Álvaro Siza e Studio Albori projetarão pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2023

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi escolhido pela Santa Sé para criar a instalação que irá representá-la na Bienal de Arquitetura de Veneza, que ocorrerá entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023. Em colaboração com o Studio Albori da Itália, o pavilhão do Vaticano, que tem curadoria de Roberto Cremascoli, será dedicado ao tema da amizade social, em comemoração ao décimo aniversário do pontificado do Papa Francisco.

Álvaro Siza e Studio Albori projetarão pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 4
Vista aérea das capelas do Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza 2018. Imagem © Laurian Ghinitoiu

O cardeal português José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação e comissário do Pavilhão da Santa Sé, expressou sua satisfação pelo retorno da instituição à Bienal de Veneza, cinco anos depois, em uma edição que celebra o papel dos arquitetos na criação de um futuro mais sustentável e melhor.

Siza, vencedor do Prêmio Pritzker de 1992, e o coletivo italiano Studio Albori, composto por Emanuele Almagioni, Giacomo Borella e Francesca Riva, desejam que sua instalação, intitulada O Encontro, estabeleça um diálogo com o tema geral da Bienal, O Laboratório do Futuro, proposto por Lesley Lokko, curadora da edição de 2023.

Álvaro Siza e Studio Albori projetarão pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 4
Capela de Eduardo Souto de Moura para o Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza 2018. Imagem © Laurian Ghinitoiu

A instalação de Siza guiará os visitantes pelas salas da Abadia de San Giorgio Maggiore até o espaço externo, um jardim remodelado pelo Studio Albori. Este espaço, normalmente reservado à comunidade beneditina, estará aberto à visitação durante a Bienal de Veneza.

O cardeal português afirmou que a segunda participação da Santa Sé na Bienal de Veneza pretende ser “uma manifestação do desejo da Igreja de estar próxima, não apenas do mundo da arquitetura, mas das artes em geral, e deve ser vista como uma declaração programática de como o Dicastério procurará garantir a presença da Igreja nesses lugares, eventos e espaços onde os artistas se reúnem”. O objetivo, observou ele, é “recuperar o sentido da Igreja como amiga dos artistas, interessada em celebrar e destacar suas realizações para desenvolver um diálogo mais rico e um crescimento na compreensão mútua”.

Álvaro Siza e Studio Albori projetarão pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 4
Capela de Flores&Prats para o Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza 2018. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Em 2018, a Santa Sé participou da 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza, expondo dez capelas projetadas por nomes como Eduardo Souto de Moura, Smiljan Radic, Carla Juaçaba, Norman Foster e Javier Corvalán. Naquela edição, a Santa Sé ocupou os jardins da Ilha de São Jorge.

A 18ª Mostra Internacional de Arquitetura contará com representações oficiais de 63 países, sendo Portugal e Brasil os únicos países de língua portuguesa presentes.

Fonte: Vatican News

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza e Studio Albori projetarão pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2023" 03 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997383/alvaro-siza-e-studio-albori-projetarao-pavilhao-do-vaticano-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.