Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright

Diller Scofidio + Renfro, em colaboração com o Dallas Theatre Center, apresentou uma proposta de restauro para o Teatro Kalita Humphreys, uma das obras menos conhecidas de Frank Lloyd Wright. Ao longo dos anos, negligência e obras complementares irresponsáveis comprometeram a integridade da edificação. O projeto visa restaurar o teatro de meados do século XX ao seu estado original a partir de uma abordagem complexa. De acordo com os arquitetos, isso inclui extração de elementos não originais, reconstrução seletiva, preservação e uma reinterpretação fiel da intenção do desenho de Wright. O projeto também visa transformar o espaço público dos arredores em um parque ativo e atraente conectado a Turtle Creek e Katy Trail, alguns dos destinos mais visitados em Dallas.

Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 2 de 5Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 3 de 5Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 4 de 5Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 5 de 5Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Mais Imagens

A intervenção reimagina o espaço verde público como um parque urbano aberto e democrático, conectado à cidade por meio de uma rede de pontes, passarelas para pedestres e ciclovias. Também prioriza a posição do Teatro Kalita Humphreys como peça central dessa paisagem revitalizada. De acordo com a arquitetura orgânica de Wright, que defendia a unificação de um edifício com seu cenário natural, o Teatro foi inicialmente aninhado em um penhasco de calcário com vista para Turtle Creek. No entanto, esse cenário foi fragmentado por grandes estacionamentos e estradas. Embora as falésias, removidas como parte da adição de 1968, sejam irrecuperáveis, uma paisagem levemente remodelada ecoará a topografia original do local.

Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 2 de 5
Lobby principal, vista oeste. Imagem cortesia de Diller Scofidio + Renfro

O Kalita Humphreys, construído de acordo com o projeto de Frank Lloyd Wright em 1959, sofreu uma série de alterações, incluindo uma extensão do saguão em 1968 que comprometeu a massa original do volume. Alguns detalhes arquitetônicos também se perderam nessas alternâncias. Ainda assim, a intervenção visa pesquisar e restaurar cuidadosamente os elementos originais, incluindo luminárias de meados do século, grades de ventilação, maçanetas, molduras de janelas e móveis.

Além da restauração, o projeto também precisa responder às necessidades do público e dos artistas contemporâneos. Iluminação, climatização, infraestrutura de palco e outras funções de apoio atualizadas melhorarão a flexibilidade e permitirão uma gama mais ampla de apresentações. O layout dos assentos se assemelhará ao auditório de 1959, com fileiras escalonadas que melhoram as linhas de visão. O hall receberá um ponto central de informações e uma ala histórica para orientar e engajar os visitantes. As intervenções visam transformar a edificação negligenciada em um teatro ativo que hospeda uma ampla gama de produções, ao mesmo tempo em que honra a beleza e a integridade do projeto de Frank Lloyd Wright.

Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 4 de 5
Teatro Caixa Preta e Deck, vista oeste. Imagem cortesia de Diller Scofidio + Renfro

Novos programas também são integrados à paisagem. Pavilhões discretos ao longo do eixo público serão intercalados com pequenos pátios, cada um apresentando um programa específico que ampliará o alcance social e cultural do conjunto. A escala e a posição dos novos edifícios são informadas pelo Kalita Humphreys, garantindo que o teatro histórico continue sendo o ponto focal da composição. Um teatro caixa preta de 100 lugares se abrirá para um dos pátios como um local interno/externo; um pavilhão multiuso oferecerá uma infraestrutura flexível para diversos eventos, aulas educativas e workshops; uma “torre” de ensaio e educação incubará pequenas produções imersivas, enquanto um restaurante completa a imagem do novo Campus Kalita Humphrey.

Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 3 de 5
Novo lobby. Imagem cortesia de Diller Scofidio + Renfro

Fundada em 1981, a Diller Scofidio + Renfro (DS+R) é conhecida por projetos como o College of the Holy Cross Prior Performing Arts Center em Worcester, EUA, e The Tide, uma rede de 5 quilômetros de espaços públicos e jardins integrados a os ritmos diários da Península de Greenwich em Londres, Reino Unido.

Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright - Imagem 5 de 5
Imagem área projeto, vista oeste. Imagem cortesia de Diller Scofidio + Renfro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Diller Scofidio + Renfro projeta restauro do Teatro Kalita Humphreys de Frank Lloyd Wright" [Diller Scofidio + Renfro Unveils Plans to Restore Frank Lloyd Wright’s Kalita Humphreys Theater in Dallas] 13 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994841/diller-scofidio-plus-renfro-projeta-restauro-do-teatro-kalita-humphreys-de-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.