O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas

O uso da luz em construções religiosas, enquanto elemento de associação ao divino, perpassa a história da humanidade. Historicamente, uma série de templos, das mais variadas religiões, se utilizaram deste artifício enquanto tentativa de aproximação visual e perceptível do ser humano à uma dimensão sagrada e intangível. A luz costuma ser dotada de uma conotação espiritual e força simbólica significativa, que é capaz de modificar a relação, percepção e experiência das pessoas com os ambientes. Deste modo, ela é um elemento que foi, e ainda é, utilizado pela arquitetura para criar cenários e efeitos em muitos espaços religiosos, especialmente nas igrejas.

O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 14 de 15O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 4 de 15O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 7 de 15O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 9 de 15O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Mais Imagens+ 10

A Igreja Católica, em suas muitas tipologias e estilos arquitetônicos ao longo tempo, acompanhou e se associou à essa relação luminosa, desde suas construções da era clássica, como o óculo no Panteão romano, ou seus vitrais coloridos das igrejas góticas, como a Catedral de Notre-Dame de Paris. Nas décadas mais recentes, sobretudo após o modernismo, muitos arquitetos incorporaram a iluminação em seus projetos de igrejas, reiterando essa relação histórica entre luz e divino ao criarem ambiências e cenários com efeitos luminosos monumentais. Jogos de luz e sombra, feixes luminosos coloridos ou aberturas e esquadrias que criam efeitos formais de luz no interior das igrejas são algumas das linguagens e estratégias utilizadas, que também colaboram para reafirmar a monumentalidade associada a esses espaços.

A seguir, elaboramos uma lista com 5 exemplos de igrejas modernas que utilizam a luz de maneira cênica e simbólica, na tentativa luminosa de unir arquitetura e divino, visível e intangível.

Capela de Ronchamp / Le Corbusier

O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 15 de 15
Capela de Ronchamp. Foto de Luke Stearns, via VisualHunt.com
O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 3 de 15
© Rory Hyde

Igreja em Firminy / Le Corbusier

O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 11 de 15
Igreja de Firminy. Foto de dts1013, via VisualHunt
O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 12 de 15
Igreja de Firminy. Foto de dts1013, via VisualHunt

Catedral de Brasília / Oscar Niemeyer

O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 10 de 15
Catedral de Brasilia. Foto de Rodrigo de Almeida Marfan, via Wikipedia. Licença CC BY-SA 4.0
O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 9 de 15
Catedral de Brasília. Foto de illuminaut, via Visualhunt

Igreja do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 7 de 15
Igreja do Centro Administrativo da Bahia. Foto © Guilherme Pucci
O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 6 de 15
Igreja do Centro Administrativo da Bahia. Foto © Guilherme Pucci

Igreja da Luz / Tadao Ando Architect & Associates

O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 5 de 15
Igreja da Luz. Foto de Antje Verena, via Visualhunt.com
O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas - Imagem 8 de 15
Igreja da Luz. Foto de hetgallery, via Visualhunt.com

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.



Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "O uso da luz como elemento divino em 5 igrejas modernas" 13 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997827/o-uso-da-luz-como-elemento-divino-em-5-igrejas-modernas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.