Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes

Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 2 de 40Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 3 de 40Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 4 de 40Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 5 de 40Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Mais Imagens+ 35

Ao emular técnicas manuais de fabricação, a impressão 3D utiliza modelos digitais para criar objetos tridimensionais personalizados através de um processo de produção aditivo. Essa ferramenta permite que a arquitetura explore formas, estruturas e materialidades inovadoras, fornecendo novos caminhos para o pensamento criativo. Expandindo progressivamente seus limites, a impressão 3D está integrando outras tecnologias existentes para desbloquear novos usos e tipologias. É o caso do trabalho de Philipp Aduatz, que combina estruturas texturizadas impressas em 3D com iluminação LED, adicionando uma nova camada de complexidade para permitir a criação do primeiro estúdio de cinema impresso em 3D do mundo.

Combinando técnicas manuais e automatizadas, o processo de impressão tridimensional criou uma parede de concreto a partir de uma argamassa inovadora baseada em cimento branco. De um total de 60 segmentos individuais, a parede foi construída através de dez segmentos, que surgem de seis unidades empilhadas. Equipados perfeitamente, esses segmentos ondulados são parafusados manualmente em cada plano horizontal, para que a parede possa ser desmontada no futuro.

Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 35 de 40
Courtesy of Philipp Aduatz. Photos by Paris Tsitsos

Integração de impressão 3D com iluminação LED

Philipp Aduatz buscou uma abordagem inovadora incorporando a impressão 3D com iluminação LED, desbloqueando novas possibilidades de design de interiores. Essa estratégia de material híbrido integra a parede de concreto - 630 cm de largura, 330 cm de profundidade e 230 cm de altura - com um sistema de iluminação principal composto por 14 tiras de LED inseridas horizontalmente em juntas pré-fabricadas. Controlados pelo espaço de cores RGB, essas luzes podem mudar através de várias cores e gradientes.

Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 22 de 40
Courtesy of Philipp Aduatz. Photos by Paris Tsitsos
Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 27 de 40
Courtesy of Philipp Aduatz. Photos by Paris Tsitsos

Aplicando fitas de LED da mesma espessura que as camadas de impressão, a tecnologia de iluminação é harmoniosamente integrada ao design da parede. Aproveitando ao máximo as vantagens da tecnologia, todos os elementos de LED estão conectados ao sistema de iluminação do estúdio através de controle auxiliado por computador. Não apenas se aprofundando em uma nova complexidade de design, o uso das tecnologias existentes de uma maneira diferente permite que o projeto abra novas oportunidades e desenvolva uma atmosfera única.

Uma alternativa sustentável

Diferentemente dos métodos convencionais de construção de concreto que usam uma grande quantidade de recursos, as propriedades de economia de materiais da impressão 3D tornam uma alternativa muito mais sustentável. A construção de espaços interiores dessa maneira não requer o uso de materiais para fôrmas, e apenas o absolutamente necessário é usado, reduzindo o desperdício ao mínimo. Além disso, a estrutura do estúdio de cinema não utiliza reforços, simplificando qualquer reciclagem adicional.

Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 10 de 40
Courtesy of Philipp Aduatz. Photos by Paris Tsitsos

Seguindo a criação de um design de interiores distinto, Casinos Austria e Austrian Lotteries Group encomendou Philipp Aduatz pela estratégia e realização do primeiro estúdio de cinema impresso em 3D. Este projeto foi desenvolvido em colaboração com o designer Dominik Freynschlag e o fabricante de impressão de concreto 3D incremental3D.

Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes - Imagem 8 de 40
Courtesy of Philipp Aduatz. Photos by Paris Tsitsos

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Primeiro estúdio impresso em 3D integra tecnologias de iluminação LED inteligentes" [World’s First 3D-Printed Film Studio Integrates Smart LED Lighting Technologies] 25 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997706/primeiro-estudio-impresso-em-3d-integra-tecnologias-de-iluminacao-led-inteligentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.