A arquitetura tropical da monção asiática

A arquitetura tropical, um termo amplamente utilizado no discurso arquitetônico, carece de uma definição consistente. O adjetivo "tropical" refere-se à zona entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, que cobre mais de 40% da superfície da terra. O calor é possivelmente a única característica compartilhada desta faixa. A zona tropical possui uma variedade de climas, desde áridos até úmidos, bem como uma variedade de contextos geográficos, sociais e econômicos. Ao contrário das zonas temperadas ou árticas, um único termo abrangente é usado para descrever a arquitetura dos trópicos.

A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 2 de 6A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 3 de 6A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 4 de 6A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 5 de 6A arquitetura tropical da monção asiática  - Mais Imagens+ 1

A "arquitetura tropical" implica que a construção regional é impulsionada exclusivamente pelas condições climáticas e pela localização geográfica. Embora isto seja verdade, contextos culturais, fatores econômicos e materiais locais em diferentes países determinam igualmente as formas arquitetônicas regionais. A forma da arquitetura é baseada na intensa integração entre o ambiente construído e seu contexto natural.

A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 2 de 6
Casa RL / Wiyoga Nurdiansyah. Imagem © Muhammad

A Arquitetura da Monção Asiática


Artigo Relacionado

Modernismo tropical: a nova arquitetura de Porto Rico

O cinturão tropical inclui países da América do Sul, África, Sul e Sudeste Asiático, e Austrália. A própria Ásia Tropical é um local de enorme diversidade física e cultural - abrangendo os desertos da Índia até o arquipélago da Indonésia. Dentro deste grande ecossistema está a Monção Asiática, um local determinado onde ocorreu uma significativa mudança sazonal de padrões de vento.

A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 6 de 6
Casa De Men / Country House. Architecture. Imagem © Quang Dam

Sri Lanka, Malásia, Indonésia, Birmânia, Tailândia, Camboja, Vietnã e as partes do sul da Índia estão sob a égide da Monção Asiática. Aqui, as temperaturas permanecem quase constantes entre a noite e o dia, já que o calor do sol equatorial é temperado pelos oceanos ao redor. Os níveis de umidade também permanecem constantes e as estações do ano são marcadas pelos ventos das monções. Estes ecossistemas são responsáveis por cerca de 20% do carbono armazenado nos ecossistemas terrestres. Claramente, a monção asiática é de importância crítica para a compreensão do impacto do homem e das mudanças climáticas sobre o funcionamento da biosfera.

Os países da Monção Asiática compartilham climas, topografias e ecossistemas semelhantes, e ainda diferem nas tradições arquitetônicas. As casas da Malásia tem estruturas leves de madeira cercadas por varandas e cobertas por telhados inclinados, sua altura elevada encoraja a ventilação. A arquitetura em Bali apresenta regularmente um grupo de pavilhões de um único pavimento em plintos em um complexo murado. No Sri Lanka, pesadas paredes de terra envolvem salas estruturadas em torno de um pátio central. Cada tipologia foi muito influenciada pela história, cultura e crenças em vez de considerações práticas de tecnologia ou clima.

A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 4 de 6
Casa de Chá / Pablo Luna Studio. Imagem © Valentina Gebrie

Modernismo Tropical na Monção da Asiática

À medida que as deficiências do Modernismo Internacional se tornaram evidentes, versões localizadas começaram a surgir em todo o mundo. Na Ásia, o modernismo regional - que mais tarde passou a ser conhecido como modernismo tropical - foi usado como uma ferramenta para a construção da identidade em épocas pós-coloniais. Ideias trazidas de arquitetos educados em países ocidentais, como Le Corbusier e Geoffery Bawa, tomaram forma nestes países. O Modernismo Tropical era uma estética de projeto que parecia homogeneizar as práticas de construção em toda a Ásia. Formas cubistas, telhados baixos com beirais salientes, paredes perfuradas e uso excessivo de concreto caracterizavam a nova arquitetura. O tropo do tropical havia se tornado parte de uma noção mais globalizada de arquitetura sustentável.

A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 5 de 6
Lunuganga / Geoffrey Bawa. Imagem © Dominic Sansoni

O modernismo tropical permitiu que arquitetos asiáticos descolonizassem a arquitetura em seus países de origem. À medida que buscavam identidades alternativas para suas sociedades modernas, um equilíbrio entre modernismo e regionalismo foi gradualmente alcançado. Os ambientes contemporâneos da monção asiática vêm passando por rápidas transformações desde suas épocas pós-coloniais até o presente. Ao favorecer a cultura, as crenças, o clima e a geografia no trabalho arquitetônico, a Ásia atual se depara com novas prioridades.

A arquitetura tropical da monção asiática  - Imagem 3 de 6
Chicland Hotel / VTN Architects. Cortesia da imagem de VTN Architects

A urbanização nas economias asiáticas alterou as práticas tradicionais na arquitetura. Em relação ao posicionamento global agressivo da região, a arquitetura na Monção procura estar em pé de igualdade com suas contrapartes ocidentais. Arranha-céus de luxo e moradias isoladas não comunitárias surgiram para atender às necessidades da classe média independente e rica. Um modernismo neo-tropical que experimenta com materiais de construção locais - particularmente bambu - para atender às exigências da sociedade contemporânea está em ascensão.

O objetivo da maioria dos locais importantes da Monção Asiática é manter as nuances sociais e culturais no ambiente construído enquanto se alcança o status de uma "cidade global". As crescentes metrópoles urbanas exigem formas sustentáveis de abraçar a identidade local em estruturas de alta densidade e arranha-céus. A Monção Asiática está em um ponto de virada onde a arquitetura tropical foca na ecologia, tecnologia e tradições locais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "A arquitetura tropical da monção asiática " [The Tropical Architecture of Monsoon Asia ] 24 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999705/a-arquitetura-tropical-da-moncao-asiatica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.