Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão

Uma cidade lúdica é uma cidade projetada com o objetivo de promover o jogo, o lazer e a criatividade em seu espaço público e arquitetura. Ela oferece oportunidades de encontro que ajudam a desenvolver social e culturalmente uma comunidade, e melhora a qualidade de vida, trazendo elementos essenciais para hábitos mais saudáveis e equilibrados. Assim, interfere diretamente no desenvolvimento cognitivo e emocional de seus cidadãos, ao estimular a criatividade e a imaginação ao proporcionar espaços para a diversão.

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 2 de 15Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 3 de 15Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 4 de 15Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 5 de 15Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Mais Imagens+ 10

Além disso, estes lugares podem se tornar uma atração turística e estimular a economia local. Em grandes parques ou estruturas efêmeras - com estratégias que partem de distintos materiais, cores e elementos - é possível tornar o espaço público menos duro e mais acolhedor para pessoas de todas as idades, brindando benefícios significativos para os cidadãos. Abaixo, reunimos sete projetos que adotam o lúdico como partido a partir de diferentes estratégias.

Parque Tophane Playground / Carve


Artigo Relacionado

Conquistando espaços públicos: a história dos parquinhos e playgrounds

"Ao conceber este projeto, rompemos com o conceito de playground regular que se baseia em atividades diretivas e interações limitadas; em vez disso, criamos um elemento multifuncional que inspira a brincadeira. Nossa abordagem não convencional resultou em um objeto escultural suave, atraente e lúdico para todos - crianças e adultos. (...) O parque infantil não é um espaço vedado onde os pais observam à distância, é para todos, aberto a quem não tem medo de se envolver."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 3 de 15
Parque Tophane Playground / Carve. Foto: © Playdium
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 14 de 15
Parque Tophane Playground / Carve. Foto: © Susanna Vissani

Revitalização de Viaduto One Green Mile / MVRDVPlayground Barig

"Uma paisagem pavimentada montanhosa transforma os recursos visuais bidimensionais em uma experiência espacial 3D, acomodando toda uma gama de programas diferentes e proporcionando uma atração física dinâmica. Cores de destaque visual em materiais e gráficos tornam todos os aspectos da intervenção reconhecíveis como um todo. O espaço é dividido em uma série de “salas” públicas com diversas funções. O plantio se estende por todo o espaço. A vegetação do projeto, apresentada em uma série de telas que revestem o espaço, um arco na entrada e em muros de contenção e plantadores, promove a biodiversidade ao mesmo tempo em que resfria os espaços e amortece a poluição sonora."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 6 de 15
Revitalização de Viaduto One Green Mile / MVRDV. Foto: © Suleiman Merchant
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 11 de 15
Revitalização de Viaduto One Green Mile / MVRDV. Foto: © Suleiman Merchant

Playground Barigui / Antonio Abrão Arquitetura

"O desenho em piso emborrachado traz conforto e cores devidamente estruturadas para guiar os usuários dentro do espaço, setorizando as várias opções de brincar. A cor azul escuro do piso direciona o “fluxo” das crianças desde os acessos até os brinquedos; o azul claro define as áreas de “respiro” e estar; e os “spots” laranja destacam os pontos onde estão os principais brinquedos, como circuito sinuoso de cordas, floresta de troncos, geodésia, gira-gira, gangorra e balanço."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 12 de 15
Playground Barigui / Antonio Abrão Arquitetura. Foto: © João Sarturi
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 5 de 15
Playground Barigui / Antonio Abrão Arquitetura. Foto: © João Sarturi

Parque Oishii / td-Atelier

"Muitos estudos foram realizados sobre como criar um ambiente onde as pessoas possam visitar, ler livros e interagir. Investigamos as mudanças na posição do sol, mapeamos o que gostaríamos de fazer no "Parque Oishii" e examinamos como seria a sua aparência desde a escola primária e seu entorno. (...) Como resultado da sobreposição, decidimos criar um longo banco tridimensional que flui na extremidade oeste do terreno (remetendo aos rios, cachoeiras e montanhas de Kumano). Por se tratar de uma construção DIY, pode ser construída sem habilidades especializadas e, ao mesmo tempo, também há um processo onde é possível aprender técnicas de carpintaria."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 7 de 15
Parque Oishii / td-Atelier. Foto: © Matsumura Kohei
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 9 de 15
Parque Oishii / td-Atelier. Foto: © Matsumura Kohei

Caminho das Escadinhas / Paulo Moreira Architectures

"Pequenas intervenções permitiram devolver ao conjunto o seu carácter original, despindo-o de intervenções precárias que se foram acumulando ao longo dos anos. O trabalho cuidado de recuperação promove a permanência no local, através da instalação de bancos em todos os “quartos” da edificação, conferindo-lhe uma função de socialização."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 10 de 15
Caminho das Escadinhas / Paulo Moreira Architectures. Foto: © Ivo Tavares Studio
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 4 de 15
Caminho das Escadinhas / Paulo Moreira Architectures. Foto: © Ivo Tavares Studio

Parque Nanhua Glimmer / Atelier Let's + JR Architects

"Um dos nossos objetivos neste projeto era desenvolver um sistema de irrigação que também se destacasse em sua estética e tivesse função recreativa. (...) A instalação de geração de névoa é integrada ao sistema de iluminação para garantir a segurança da população durante a noite. (...) A névoa e brilho despertam a memória coletiva dos habitantes locais – à noite, a névoa da montanha flui ao longo dos cumes, criando brilhos ao redor das luzes da rua."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 13 de 15
Parque Nanhua Glimmer / Atelier Let's + JR Architects. Foto: © YuChen Chao
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 15 de 15
Parque Nanhua Glimmer / Atelier Let's + JR Architects. Foto: © YuChen Chao

Três Pavilhões / rotative studio

"Os pavilhões são um primeiro gesto para concretizar as ambições do município de realmente tornar esta praça em um lugar de encontro, um lugar para os moradores. Assim, propusemos mais de uma função para a instalação: uma biblioteca pública, um observatório, uma mesa coletiva com bancos e um pequeno teatro."

Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 2 de 15
Três Pavilhões / rotative studio. Foto: © rotative studio
Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão - Imagem 8 de 15
Três Pavilhões / rotative studio. Foto: © rotative studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Por uma cidade lúdica: 7 projetos públicos pensados para a diversão" 05 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999391/por-uma-cidade-ludica-7-projetos-publicos-pensados-para-a-diversao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.