Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores

Embora o processo de moldar o vidro seja lento e árduo, a humanidade usa o material há milhares de anos. De acordo com evidências arqueológicas, as primeiras ferramentas e joias de vidro feitas pelo homem foram produzidas na Mesopotâmia oriental e no Egito por volta de 3.500 a.C. Além disso, após a invenção do tubo de sopro, na Síria, no século I a.C., e a Revolução Industrial ocidental, que facilitaram sua produção em massa, traços característicos de transparência e durabilidade puderam finalmente ser aplicados em larga escala na arquitetura e no design.

Avançando para os dias atuais, o uso de vidro para fachadas e janelas de edifícios está bem documentado. Mas e quando estamos do lado de dentro? Ao tratar o vidro para diferentes níveis de transparência, posicionando-o de forma inteligente dentro de uma sala ou utilizando sua superfície reflexiva, os interiores podem se beneficiar do material tanto quanto os exteriores.

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 2 de 16Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 3 de 16Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 4 de 16Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 5 de 16Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Mais Imagens+ 11

Os 15 projetos a seguir exemplificam como detalhes do vidro criam interiores contemporâneos que usam as características naturais do material a seu favor.

Paredes e divisórias de vidro

Paredes de vidro e divisórias (geralmente móveis) são uma das formas mais populares de utilizar o material no interior. Especialmente para espaços menores, trocar uma divisória feita de materiais sólidos e opacos por uma feita de vidro pode impactar dramaticamente o efeito geral do design. Além de ampliar visualmente um espaço, estendendo o olhar do observador, as paredes e divisórias de vidro podem ser à prova de som com a mesma eficácia com a qual expõe outros elementos arquitetônicos. No caso de vidro tratado ou em camadas, cria uma fascinante e tentadora visão embaçada do que está por vir.

Apartamento 011 / flipê arquitetura

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 11 de 16
© Gabriela Mestriner

Apartamento Sardenya / Raúl Sánchez

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 2 de 16
© José Hevia

Maria Farinha Filmes / +K Arquitetos

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 9 de 16
© Ana Mello

Coworking e residencial Sant Magì / BARRI Studio

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 12 de 16
© José Sanchez Masterton

Escadas

Sua função fundamental de conexão torna a escada um dos elementos arquitetônicos mais fundamentais em qualquer casa. No entanto, muitas vezes são imponentes, não importa onde estejam. A fim de reduzir artificialmente sua pesada presença física sem perder a estabilidade, os arquitetos podem optar por degraus de vidro flutuantes e até mesmo grades transparentes para obter um efeito mais sutil. A luz adicional é outro efeito colateral bem-vindo, pois a luz do dia de diferentes andares escorre sem ser bloqueada por um material opaco, como madeira ou concreto. Embora a ideia de pisar no vidro possa ser assustadora no início, os avanços modernos no tratamento químico e na têmpera do material garantem que ele suportará a carga e o uso diário.

Light Loft / LPzR architetti associati

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 6 de 16
© Chiara Pranzo-Zaccaria, Gabriele Pranzo-Zaccaria

Residência Sardinera / Ramón Esteve

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 7 de 16
© Mariela Apollonio

GC House / YourArchitectLondon

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 3 de 16
© Adrián Vásquez

Mobília de vidro

Móveis de vidro são especialmente comuns em designs de interiores que buscam uma sensação ultracontemporânea e luxuosa. Enquanto o vidro de mesas de jantar e prateleiras podem criar a ilusão de objetos flutuantes, outras peças de destaque, como cadeiras de vidro, podem enfatizar os móveis circundantes e criar a ilusão de um espaço maior por meio de sua transparência. Mas mesmo um tratamento superficial de vidro pode ajudar a criar um ambiente moderno: seja com armários de cozinha ou guarda-roupas, ou adicionando um acabamento de vidro reflexivo, os designers podem transformar peças em destaques elegantes.

Casa di Ringhiera / studio wok

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 13 de 16
© Federico Villa studio

Espaço Áurea / Julia Faria

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 5 de 16
© Henrique Queiroga

Apartamento LA / David Guerra

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 8 de 16
© Jomar Bragança

In Harmony with Nature Cafe / Reutov Design

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 4 de 16
Cortesia de Reutov Dmitry, Gerner Ekaterina

Espelhos

Poucos itens de design de interiores de vidro vêm à mente tão rápido quanto os espelhos. Ao virar a transparência do vidro de cabeça para baixo (e sobre nós), um espelho bem colocado não apenas cria a ilusão de grandeza em pequenos espaços, mas também reflete a luz de uma forma que multiplica e ilumina o ambiente. Não importa se você opta por um design de mesa, uma peça encostada na parede ou até mesmo se decide equipar uma parede inteira com azulejos refletivos ou painéis do chão ao teto, o uso de superfícies espelhadas cria uma sensação de vastidão e pode mudar as percepções de maneira inteligente. para refletir textura e forma em todo o espaço.

Canyon House / Studio Hagen Hall

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 10 de 16
© Mariell Lind Hansen

Mirror Maze Apartment / YAEL PERRY I INTERIOR DESIGNER

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 16 de 16
© Itay Benit

Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 14 de 16
© Ivo Tavares Studio

Achioté Villas / Formafatal

Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores - Imagem 15 de 16
© BoysPlayNice

Encontre mais projetos na My ArchDaily folder criada pela autora.

Este artigo faz parte de uma série do ArchDaily que explora a arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, destacaremos como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços interiores em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, agradecemos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Ganhando perspectiva: 15 projetos que exploram o uso do vidro nos interiores" [Gaining Perspective: 15 Projects that Explore Interior Glass Use] 18 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995641/ganhando-perspectiva-15-projetos-que-exploram-o-uso-do-vidro-nos-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.