1. ArchDaily
  2. Events

Events

Conferência internacional "Patrimônio Cultural: memória e intervenções urbanas"

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU USP) sediará a conferência internacional Patrimônio Cultural: memória e intervenções urbana, organizada pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa São Paulo: cidade, espaço e memória.

Aula Magna com Héctor Vigliecca na FAU Mackenzie

Héctor Vigliecca dá boas-vindas aos calouros com uma aula magna na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, nesta quinta-feira, 15 de agosto, às 12h30.

Uruguaio radicado no Brasil desde 1975, é um dos arquitetos mais importantes em atividade no país. Possui uma vasta produção de projetos que abrange habitação de interesse social, arenas esportivas, edifícios culturais, educacionais e institucionais e planos urbanos.

Aula São Paulo - A energia nas metrópoles do futuro

A Aula São Paulo é um projeto organizado pelo Governo do Estado de São Paulo desde 2012 cujo objetivo é reunir profissionais de renome para apresentar práticas e ideias de planejamento urbano a serem aplicadas no contexto das nossas regiões metropolitanas. A iniciativa busca inspirar, provocar, despertar a curiosidade e o otimismo nas esferas pública e privada, trazendo propostas de ação e formando um fórum de discussão em torno do futuro das cidades.

SeRES Brasília 2013

O Seminário Regional de Ensino Superior (SeRES BsB 2013) de Arquitetura e Urbanismo acontecerá do dia 31 de Agosto a 4 de Setembro. Durante 5 dias, estudantes do país inteiro irão acampar no Jardim Botânico de Brasília para debater o ensino de Arquitetura e Urbanismo do país.

Dia do Patrimônio em Pelotas - RS

Neste final de semana, 17 e 18 de agosto, será comemorado o Dia do Patrimônio na cidade de PelotasRS. Dezenas de prédios históricos abrirão suas portas para a comunidade, combinando as visitações com oficinas, exposições, palestras, apresentações teatrais e musicais, projeções de filmes e feiras.

Tais ações de caráter educativo e festivo pretendem não somente aprofundar o conhecimento dos cidadãos quanto a sua memória, história e construção da identidade, como também ampliar o entendimento da população quanto à abrangente definição de patrimônio cultural.

A programação completa do evento pode ser vista aqui. Para mais informações, visite a página oficial do evento.

Debate com escritório Brasil Arquitetura no arqDEBATES em Recife

Realizado mensalmente há três anos, o arqDEBATES é um evento gratuito organizado por um grupo de estudantes e arquitetos recém-formados interessados em criar uma agenda local de debates sobre a arquitetura e o urbanismo na cidade de Recife. Com isso em mente, são organizadas palestras, exibições de filmes, visitas guiadas, dentre outras atividades, sempre seguidas por um debate com o público presente, que é, em geral, heterogêneo, não restrito a arquitetos e urbanistas. O objetivo maior desta iniciativa é criar uma cultura arquitetônica e urbanística na população em geral.

Lançamento do livro “Cidades para Pessoas” no IAB-SP

Nesta quinta-feira, 22 de agosto, o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento São Paulo (IAB-SP), juntamente com a Editora Perspectiva e a livraria Bookstore convidam todos os interessados a comparecer no lançamento do livro “Cidades para Pessoas” de Jan Gehl.

No evento estarão presentes Helle SØholt, Solvejg Reigstad e Sofie Kvist, da equipe de Gehl, para uma conversa com o público acerca do tema abordado no livro.

Lançamento do livro “Cidades rebeldes - Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil” e ciclo de debates

Na esteira dos recentes protestos que abalaram o país, a Editora Boitempo lança “Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil”. Trata-se do primeiro livro impresso inspirado nos megaprotestos que ficaram conhecidos como as Jornadas de Junho, além de ser o principal esforço intelectual até o momento de analisar as causas e consequências desse acontecimento marcante para a democracia brasileira. Escrito e editado no calor da hora, em junho e julho, Cidades rebeldes é um livro de intervenção, que traz perspectivas variadas sobre as manifestações, a questão urbana, a democracia e a mídia, entre outros temas.

A editora realiza, no dia 22 de agosto, um ciclo de debates sobre o direito à cidade e as "Jornadas de Junho", em São Paulo e no Rio de Janeiro, com alguns dos autores do livro. Veja abaixo os locais e datas dos debates.

Debate: “O que falta para São Paulo ser das PESSOAS?”

Aproveitando a presença de Sofie Kvist - gestora de projetos do escritório Gehl Architects - o Bike Anjo, oGangorra e Cidades para Pessoas promovem o “Papo Reto: o que falta para São Paulo ser das PESSOAS?”, um debate sobre a questão do direito à cidade e de como, através de pequenas iniciativas, pode-se devolver a cidade - no caso São Paulo - às pessoas. O debate conta também com a presença de Natália Garcia, criadora da iniciativa Cidades para Pessoas.

Fundado por Jan Gehl em Copenhague, o escritório Gehl Architects presta consultoria de qualidade urbana para inúmeras cidades ao redor do mundo. Sofie, juntamente com David Sim e Helle Søholt, também do Gehl Architects, estão no Brasil para desenvolver um projeto a pedido da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São Paulo.

Curso “Oscar Niemeyer e o projeto do espaço moderno” no Centro Universitário Maria Antonia

O Centro Universitário Maria Antonia oferece o curso Oscar Niemeyer e o projeto do espaço moderno, que terá início dia 27 de agosto e acontecerá nas três terças-feiras seguintes, terminando no dia 17 de setembro.

O curso, ministrado pelo arquiteto Rodrigo Queiroz, pretende fazer um exame da obra de Niemeyer a partir da constatação de que seus espaços, organizados por formas gestuais e ortogonais sobre uma esplanada, resultam de uma clássica composição de figura-fundo, que, ao afastar-se da superfície homogênea resultante da síntese entre forma abstrata, industrialização e planificação urbana que identificou as experiências da vertente construtiva do projeto moderno, revela o ambíguo sentido local e universal de sua arquitetura.

Seminário de Política Urbana Q+50 em Salvador: o esvaziamento dos centros urbanos

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia (IAB-BA) realiza, nos próximos dias 23 e 24 de agosto, o sexto ciclo dos Seminários de Política Urbana Quitandinha+50, em Salvador. Com o tema Esvaziamento dos centros: a dinâmica urbana e a expansão incontrolável”. A etapa baiana terá transmissão ao vivo através dos sites do IAB de do IAB-BA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 8:30 do dia do evento. As vagas são limitadas a 200 participantes.

O IAB-BA defende que a recuperação e reocupação do Centro Antigo de Salvador devem ser colocadas como prioridades pelos gestores municipais e estaduais e por toda a sociedade. Os ciclos de seminários do Quitandinha+50 analisarão o caso da capital baiana a partir da reunião de especialistas com experiências em outras cidades do Brasil e do mundo.

Concurso Internacional de Ideias "Piensa Sol"

Com a Semana da Arquitetura em Madri, foi inaugurada a exposição "Pasado, presente y futuro de Sol" no LASEDE COAM e foi, também, lançado o edital para o Concurso Internacional de Ideias "Piensa Sol".

PIENSA SOL é uma reflexão sobre o futuro da Puerta del Sol de Madri, cujo objetivo é reunir propostas através de um concurso internacional de ideias, visando orientar o rumo da evolução deste lugar. Para isto, PIENSA SOL se estrutura em quatro fases complementares: exposição, concurso de ideias, participação cidadã e reflexão.

Seminários de Política Urbana Q+50: a Amazônia urbana

O Estado do Amazonas receberá, nos dias 30 e 31 de agosto, a sétima edição do ciclo Seminários de Política Urbana Q+50. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e organizado pelo IAB-AM, o evento tem como tema “A Amazônia urbana”. Estarão em debate temas como o passivo socioambiental, saneamento, o sistema hídrico e os impactos climáticos das grandes cidades brasileiras. O seminário acontecerá no auditório do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM) e terá transmissão ao vivo, online, através da página do IAB.

Mesa redonda: Dupla Exposição – macro e micro observações sobre a Amazônia

Nesta terça-feira, 27 de agosto, o Studio-X Rio promove a mesa redonda “Dupla Exposição”, onde serão debatidos os dilemas do desenvolvimento da Amazônia ao abordar, simultaneamente, as macro e microestruturas que definem esta vasta infraestrutura biogenética e sócio-cultural.

A seguir uma breve descrição dos participantes que farão parte da mesa. A entrada é gratuita e as conversas serão em inglês. Para mais informações, por favor, visite a página do Studio-X Rio.

2ª Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes

Juiz de Fora -MG sediará a Bienal de Arquitetura da Zona da Mata e Vertentes – MG, que destaca como tema central a divulgação da produção arquitetônica e urbanística da região, tendo em vista a sua riqueza e a diversidade.

Através das atividades que serão realizadas – exposições, palestras, concursos, divulgação de produtos e serviços ligados à área da arquitetura – pretende-se ampliar a participação não só de profissionais e estudantes que atuam na área, mas, também, de pessoas da comunidade em geral que queiram aprender ou, simplesmente, apreciar a arquitetura e suas diversas possibilidades de interação com a produção de espaços, inclusive o das próprias cidades.

Instituto Tomie Ohtake promove palestra e lança concurso de arquitetura

Hoje, 27 de agosto, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel lançarão o edital para o 1º Prêmio de Arquitetura AkzoNobel, às 20h, na sede do Instituto. O evento, aberto ao público, conta com palestra do artista plástico Nuno Ramos, da professora da FAU-USP Marta Bogéa e de Paulo Miyada, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Curadoria da instituição.

O edital com regulamento e outras informações sobre o prêmio estará disponível para download na página do Instituto Tomie Ohtake a partir de amanhã. As inscrições estarão abertas de 28 de agosto a 08 de novembro de 2013.

Paulo Mendes da Rocha abre o ciclo de palestras “Aberto para balanço”

No dia 29 de agosto, quinta-feira, às 20h, o Centro Universitário Maria Antonia recebe Paulo Mendes da Rocha para a palestra "Arquitetura, cidade e natureza: evitar o desastre, amparar a criação". A palestra inaugura o ciclo "Aberto para balanço", uma das iniciativas de comemoração dos 20 anos do Maria Antonia. A entrada é franca – apenas 90 lugares – e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes.

Dutch Mountains: People, Place, Purpose

Francine Houben, do escritório Mecanoo, apresentou Dutch Mountains: People, Place, Purpose (Pessoas, Lugares, Objetivos), uma palestra sobre o projeto do novo Dudley Square Municipal Office Facility, como parte do Ciclo de Palestras Outono 2013.

Francine Houben dirige o Mecanno com a ambição de projetar edifícios que respeitem o contexto físico, histórico e ambiental. Em sua palestra Dutch Mountains: People, place, purpose, ela apresentou sua visão e filosofia, assim como os processos participativos de projeto e planejamento fundamentais para seu trabalho. Houben apresentou aos espectadores o portfolio internacional do Mecanoo, que conta com a recentemente inaugurada Biblioteca de Birmingham integrada ao REP Theatre, no Reino Unido, com o Wei-Wu-Ying Centre for the Arts, em Kaohsiung, Taiwan e com o Dudley Municipal Offices em Boston, ambos em construção.