Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos

Espaços públicos urbanos têm potencial para transformar a vida dos bairros e das cidades e por isso precisam estar abertos às mudanças sociais, culturais e tecnológicas que ocorrem na sociedade. Da horta urbana ao espaço pet, dos jardins de chuva aos pavilhões de arte, a vida nas cidades contemporâneas criou novas demandas e novas formas de usar e se apropriar dos espaços públicos. 

Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 2 de 12Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 3 de 12Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 4 de 12Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 5 de 12Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Mais Imagens+ 7

Historicamente, os espaços públicos urbanos foram palco de importantes eventos políticos e religiosos, ou ainda lugar de encontros e afirmação social, assumindo uma forma mais ou menos como a que conhecemos hoje, com parques e praças, a partir do século XIX. Sua funcionalidade e organização dedicada ao lazer da população surge a partir dos movimentos trabalhistas, do aumento populacional e da Revolução Industrial. Com a somatória desses elementos, os parques e praças assumiram funcionalidades comuns em vários lugares pelo mundo. Um lugar na cidade para se ter contato com a natureza e o verde, com playground para crianças e áreas de lazer para adultos, onde as pessoas podem descansar, praticar esportes, socializar e relaxar em meio a sua rotina.

Apesar de comum e de permanecer verdadeiro, esse entendimento de espaços públicos vem se transformando nos últimos anos, tanto em virtude de transformações sociais quanto dos tecidos urbanos que os envolvem. Com a rotina acelerada e mais dinâmica, além do contínuo aumento populacional e adensamento dos centros urbanos em algumas partes do mundo, nos últimos anos novos programas foram adicionados aos espaços públicos e à rotina dos moradores das cidades.

Meio ambiente e poluição

Uma das principais discussões atuais é a do aquecimento global e como a forma como vivemos precisa ser transformada para poder garantir a permanência humana na terra. As cidades e a vida urbana são fatores precisam ser transformados, desde suas construções e materialidades, até seu funcionamento. A partir disso, muitos espaços públicos contemporâneos têm proposto alternativas para aumentar áreas verdes ou tratar áreas contaminadas. As hortas urbanas, os jardins de chuva e tantas outras alternativas colocaram para os espaços públicos uma outra forma de lidar com a natureza, buscando também uma programação mais educacional.

Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 2 de 12
Jardim Comunitário Urbano “Sporta pils dārzi”, 2021 / Artilērijas dārzi - Riga, Letônia -. Image © Cortesia de CCCB
Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 11 de 12
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S. Image © Joana França

Espaços de conectividade

A tecnologia transformou os espaços de trabalho. Com a internet, os computadores portáteis e os celulares, muitos trabalhos puderam se desvencilhar dos escritórios e se tornar remotos. Dessa forma, muitos espaços públicos hoje em dia são usados como espaço de trabalho e estudo. Além disso, a internet também se tornou parte fundamental da nossa rotina para além do trabalho, é por ela que nos comunicamos, consumimos e temos acesso a grande parte das informações do mundo. Espaços com wifi, mesas ao invés de bancos, coberturas, são todas instalações que consideram essas transformações. 

Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 12 de 12
Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - 10. Image © Peter Bennetts
Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 7 de 12
Ambiente Educacional Apu Kumanday, TSL Colômbia 2022 / República Portátil + Coonvite + Lucía Garzón. Image © Julio Suárez

Novas formas de conviver

Apesar da estrutura familiar ser um dos aspectos que mais varia de lugar para lugar, nos últimos anos, em muitos países ocidentais, houve uma transformação em sua estruturação. Pessoas estão se casando menos e tendo menos filhos, e esse fato tem reflexos nas formas de conviver e nos espaços onde essa convivência acontece. Se antes os parquinhos eram o único equipamento pensado para as famílias, hoje temos espaços para cachorros brincarem, academias ao ar livre, pistas de skate, quadras poliesportivas e tantos outros programas possíveis que possibilitem às pessoas interagirem.

Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 4 de 12
Paisagem de atividades / JAJA Architects + AI. Image © Rune Johansen
Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 3 de 12
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S. Image © Joana França

Arte Urbana

A arte contemporânea rompeu com os limites dos museus e se colocou na cidade, abrindo uma série de possibilidades de intervenção, seja nas artes gráficas pelas empenas, seja nos pavilhões e intervenções ou ainda em exposições externas que buscam atingir públicos diferentes. Os espaços públicos não precisam ter espaços específicos para que essas intervenções aconteçam, basta que exista lugar, pessoas e oportunidade.

Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 5 de 12
Mostra sobre arquitetura contemporânea brasileira ocupa espaço público na Cidade do México. Image © Joana França
Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 8 de 12
Lina Ghotmeh projetará o Serpentine Pavilion 2023 visando reduzir a pegada de carbono. Image © Serpentine

Novos tipos de espaços públicos

Com a transformação dos tecidos urbanos surgem também novas tipologias de espaços públicos. Se antigamente as praças e parques eram as tipologias mais comuns de espaços públicos, hoje as transformações urbanas trazem novos tipos de espaços que possibilitam também outras formas de interação: parques lineares, parques que margeiam rios e córregos, parques que resgatam ruínas antigas, pocket parks, entre outros.

Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 9 de 12
Pedreira nº 8: Montanha do Livro / DnA. Image © Ziling Wang
Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos - Imagem 10 de 12
Parque Little Island / Heatherwick Studio. Image © Timothy Schenck

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Novos usos e diretrizes contemporâneas para os espaços públicos" 09 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993270/novos-usos-e-diretrizes-contemporaneas-para-os-espacos-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.