Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023

A 61ª edição do Salone del Mobile transformou seu layout geral e programa, incluindo Euroluce, a icônica Exposição Internacional de Iluminação em Milão. Com curadoria do arquiteto Beppe Finessi, em colaboração com a Formafantasma e o estúdio Lombardini22, a nova versão do Salone del Mobile melhorará a acessibilidade, a feira e a experiência do usuário. Acontecendo de 18 a 23 de abril de 2023 na Rho Fiera Milano, o Salone 2023 se concentrará em escolas e universidades sob o tema "Escola de Design".

Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Imagem 2 de 5Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Imagem 3 de 5Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Imagem 4 de 5Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Imagem 5 de 5Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Mais Imagens

Inaugurada em 1965 e, desde então, a cada dois anos, a Euroluce apresenta as soluções mais inovadoras no campo da iluminação para interiores e exteriores, tornando-se uma das principais exposições do Salone. Décadas depois, a bienal terá um layout revolucionado, repleto de conteúdo cultural interdisciplinar e experiencial, que vai da arquitetura à arte (exposições, palestras, workshops, instalações).

Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Imagem 2 de 5
Salone del Mobile 2022. Imagem Cortesia de Artemide

O novo programa tem curadoria de Beppe Finessi ao lado de vários jovens profissionais e artistas contemporâneos de todo o mundo. O estúdio de design Formafantasma desempenhará um papel fundamental, transformando Euroluce em uma cidade ideal dentro do novo layout, projetando espaços públicos e participações especiais para antecipar a possível evolução futura do próprio formato de feira. Trabalhando o conceito de proximidade inerente a tantos centros históricos da Itália, o estúdio Lombardini22 projetou um anel de um único nível na feira para otimizar a experiência do visitante. Por fim, o SaloneSatellite estará em um local novo e natural dentro dos pavilhões Euroluce, enquadrando as novidades para as próximas edições.

Gostamos de imaginá-lo (Salone) como um diálogo entre arquitetura e design, uma fonte de inspiração e enriquecimento para o visitante. Nesta perspectiva, é interessante que várias empresas especializadas em produtos técnicos tenham aceitado o desafio de participar do Salone - Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile.Milano

A edição de 2023 terá como foco o design de escolas e universidades sob o tema Escola de Design: Construindo o (im)possível — processo, progresso, prática. Ao colocar os holofotes na educação, o SaloneSatellite quer destacar a excelente contribuição que elas ofereceram e continuam a oferecer ao treinamento de jovens estudantes e ao avanço do design.

Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023 - Imagem 3 de 5
“Design With Nature” por Mario Cucinella. Salone del Mobile 2022. Imagem Cortesia de Salone del Mobile.Milano

Após o ressurgimento dos eventos arquitetônicos devido à pandemia, 2023 está repleto de bienais e festivais para concretizar essas ideias avançadas, ambiciosas e criativas. Janeiro começa com a XXIII Bienal de Arquitetura do Chile, seguida do Salone del Mobile. Milano e Concentrico em abril. A Bienal de Arquitetura de Veneza se estenderá de maio a novembro, e o ano será finalizado com a Trienal de Arquitetura de Sharjah. Para explorar a lista completa, visite 12 eventos de arquitetura para prestar atenção em 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Salone del Mobile de Milão apresenta o tema de 2023" [The Salone del Mobile Transforms General Layout and Presents 2023 Theme] 11 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994774/salone-del-mobile-de-milao-apresenta-o-tema-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.