Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário

O Centro de Arquitetura da Estônia escolheu a exposição "Home Stage", com curadoria de Aet Ader, Arvi Anderson e Mari Möldre da b210 Architects, para representar o Pavilhão da Estônia na 18ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. Montada em um apartamento alugado perto da saída dos fundos do complexo Arsenale, a exposição explora a contradição entre o local de moradia como um lar e como um valor de troca. Artistas estonianos farão uma residência neste apartamento em Veneza, que se tornará tanto uma casa como um palco. A exposição estará aberta de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 2 de 13Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 3 de 13Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 4 de 13Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 5 de 13Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Mais Imagens+ 8

Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 6 de 13
Bed Sheets : Spreadsheets. Imagem © Arvi Anderson, Kertin Vasser

O projeto visa expor as contradições entre lar e imóveis, entre sonhos e realidades, locatários e proprietários e residentes e visitantes. O objetivo do lar agora se estende além de morar: o investimento e a especulação se tornaram partes integrantes de cada vez mais habitações à medida que os preços de aluguel e imóveis continuam a crescer. Muitas habitações, especialmente nos centros urbanos, têm proprietários, mas nenhum ocupante, enquanto em outros lugares, os residentes lutam para encontrar proprietários. A estabilidade do lar como lugar íntimo e familiar é posta em questão pela natureza flexível e passageira dos imóveis, com seus mercados rápidos de compra e venda.

Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 2 de 13
Um rolo de pó e quatro aspiradores. Imagem Cortesia de Arvi Anderson

No Pavilhão da Estônia, os artistas destacarão esses ideais contrastantes abordando situações domésticas quase cômicas. Cada performance tem duração prevista de uma hora e meia, e repetições ao longo do dia dentro de diferentes quartos dentro do apartamento. Alguns dos atos envolvem os visitantes, convidando-os a participar do desfrute do doméstico e do descanso. O apartamento ficará de portas abertas de manhã e de tarde durante a exposição.

Os curadores projetaram o caminho que os visitantes seguirão. A jornada começa na rua aberta, onde divãs permitirão que as pessoas descansem antes de entrar no espaço. Dentro do apartamento, a sala de estar e a área da cozinha exibirão um armário de curiosidades cheio de artefatos, juntamente com uma seleção de utensílios de cozinha peculiares. O quarto apresentará um teto espelhado, enquanto o banheiro será o palco para uma "fonte de pias". De acordo com os curadores, o pavilhão é "um convite para ser um vizinho curioso, um explorador arquitetônico e um convidado em uma festa particular de inauguração, mas acima de tudo afirma: todos são bem-vindos".

Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 13 de 13
Cozinha. Imagem Cortesia de Arvi Anderson

O Pavilhão da Estônia existe no formato de uma performance duradoura, onde tarefas domésticas comuns e explosões fictícias, tanto roteirizadas quanto não roteirizadas, acontecem aos olhos do público. -  curadora Mari Möldre

Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 10 de 13
Domestic : Model. Imagem © Arvi Anderson, Kertin Vasser

Vários outros países também anunciaram seus curadores e temas de exposição em resposta ao tema dominante da bienal, "O Laboratório do Futuro", definido pela curadora Lesley Lokko. O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi escolhido pela Santa Sé para criar a instalação que representará o Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza; a Finlândia foca na história do saneamento e da acessibilidade à água, enquanto o pavilhão romeno busca inspirar o futuro com inovações tecnológicas passadas. Além dos pavilhões nacionais, a Bienal de Arquitetura de Veneza inclui também a exposição internacional, que é curada pela curadora da Bienal, Lesley Lokko, juntamente com vários outros eventos colaterais.

Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário - Imagem 12 de 13
Modelo Home Stage. Imagem Cortesia de Arvi Anderson

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Pavilhão da Estônia na Bienal de Veneza 2023 explora as contradições do mercado imobiliário" [Exploring the Contradictions Between Homes and Real Estate: The Estonian Pavilion at the 2023 Venice Biennale is Curated by Aet Ader, Arvi Anderson, and Mari Möldre] 22 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998184/pavilhao-da-estonia-na-bienal-de-veneza-2023-explora-as-contradicoes-do-mercado-imobiliario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.