pode parecer "viva" com a intenção de que isso gere um relacionamento emocional mais profundo e duradouro entre as pessoas e as estruturas que elas habitam.

Em foco: Alvar Aalto

“Tornar mais humana a arquitetura significa fazer uma arquitetura melhor e alcançar um funcionalismo muito mais amplo que o puramente técnico." - Alvar Aalto. 

JKMM projeta primeiro complexo de dança e artes cênicas da Finlândia

O projeto mais recente do escritório finlandês JKMM, intitulado The Dance House Helsinki, se tornará o primeiro edifício da Finlândia dedicado inteiramente à dança e às artes cênicas. Oferecendo espaços de ensaio e performance para artistas, o projeto é uma extensão da Cable Factory, o maior centro cultural da Finlândia.

Hey5 projeta expansão do museu nacional da Finlândia

O jovem escritório de arquitetura Hey5 revelou seu projeto para o Uusi Kansallinen, um concurso internacional de arquitetura recentemente convocado para o desenvolvimento de um anexo para o Museu Nacional da Finlândia. A proposta recebeu o nome “Suppa,” inspirada na típica paisagem finlandesa e sua geografia dinâmica criada pelo derretimento de blocos glaciais. A ambição por trás do projeto era criar um objeto icônico e espaços suficientemente flexíveis para abrigar o diversificado programa do museu.

Lahdelma & Mahlamäki projeta conjunto de torres triangulares para novo bairro em Helsinque

O escritório finlandês Lahdelma & Mahlamäki architects venceu a competição para projetar um novo arranha-céu em Helsinque. Propondo um cluster de espaço público e torres de plantas triangulares, a empresa planejou a construção das torres de uso misto dividida em fase, com a colaboração da empresa de construção YIT. Localizado no distrito de Pasila, o projeto é chamado de Trigoni como referência à planta triangular das torres e o desejo de criar fortes conexões em relação ao desenvolvimento sustentável.

Eliel e Eero Saarinen: A vasta influência de pai e filho na arquitetura

É raro um pai e filho compartilharem a mesma data de nascimento. Ainda mais raro que essa dupla trabalhe na mesma profissão e mais raro ainda ambos alcançarem sucesso internacional em suas respectivas carreiras. Esta, no entanto, é a história de Eliel e Eero Saarinen, os arquitetos finlandeses-americanos cujo portfólio conjunto retrata o desenvolvimento do pensamento arquitetônico moderno nos Estados Unidos. Desde os edifícios finlandeses inspirados pela Art Nouveau de Eliel e o planejamento urbano modernista até o estilo internacional de Eero e suas estruturas neo-futuristas, a dupla pai-filho produziu um corpo incomparável de trabalho, culminando em duas medalhas de ouro individuais do AIA.

10 Projetos do ArchDaily que você pode reservar no Airbnb

ArchDaily e Airbnb foram fundados no mesmo ano, 2008, porém com propósitos muito diferentes. Desde então, o ArchDaily acumulou uma vasta base de dados com milhares de projetos localizados em cidades e países de todo o mundo. O Airbnb, por outro lado, revolucionou a forma como exploramos os países e habitamos os edifícios, mesmo se for por uma única noite.

Carregando... Pode demorar alguns segundos