Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia

O escritório Kengo Kuma & Associates venceu um concurso de projeto para o novo centro de visitantes do Parque Nacional de Butrint, um Patrimônio Mundial da UNESCO na costa do Mar Jônico da Albânia. O projeto busca estabelecer uma nova conexão entre as comunidades locais e os visitantes esperados do sítio arqueológico, melhorando assim a acessibilidade do local, que é reconhecido como uma das principais atrações culturais do país. O centro de visitantes, projetado em parceria com os arquitetos albaneses do CHwB Albania, deverá abrir ao público em 2025.

Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 2 de 12Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 3 de 12Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 4 de 12Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 5 de 12Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Mais Imagens+ 7

Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 8 de 12
© KKAA

O local escolhido para o centro de visitantes representa um cruzamento denso entre as trilhas que partem das montanhas e se conectam com as áreas do Canal Vivari e do Lago Butrint. O projeto aproveita sua posição abrindo-se para as vistas panorâmicas do estuário e do lago. A localização do centro também permite conexões com a comunidade local, ajudando a consolidar sua presença e importância para o sítio arqueológico e ajudando na criação de novas economias circulares.

Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 9 de 12
© KKAA

Através de uma análise do local, os arquitetos propuseram a criação de dois centros: um que atuaria como uma "portão da montanha" conectando os visitantes com a parte mais natural do local, e um segundo "portão do sítio arqueológico" que conecta o ancoradouro no Lago Butrint ao do Canal Vivari. Essa segunda localização também será desenvolvida para incluir um espaço público, uma praça onde a comunidade local pode interagir com os visitantes, bem como um espaço de contemplação onde qualquer um pode testemunhar a mudança de luz e vistas do entorno.

A estratégia de paisagem leva em consideração todos os artefatos existentes no local, incluindo aqueles relevantes para camadas mais recentes da história. Entendido como um palimpsesto, o local revela uma história maior, destacada através de caminhos que guiam os visitantes a descobrir todas as "ruínas" existentes dentro do local. Novas trilhas de montanha são propostas, enquanto uma variedade de estratégias de mobilidade são integradas, incluindo ônibus elétricos, trilhas para pedestres, ciclovias e mobilidade de atracação com barcos elétricos. Uma série de caminhos, plataformas e píeres adicionais são propostos para melhorar a acessibilidade às áreas úmidas e proporcionar uma melhor experiência turística.

Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 3 de 12
© Brick Visual

Recentemente, Kengo Kuma and Associates foi selecionado como finalista em várias competições internacionais. O estúdio internacionalmente reconhecido conquistou o segundo lugar na competição para o design da expansão e renovação do Museu Egípcio em Turim, enquanto o primeiro lugar foi concedido à proposta de OMA / David Gianotten. Em um tom semelhante, a proposta de Kengo Kuma para o Museu Arqueológico Nacional em Atenas, Grécia, recebeu aclamação internacional por sua intervenção sutil.

Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 4 de 12
© Brick Visual
Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 2 de 12
© Brick Visual

Créditos do Projeto:

  • Arquiteto principal: Kengo Kuma & Associates, Kengo Kuma/Anteo Taro Sanada (Sócio Responsável), Andrea Toccolini (Gerente Chefe de Projeto), Orges Guga, Wai Yiu Man, Sarah Wellesley Sjafei, Jui-Ho Tseng
  • Arquiteto Associado: CHwB Albania, Elena Mamani, Pezana Rexha
  • Projeto de Engenharia: Ervin Paci, Rubin Kodra
  • Arqueóloga: Esmeralda Agolli
  • Exposição e Interpretação: YOKE
  • Consultora de custos: Igerta Hoxha
  • Visualização: Brick Visual, Fumiya Kaneko (KKAA, CG Team)

  • Lead architect: Kengo Kuma & Associates, Kengo Kuma/Anteo Taro Sanada (Partner in Charge), Andrea Toccolini (Chief Project Manager), Orges Guga, Wai Yiu Man, Sarah Wellesley Sjafei, Jui-Ho Tseng
  • Associate Architect: CHwB Albania, Elena Mamani, Pezana Rexha
  • Engineering Design: Ervin Paci, Rubin Kodra
  • Archeologist: Esmeralda Agolli
  • Exhibition & Interpretation: YOKE
  • Cost Consultant: Igerta Hoxha
  • Visualization: Brick Visual, Fumiya Kaneko (KKAA, CG Team)

Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia - Imagem 5 de 12
© Brick Visual

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Kengo Kuma vence concurso para construir centro de visitantes em sítio da UNESCO na Albânia" [Kengo Kuma & Associates Wins Competition to a New Design Visitor Center at Butrint, a UNESCO Site in Albania] 18 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000834/kengo-kuma-vence-concurso-para-construir-centro-de-visitantes-em-sitio-da-unesco-na-albania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.