CRA e Italo Rota instalam cobertura cinética em complexo hospitalar do século XVIII na Itália

CRA - Carlo Ratti Associati e o arquiteto Italo Rota desenvolveram um projeto para transformar um complexo hospitalar do século XVIII em Modena, na Itália, em um polo multidisciplinar de cultura e inovação. O projeto para o novo centro, chamado AGO Modena Fabbriche Culturali, inclui uma cobertura cinética inspirada em origami projetada em colaboração com o engenheiro e artista Chuck Hoberman. O equipamento cobrirá um pátio triangular no centro do complexo. O plano de restauração também busca melhorar a flexibilidade para que a estrutura possa se adaptar facilmente às mudanças futuras de configuração do espaço.

Para este projeto, os arquitetos seguiram uma abordagem experimental, combinando a intervenção arquitetônica convencional com o potencial dinâmico da arquitetura cinética, mais frequentemente empregada em instalações temporárias. A cobertura cinética proposta para um dos pátios principais do AGO é uma estrutura leve e dobrável, um artifício que ajuda a criar um espaço social confortável e adaptável a várias condições climáticas e diversas funções. Para conseguir essa cobertura, o CRA trabalhou com Hoberman, ex-colaborador da NASA e especialista em design de estruturas dinâmicas.

CRA e Italo Rota instalam cobertura cinética em complexo hospitalar do século XVIII na Itália  - Imagem 2 de 4
AGO Modena - pátio da chaminé. Imagem Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

O marco visual de 20.000 metros quadrados apresenta uma conquista de histórias sobrepostas, personagens e funções mutáveis, uma multiplicidade que inspirou os arquitetos a desenvolver o conceito de intervenções dinâmicas e adaptáveis. Elementos históricos são mantidos e destacados. Impressionantes corredores abobadados conduzem os visitantes através do complexo até chegar ao pátio da chaminé. Aqui, outra instalação cinética leva as pessoas ao jardim da cobertura, onde podem desfrutar de vistas de Modena e da paisagem ao redor.

O AGO está localizado na entrada do centro medieval da cidade de Modena, uma área reconhecida por sua beleza e importância histórica, pois contém vários monumentos incluídos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O complexo hospitalar foi construído em meados do século XVIII, com uma arquitetura simples e modesta que reflete sua função como Hospital Sant ’Agostino local. Uma vez concluído, o AGO Modena se tornará um local que une artes visuais, cultura digital e experimentação educacional. A AGO acolherá numerosas instituições,
incluindo a Modena Visual Arts Foundation, o Museo della Figurina dedicado a coleções de figurinhas e o Interdepartmental Research Centre on Digital Humanities.

CRA e Italo Rota instalam cobertura cinética em complexo hospitalar do século XVIII na Itália  - Imagem 3 de 4
AGO Modena - terraço jardim. Imagem Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

Os espaços culturais devem ser pensados como dinâmicos, capazes de incorporar mudanças ao longo do tempo. A natureza mutável do ambiente construído permite, por sua vez, uma abordagem participativa para ativar a produção cultural. A arquitetura de AGO configura espaços flexíveis e reconfiguráveis onde o passado e o futuro se complementam. - Carlo Ratti, sócio fundador da CRA e diretor do MIT Senseable City Lab

CRA e Italo Rota instalam cobertura cinética em complexo hospitalar do século XVIII na Itália  - Imagem 4 de 4
AGO Modena - manica lunga. Imagem Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

Carlo Ratti Associati também faz parte do coletivo de design pan-europeu selecionado para renovar o Edifício Paul Henri SPAAK em Bruxelas, Bélgica, o edifício que abriga o Parlamento da União Europeia. O escritório também projetou o MEET Digital Arts Center em Milão, outro projeto de restauração que converte um marco local em um espaço ativo e envolvente.

Créditos do projeto:

  • AGO Modena Fabbriche Culturali
  • Projeto de CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota
  • Equipe CRA: Carlo Ratti, Andrea Cassi (sócio responsável), Francesco Strocchio (gerente do projeto), Valentina Grasso (gerente do projeto das fases preliminares), Alba Leon Alvarez, Lorenzo Anghinoni, Iratxe De Dios, Serena Giardina, Giulia Lodetti, Eugenia Macchia, Nicolette Marzovilla, Giovanni Trogu, Gizem Veral, Jelena Krco, Matteo Zerbi, Gary Di Silvio, Pasquale Millieri, Gianluca Zimbardi
  • Equipe do Edifício Italo Rota: Italo Rota, Francesca Grassi
  • Telhado cinético: Hoberman Associates (Chuck Hoberman, Matthew Davis)
  • Estrutura do telhado cinético: INGEMBP (Corrado Curti)
  • Restauração: Studio Associato Architetti Francesco Doglioni e Renata Daminato (Francesco Doglioni)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "CRA e Italo Rota instalam cobertura cinética em complexo hospitalar do século XVIII na Itália " [CRA and Italo Rota Transform an 18th-Century Hospital Complex in Italy with the Addition of a Kinetic Roof] 14 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993453/cra-e-italo-rota-instalam-cobertura-cinetica-em-complexo-hospitalar-do-seculo-xviii-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.