Microespaços verdes em apartamentos brasileiros

Uma planta faz toda a diferença. Sua cor e textura, seus movimentos, o celebrar de seu florescer. O verde no interior dos lares brinda diversos benefícios. No entanto, além de saber quais espécies são mais fáceis de cultivar, buscar por formas mais eficazes para compor elas com o ambiente pode aprimorar a experiência espacial. Por isso, apontamos aqui algumas dicas na hora de colocar os vasos e jardineiras espalhados (ou não) pela casa.

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 2 de 22Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 3 de 22Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 4 de 22Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 5 de 22Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Mais Imagens+ 17

Percorrer o olhar

Ninguém gosta um ambiente monótono. Uma forma de quebrar isso está em colocar um ritmo para o olhar percorrer o ambiente, que pode ser criado a partir de cores, texturas, mobiliário e, claro, as plantas. Ao adicioná-las num nível mais elevado, por exemplo, ao invés de manter nossa visão na altura do olho ou para baixo, onde normalmente está grande parte do mobiliário, ela ganha um atrativo para buscar por outros ângulos do espaço que passam a ser preenchidos pelo verde. 

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 5 de 22
Apartamento M+J / Arq. Simplifica. Foto: © Yuri Panichi
Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 21 de 22
Apartamento Oscar / Vinícia Brandão Arquitetura. Foto: © Carolina Mossin

Criar um foco

Se a ideia está em criar um plano de fundo ou um ponto de destaque, concentrar a vegetação numa única parede ou canto do ambiente pode ser uma boa solução. 

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 2 de 22
Apartamento Praça da República / Sabiá Arquitetos + Pianca Arquitetura. Foto: © Pedro Vannucchi
Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 4 de 22
Apartamento Vila Buarque / Balaio Arquitetura. Foto: © Julia Novoa

Compor com outros elementos

Os modos de compor a vegetação com o ambiente são infinitas. Além das mais diversas possibilidades de pensar diferentes alturas, formatos de folha e as cores das flores através das espécies botânicas, é possível brincar com a altura dos vasos - e os materiais que eles são feitos -, trazer diferentes focos de iluminação, adicionar texturas contrastantes como a de um tapete e ir até onde a imaginação levar.

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 6 de 22
Apartamento Paulicéia / Ricardo Abreu Arquitetos. Foto: © Renato Navarro
Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 12 de 22
Apartamento 501 / TRPC Arquitetos. Foto: © Manuel Sá

Preencher as estantes

Nem todo mundo dispõe de uma vasta biblioteca para preencher as estantes. Uma boa ideia é ocupá-las com vasos de plantas. O jogo de diferentes níveis pode tornar o espaço mais lúdico e aprazível.

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 10 de 22
Apartamento General Artigas / Castro Cyon Arquitetas. Foto: © Sambacine
Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 20 de 22
Apartamento WA / Estúdio Oficina. Foto: © Igor Ribeiro

Transição entre exterior e interior

Para aqueles que buscam uma conexão com o contexto externo mais direta, plantar jardineiras no parapeito ou ocupar as varandas com plantas - nota-se que elas podem ser suspensas, sem tirar a área útil do piso - podem ser uma boa alternativa!

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 13 de 22
Apartamento RR / StudioLIM. Foto: © André Mortatti
Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 14 de 22
Apartamento Cônego / Espacial Arquitetos. Foto: © Maura Mello

Jardim vertical

Mais do que criar apenas um foco, as paredes verdes são compostas por jardins verticais que ocupam toda a superfície. Seja para emoldurar uma vista ou trazer um plano de destaque no ambiente, elas podem ser realizadas com cabos de aço ou sistemas modulares que permitem o plantio e manutenção delas.

Microespaços verdes em apartamentos brasileiros - Imagem 7 de 22
Apartamento Clodomiro / Todos Arquitetura. Foto: © Lufe Gomes

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Microespaços verdes em apartamentos brasileiros" 10 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995187/microespacos-verdes-em-apartamentos-brasileiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.