Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário

Afastando-se de abordagens hierárquicas, as práticas contemporâneas adotam modelos mais inclusivos e participativos nos processos de projeto. O planejamento participativo, uma noção que prioriza envolver toda a comunidade na tomada de decisão, tem recebido reconhecimento e popularidade em todo o mundo. Cidades ao redor do planeta interpretaram o planejamento participativo de acordo com suas necessidades únicas, utilizando tecnologia e recursos governamentais para acelerar e aprimorar o processo.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 2 de 8Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 3 de 8Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 4 de 8Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 5 de 8Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Mais Imagens+ 3

As pessoas devem ser o coração de qualquer planejamento urbano. Desafiando abordagens hierárquicas tradicionais que marcaram os primeiros esforços de planejamento urbano, o planejamento participativo se materializou como um democratizador do desenho. Em sua essência, ele enfatiza o envolvimento ativo de todos os membros de um grupo de usuários no desenvolvimento de seus espaços físicos e sociais. A colaboração com toda a comunidade no processo estratégico e de gestão do planejamento urbano gera benefícios a nível dos sistemas.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 3 de 8
Projeto de Redesenvolvimento da Favela de Sanjaynagar - Processo de projeto participativo em andamento com os moradores. Imagem © Community Design Agency

A filosofia tem ganhado popularidade internacional, reconhecendo que os moradores devem desempenhar um papel central na definição da agenda de suas comunidades. Essa mudança é uma resposta às limitações do planejamento centralizado, que frequentemente resulta em ambientes urbanos socialmente desconectados. O planejamento centralizado muitas vezes não conta com a participação pública. As decisões são tomadas por especialistas sem considerar as diversas perspectivas da comunidade.


Artigo Relacionado

O que é cocriação no contexto da arquitetura e do urbanismo?

Planejamento Descentralizado

A co-criação comunitária se torna uma ferramenta para desbloquear oportunidades ocultas dentro das cidades, especialmente no enfrentamento de questões como superlotação, tráfego, dificuldade de governabilidade e segregação social. O planejamento participativo permite que arquitetos e comunidades fortaleçam os laços do bairro e desenvolvam novas relações entre as pessoas e seu ambiente urbano.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 2 de 8
Oficina de projeto participativo. Imagem cortesia de COURB Brasil

A UN-Habitat desenvolveu um conjunto abrangente de ferramentas para orientar os esforços de planejamento participativo, ajudando os governos locais a implementar a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa metodologia passo a passo envolve líderes municipais, urbanistas, sociedade civil, investidores e setor privado. O conjunto de ferramentas fornece um molde do processo, permitindo flexibilidade com base nos recursos e capacidades disponíveis, colocando as autoridades locais e os cidadãos na vanguarda do desenvolvimento urbano sustentável, promovendo uma estratégia orientada para intervenção.

Embora uma estratégia globalmente aplicável oriente as iniciativas locais, organizações dentro das cidades têm liderado vários projetos de planejamento urbano participativo em todo o mundo:

Helsinki, Finlândia - Projeto Summer Streets com UrbanistAI

Utilizando a ferramenta de inteligência artificial UrbanistAI, urbanistas envolveram cidadãos e proprietários de empresas em um processo de projeto participativo.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 5 de 8
Helsinki, Finlândia. Imagem © Julius Jansson

Workshops facilitaram a visão colaborativa. Os cidadãos foram encarregados de usar a plataforma para gerar visões alternativas para seções pré-definidas das Summer Streets. Após essa etapa de co-criação, os participantes votaram nas ideias propostas, resultando em uma lista de futuros cenários mais favorecidos. Os workshops foram concluídos com um diálogo colaborativo entre os urbanistas e os participantes.

Auroville, Índia - Dreamweaving 

Com a participação de 70 pessoas, incluindo arquitetos, urbanistas, especialistas multidisciplinares e membros da Assembleia dos Residentes, a iniciativa visava imaginar um desenvolvimento consciente e ecológico da região. Em parceria com o escritório de arquitetura de BV Doshi, Vastushilpa Sangath, o planejamento participativo enfatizou a integração, síntese, diversidade e uma abordagem centrada no ser humano.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 6 de 8
Matrimandir em Auroville, Índia. Imagem © James Ewing

Captação de sonhos para alinhamento da comunidade por meio de um órgão de feedback para supervisão informada é o ideal arquitetônico do Dreamweaving liderado pela próxima geração de arquitetos e a autoeducação para o planejamento participativo. Essas iniciativas visam superar polaridades, otimizar a participação da comunidade e promover resultados coerentes, reconhecendo a necessidade de discussões matizadas e governança colaborativa no desenvolvimento urbano de Auroville.

A estratégia de transporte e mobilidade "pedestre em primeiro lugar" foi adotada por Auroville. No entanto, novas formas de uso da tecnologia da informação e comunicações foram incorporadas ao plano diretor e espera-se que tragam resultados a longo prazo.

Istambul, Turquia - Global Future Cities Plan

Em parceria estratégica com a UN-Habitat, foram identificados os mecanismos de participação existentes e as lacunas, e foram mapeadas as necessidades e recursos para implantar com sucesso uma abordagem participativa incluindo grupos normalmente sub-representados.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 7 de 8
Istambul, Turquia. Imagem © Nwar Igbariah

O resultado apoia a Municipalidade Metropolitana de Istambul no desenvolvimento de suas capacidades, transformando o planejamento urbano em um processo mais inclusivo, baseado em dados. A implementação do engajamento contribuiu para aprimorar uma abordagem robusta de coleta, fluxo e governança geral de dados em várias diretorias dentro da municipalidade. Isso fortaleceu a utilização de dados no processo de planejamento participativo.

Calgary, Canadá - Active Neighborhoods Canada

O Active Neighborhoods Canada, uma colaboração envolvendo o Montreal Urban Ecology Centre, o Centre for Active Transportation e o Sustainable Calgary, concentra-se no planejamento urbano participativo para o desenvolvimento de projetos que promovam o transporte ativo nas comunidades. Sua visão inclui a criação de projetos urbanos seguros envolvendo as comunidades no processo de cocriação. A abordagem relaciona saúde pública, equidade e ambientes construídos para apoiar a caminhada, ciclismo e outros modos de transporte.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 8 de 8
Calgary, Canadá. Imagem © Jeff Whyte

O "Reimagine Catwalks Playbook" é um guia para comunidades de Calgary transformarem atalhos, passarelas, labirintos e vielas. Originalmente destinados a melhorar a conectividade entre residências, escolas e parques locais, esses atalhos foram projetados para diminuir as distâncias, economizando tempo durante um passeio descontraído ou pedalada. No entanto, os moradores evitam usá-los devido à manutenção inadequada. O guia aborda questões como falta de manutenção, falta de remoção de neve e iluminação inadequada nessas áreas, fornecendo um guia para que os membros da comunidade aproveitem suas habilidades e conhecimentos para impacto comunitário positivo. Além disso, inclui guias de facilitação para caminhadas empáticas, oficinas de projeto e observação de locais para incentivar a comunidade a criar coletivamente soluções para desafios locais.

O planejamento urbano participativo é uma metodologia poderosa para enfrentar desafios urbanos globais e desbloquear o potencial latente dentro das cidades. De iniciativas lideradas por organizações como a UN-Habitat a transformações locais em cidades como Helsinque, Auroville, Istambul e Calgary, esses exemplos mostram diversas aplicações e resultados positivos do planejamento participativo. À medida que os governos em todo o mundo reconhecem cada vez mais o valor de processos de tomada de decisão inclusivos, o planejamento participativo continua moldando o futuro do desenvolvimento urbano, um passo colaborativo de cada vez.

Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário - Imagem 4 de 8
Traffic Calming de Martindale por ActivateYYC. Imagem cortesia de ActivateYYC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Planejamento participativo: moldando cidades por meio do envolvimento comunitário" [Participatory Planning: Shaping Cities through Community Engagement] 09 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009676/planejamento-participativo-moldando-cidades-por-meio-do-envolvimento-comunitario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.