Arquitetura Albanesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Albânia

Projetos mais recentes em Albânia

Últimas notícias em Albânia

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV

Este mês marcou o início das obras de reforma da Pirâmide de Tirana, um monumento brutalista na Albânia. O projeto assinado pelos arquitetos do MVRDV, trata da reabilitação daquilo que, originalmente, era um monumento comunista. A proposta transforma a estrutura brutalista em um novo polo para a vida cultural de Tirana. Preservando a casca de concreto, a intervenção abrirá o átrio do edifício para cafés, estúdios, oficinas e salas de aula.

Monumentalidade ressignificada: a transformação da arquitetura e dos espaços públicos do leste europeu

Remanescentes do período de ocupação soviética, espaços urbanos monumentais e representativos de muitas das cidades do chamado Bloco de Leste Europeu ainda constituem um legado desafiador, tanto para seus cidadãos quanto para os arquitetos que nestes contextos projetam seus edifícios e espaços. Em completo desacordo com ambientes urbanos contemporâneos, regidos por valores democráticos e sociais, estes espaços ainda hoje representam um problema a ser resolvido. Edifícios e espaços públicos ideologicamente carregados estão aos poucos sendo recuperados, reconciliando os cidadãos com sua própria história—um passado que muitas vezes tende a ser esquecido e até apagado. Neste contexto, a (re)introdução da escala humana tem auxiliado arquitetos e urbanistas a restaurar a vitalidade dos espaços públicos destas cidades.

Bairro sustentável projetado por Stefano Boeri na Albânia começará a ser construído

O escritório de arquitetura liderado por Stefano Boeri acaba de apresentar seu mais recente projeto: um bairro sustentável as margens do rio que atravessa a maior cidade e capital da Albania. O Tirana Riverside, como está sendo chamado, será o primeiro projeto de escala urbana da Europa a ser desenhado para atender alguns requerimentos específicos que surgiram após a crise de COVID 19, incorporando soluções tecnológicas para promover um ambiente mais seguro e sustentável, concebido para atender rigorosas normas de sustentabilidade definidas pelo Governo Albanês e autoridades locais.

Projetando ícones: a nova arquitetura Albanesa

A arquitetura da Albânia está associada ao mar e à herança cultural do país. Limitada por Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte e Grécia, a república abrange o Mar Adriático e o Mar Jônico, enquanto se conecta ao Mediterrâneo. Com o tempo, a Albânia sofreu uma confluência de diferentes civilizações e culturas, cada uma moldando o atual ambiente construído.

Mario Cucinella Architects projeta oásis verde no centro de Tirana

O projeto de Mario Cucinella Architects (MC A) para o Ekspozita Building, um oásis urbano no centro de Tirana, na Albânia, foi aprovado pelas autoridades e será construído. Composto por espaços comerciais, residenciais e de uso público, o edifício de 93 metros de altura tem conclusão prevista para 2023.

Conheça os vencedores do Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico 2019

12 projetos finalistas, uma menção honrosa e 5 obras vencedoras foram anunciadas em Barcelona como resultados da 4° edição do Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico AADIPA.

Conheça os selecionados para o Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio 2019

Reconhecendo os bons projetos na área patrimonial, a quarta edição do Prêmio Europeu de Intervenção ao Patrimônio Arquitetônico AADIPA anunciou 15 trabalhos selecionados na categoria A (Intervenção no patrimônio construído) e 10 na categoria B (Espaços ao ar livre).

Stefano Boeri Architetti projeta complexo habitacional escalonado na Albânia

O escritório Stefano Boeri Architetti projetou um novo complexo habitacional multi-familiar na Albânia. O projeto, localizado perto do Palácio Presidencial, vem na sequência da inauguração de um estúdio projetado pelo grupo italiano na capital do país, Tirana.

Stefano Boeri Architetti projeta floresta vertical no centro de Tirana, na Albânia

Tirana será a primeira cidade da Albânia a contar com uma "floresta vertical". Uma tipologia de projeto que está se tornando um sinônimo do trabalho realizado por Stefano Boeri. Responsável também pelo desenvolvimento do novo master plan da capital, o qual foi concluído há três anos, o escritório de arquitetura com sede em Milão planeja densificar as áreas verdes no centro da cidade de Tirana. A floresta vertical concebida por Boeri se materializará em forma de um edifício de vinte e um pavimentos e cento e cinco unidades residenciais.

5 Projetos nomeados para o Prêmio EU Mies 2019 de Arquitetura Contemporânea

Cinco projetos finalistas foram selecionados para o Prêmio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea de 2019, um prêmio atribuído conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe. O prêmio bienal, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, reconhece os projetos localizados na Europa que demonstram excelência em "termos conceituais, sociais, culturais, técnicos e construtivos".

Carregando... Pode demorar alguns segundos