Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados

Seres humanos sempre foram fascinados por reflexões. Embora eles não sejam mais do que a luz que retorna após atingir uma superfície, sempre haverá algo místico e fascinante nelas - seja um lago espelhando uma bela paisagem ou um pequeno espelho de mão, refletindo nosso rosto. Isso explica por que algumas culturas antigas consideravam os espelhos objetos sagrados com poderes mágicos, enquanto outras as associaram a portais que levavam a um mundo desconhecido. Desde então, os espelhos evoluíram para adotar muitas funções valiosas indispensáveis na vida cotidiana, sendo encontradas em carros, equipamentos médicos e, é claro, em inúmeras aplicações arquitetônicas, especialmente em interiores. Experimentar com a reflexão e a percepção do espaço tornou-se uma maneira fácil de arquitetos, designers e proprietários de imóveis transformarem qualquer sala. E, ao procurar maximizar esse impacto, o poder de espelhos excepcionalmente grandes é incomparável. Afinal, quanto maior o espelho, maior o impacto.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 2 de 26
Ville-Marie Apartment / NatureHumaine. Image © Adrien Williams

Comumente, diz-se que um espelho não deve ter mais que dois terços do tamanho dos móveis abaixo dele. Mas, à medida que o design continua a evoluir e desafiar normas desatualizadas, espelhos de grandes dimensões que excedem drasticamente as dimensões padrão estão mais em tendência do que nunca. Geralmente encontrados em quartos, armários e áreas comuns, sua popularidade é resultado das demandas atuais no design contemporâneo: sofisticação sutil, linhas nítidas, móveis mínimos, espaços abertos, uma sensação de arejamento e muita luz natural. Um espelho extra grande adere a esses princípios, refletindo enormes quantidades de luz, criando a ilusão de espaços maiores e mais iluminados. Também faz uma declaração ousada e dramática capaz de elevar a estética de uma sala, além de servir a função prática de capturar nossa aparência. Neste artigo, exploramos essas possibilidades através de uma seleção de tipologias de espelhos de grandes dimensões, muitas das quais também podem ser encontradas no catálogo do Architonic.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 3 de 26
Brisa Apartment / Elisa Albuquerque. Image © Julia Tótoli

Brincando com luz, textura e ângulos

Um dos usos mais citados do design com um espelho grande é gerar uma sensação de amplitude, tanto para complementar salas grandes quanto para ampliar ambientes pequenos e apertados. Mas, além de alterar nossa percepção do espaço, o posicionamento correto permite que a iluminação seja melhorada e otimizada. Por exemplo, se posicionado na frente de uma janela ou perto de uma luminária, um espelho pode tomar perfeitamente o ângulo da luz e fazê-la varrer todo o espaço. Quanto mais iluminada a sala, melhor sua aparência (e mais saudável para o usuário).

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 4 de 26
Villa 174 / Cedrus Studio. Image © Deed Studio

Espelhos de grandes dimensões também podem criar texturas e, como resultado, fabricar ilusões espaciais com dimensões e profundidade interessantes. Isso pode ser realizado principalmente de duas maneiras: instalando uma estrutura texturizada de espelho para um efeito tridimensional ou localizando o espelho de uma maneira que reflete um objeto texturizado - como uma mesa de café rústica, um tapete peludo ou uma escultura. Nesse sentido, pensar de forma criativa e cuidadosa sobre o ângulo e a colocação de um espelho de grandes dimensões é crucial para alcançar o efeito desejado. As possibilidades são infinitas; Fazendo um corredor estreito parecer dobrar, projetando luz em cantos escuros, acentuando elementos arquitetônicos, direcionando a atenção gerando um ponto focal na parede ou destacando acessórios, pinturas e peças de móveis, refletindo-as de diferentes ângulos.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 5 de 26
Canyon House / Studio Hagen Hall . Image © Mariell Lind Hansen

Versatilidade em formatos e estilos

Depois que a instalação é definida, é importante considerar a diversidade de estilos disponíveis no mercado. Os espelhos de grandes dimensões podem ser sem moldura para uma aparência elegante ou incluir uma estrutura pesada ou "vintage" para uma aparência dramática. Eles podem apresentar luzes LED e figuram em vários formatos e formas (geometrias retangulares, redondas ou irregulares). Em sua estrutura ou em peças de móveis anexadas, os sistemas de espelho podem integrar materiais que variam de madeira a metal. É importante observar, no entanto, que nem todas as superfícies reflexivas são feitas de vidro. Obviamente, o espelho de vidro tradicional é perfeitamente eficaz, mas o mesmo efeito de espelhamento pode ser alcançado usando aço inoxidável com acabamento espelhado ou filmes reflexivos adesivos, que permitem que os profissionais revestirem paredes, seções e superfícies facilmente.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 6 de 26
Lyceum University Building Conversion / Andreas Martin-Löf Arkitekter. Image © Erik Lefvander

Para inspirar arquitetos, designers e proprietários que desejem integrar espelhos de grandes dimensões, abaixo mergulhamos em uma seleção de estilos e formatos que são ideais para residências contemporâneas. Muitos desses designs podem ser alcançados com produtos presentes na seção "Espelhos" da Architonic.

Preenchendo a parede

As paredes espelhadas estiveram no auge entre os anos 70 e 90, mas, ao contrário da crença popular, são encontradas em muitos ambientes contemporâneos, desde espaços de entrada a salas de estar. Hoje, as versões modernas expressam a tendência de grandes dimensões em seu esplendor máximo; O efeito do espelho é maximizado quando uma superfície reflexiva abrange uma parede inteira, expandindo visualmente salas inteiras, fazendo com que pareçam duas vezes mais grandes.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 7 de 26
Casa Morgana / J. Mayer H. Image © David Franck
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 8 de 26
House B.A.B.E. / destilat. Image Courtesy of destilat
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 9 de 26
Piso Pereiv / MIEL Arquitectos. Image © ASIER RUA
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 10 de 26
Forja House / Pablo Pita Arquitectos. Image © José Campos

De pé

Quando pode ser complexo pendurar espelhos grandes ou preencher paredes inteiras com painéis refletivos, as opções clássicas de permanentes livres são a alternativa ideal. De fato, às vezes elas são até a escolha preferida por seu forte impacto e funcionalidade estética. Com suas dimensões impressionantes, geralmente dobram como peças de declaração ou peças de arte ousadas no chão. E como eles não precisam ser perfurados na parede, eles podem ser mais fáceis de se movimentar em comparação com outros formatos (embora muitas versões de grandes dimensões possam ser bastante pesadas, é claro).

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 11 de 26
Family Lar Apartment / Paulo Moreira Architectures. Image © Ivo Tavares Studio
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 12 de 26
CAADRE / Fiam Italia. Image Courtesy of Fiam Italia
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 13 de 26
Gerundio rectangular. Image Courtesy of Tonelli
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 14 de 26
Birk Mirror / Meridiani. Image Courtesy of Meridiani

Do piso ao teto

Os espelhos completos do piso ao teto geralmente são vários centímetros mais altos do que sua largura, permitindo que os ocupantes do edifício vejam sua altura total através de sua reflexão. Sua disposição vertical significa que eles são ótimos para capturar detalhes interessantes de uma sala, como padrões complexos de piso ou vigas estruturais expostas.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 15 de 26
© Nieve | Productora Audiovisual
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 16 de 26
Courtesy of Andrea Mosca
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 17 de 26
Piso Pereiv / MIEL Arquitectos. Image © ASIER RUA
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 18 de 26
Ville-Marie Apartment / NatureHumaine. Image © Adrien Williams

Escondendo um armário

Semelhante ao preenchimento da parede, este formato de espelho de grandes dimensões reveste uma superfície inteira. Mas, nesse caso, para cobrir - e, ao mesmo tempo, ocultar um guarda -roupa ou espaços de armazenamento. De certa forma, a adição de uma superfície reflexiva atenua o espaço reduzido do piso que um armário implica, contribuindo para a percepção de uma sala maior (com a vantagem adicional de permitir que os usuários observem suas roupas). Armários espelhados são especialmente adequados para quartos menores que se beneficiam desse senso de abertura e arejamento, bem como para ocultar elementos de armazenamento que podem interromper o fluxo ou estilo visual de um espaço.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 19 de 26
Life After Madrid / Arhitektura d.o.o.. Image © Miran Kambic
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 20 de 26
Apartamento Eduardo e Clarissa / INÁ Arquitetura. Image © Maira Acayaba
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 21 de 26
Apartamento Louveira / Estudio FM + Rosenbaum®. Image © Ricardo Bassetti
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 22 de 26
Mirror Maze Apartment / YAEL PERRY | INTERIOR DESIGNER. Image © Italy Benit

Preso à parede

Adicionar um espelho extra grande preso à parede é uma maneira simples de otimizar o espaço e criar um ponto focal claro. Anexado a uma superfície vertical com colas ou pendurados com suportes ou fios, eles funcionam bem quando os designers procuram economizar espaço ou apenas para chamar a atenção à parede. Eles não precisam necessariamente cobrir toda a parede para alcançar o efeito de grandes dimensões, mas devem ser grandes o suficiente para criar impacto, geralmente parecendo desproporcional ao restante do mobiliário.

Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 23 de 26
Birk Mirror / Meridiani. Image Courtesy of Meridiani
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 24 de 26
O-asis House / The Ranch Mine, Roehner + Ryan. Image © Roehner + Ryan
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 25 de 26
Day / Cattelan Italia. Image Courtesy of Cattelan Italia
Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados - Imagem 26 de 26
Malibu H25 House / Íntegra Studio Arquitetura. Image © Marcelo Donadussi

Espelhos de grandes dimensões podem ser pesados, envolver um grande investimento e geralmente exigem alguma manutenção para manter sua superfície impecável. No entanto, eles claramente fazem uma grande diferença que pode justificar o incômodo, contribuindo para espaços mais iluminados, agradáveis e aparentemente maiores.

Visite o catálogo do Architonic para descobrir uma variedade de opções de espelhos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Espelhos de grandes dimensões: a ilusão de espaços mais amplos e iluminados" [Oversized Mirrors in Architecture: The Illusion of Larger and Brighter Spaces] 03 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991893/espelhos-de-grandes-dimensoes-a-ilusao-de-espacos-mais-amplos-e-iluminados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.