Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia

Stefano Boeri Architetti e SON Architects são anunciados os vencedores do concurso organizado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Albano-Americana de Desenvolvimento (AADF) para a conservação, apresentação, valorização e planejamento das escavações arqueológicas do Anfiteatro Romano, do Fórum Bizantino e das Termas Romanas no centro histórico de Durrës. Com uma visão a longo prazo para a cidade de Durrës, os vencedores também serão responsáveis pelo projeto de uma série de caminhos urbanos visando reconectar as principais atrações históricas com a orla marítima e o porto da cidade.

Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 2 de 7Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 3 de 7Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 4 de 7Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 5 de 7Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Mais Imagens+ 2

O anfiteatro, que data do início do século II, é uma prova da longa história da cidade. Apesar de estar em estado de abandono, principalmente devido à falta de recursos financeiros e ao lento progresso dos esforços de conservação, este local atrai cerca de 20.000 visitantes por ano. Isto enfatiza o papel central que ele desempenha na identidade e na vida social da cidade. Os caminhos propostos destinam-se a integrar o local em um tecido urbano atualmente fragmentado e acentuar sua importância, tornando a área mais acessível tanto aos habitantes quanto aos visitantes.

Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 5 de 7
via Shutterstock by T. Miettinen

Dois outros bens culturais importantes para a cidade de Durrës também estão incluídos no briefing. As Termas Romanas, um monumento cultural listado, cobrem uma área de cerca de 700 metros quadrados com mais estruturas para serem escavadas. O sítio arqueológico do Fórum Bizantino possui cerca de 2.530 metros quadrados e contém os restos de um pórtico redondo com um pódio no centro que permanece parcialmente abaixo do nível das ruas vizinhas. Às duas áreas estão atualmente separadas uma da outra por uma estreita faixa não escavada e estão fechadas ao público.

Stefano Boeri Architetti e SON Architects trabalharão em estreita colaboração com as agências governamentais responsáveis e com grupos de interesse específicos do setor público nacional e regional, ONGs, setores acadêmicos e privados, universidades relevantes e demais instituições de educação superior. O projeto será financiado e gerenciado pela Fundação Albanês-Americana para o Desenvolvimento (AADF) em cooperação com o Ministério da Cultura.

Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 4 de 7
via Shutterstock by Lev Levin

O Anfiteatro de Durrës não é apenas um monumento cultural, mas uma representação do simbolismo da cidade de Durrës, uma evidência da glória passada desta antiga cidade, que deve ser devolvida à cada visitante de Durrës. Os séculos lançaram uma sombra mas não extinguiram a luz da imensa riqueza cultural de Durrës, daí a necessidade do projeto de conservação e revitalização do anfiteatro para restaurar parte da glória "perdida". O anfiteatro terá que vir à tona em toda sua grandeza e fazer parte do mapa cultural de Durrës, visando conectar através de uma rede de caminhos todos os monumentos da cidade. Durrës tem uma extraordinária riqueza arqueológica e há muito mais a descobrir, mas todas as estradas devem nos levar ao anfiteatro. - Elva Margariti, Ministra da Cultura da República da Albânia.

Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia - Imagem 7 de 7
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Esta iniciativa reafirma o interesse de Stefano Boeri Architetti pelo patrimônio arqueológico, como já expresso através de projetos como a Domus Aurea na Itália e o parque arqueológico de Ostia Antica. Desde a abertura de um escritório em Tirana em 2015, Stefano Boeri Architetti também tem contribuído ativamente no cenário arquitetônico da Albânia, empenhando-se no desenvolvimento do Plano Geral Local da cidade de Tirana. Outros projetos na área incluem um Plano Diretor de Floresta Vertical para Tirana 2030, o projeto do Bairro Riverside de Tirana e um plano para transformar escolas em espaços de uso misto para suas comunidades.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Stefano Boeri é escolhido para reconstruir sítio arqueológico em Durrës na Albânia" [Stefano Boeri Architetti Selected to Redevelop Archeological Site in Durrës, Albania] 19 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981921/stefano-boeri-architetti-foi-selecionado-para-reconstruir-um-sitio-arqueologico-em-durres-na-albania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.