Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia

Os esforços arqueológicos destinados a explorar as civilizações do passado revelaram uma semelhança em todo o mundo, uma forma de arquitetura desenvolvida de forma independente em todos os continentes. As evidências mostram que as comunidades neolíticas usavam solos férteis e argila aluvial para construir habitações humildes, criando o primeiro material de construção durável e sólido da humanidade. A arquitetura de terra nasceu muito cedo na história da humanidade, e as técnicas sofreram um declínio gradual à medida que os estilos de vida mudaram, as cidades cresceram e os materiais industrializados floresceram. A arquitetura de terra tem lugar no mundo do século XXI?

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 2 de 8Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 3 de 8Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 4 de 8Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 5 de 8Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Mais Imagens+ 3

A atual crise ecológica despertou interesse pelas tradições antigas, especialmente entre os arquitetos. A necessidade de uma arquitetura ecológica confiável e sustentável levou muitos arquitetos internacionais a explorar a “eco construção” vernacular. Uma crença comum é a de que as práticas vernaculares estão inseridas em seu tempo e são incapazes de encontrar um lugar no ambiente construído contemporâneo. No entanto, muitos exemplos em todo o mundo mostram como artesãos experientes são capazes de reutilizar suas habilidades de novas maneiras.

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 3 de 8
Centre for Earth Architecture / Kéré Architecture. Image © Iwan Baan

A arquitetura do passado oferece estratégias de construção que desencadeiam inovações técnicas. Os materiais vindos da terra e seus processos estão passando por um ressurgimento global, impulsionados pela esperança de um futuro ecologicamente resiliente.

Egito: Hassan Fathy

Na década de 1940, o arquiteto egípcio Hassan Fathy liderou um renascimento da construção com terra em seu país natal. Ele acreditava piamente na importância dos valores humanos. Fathy identificou a necessidade de esquemas habitacionais socialmente orientados, especialmente para o egípcio comum. Sua filosofia foi orientada pela descoberta de soluções arquitetônicas acessíveis que se adequassem ao contexto local. Ao longo de sua carreira, ele adotou tecnologias e formas treadicionais relevantes para o clima e as economias locais.

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 5 de 8
Dar al-Islam Mosque / Hassan Fathy. Image © Omar Bárcena

Fathy reconheceu a necessidade de técnicas de construção cooperativa e recorreu à terra para seu uso versátil. A terra - sendo um material facilmente disponível e acessível na região - provou ser uma solução para melhorar as condições de vida da população rural pobre do Egito. O material requer pouco ou nenhum processamento industrial ou transporte, permitindo a economia de energia e recursos. No Egito a lama é abundante, pode ser reciclada e possui excelentes propriedades térmicas para o calor da região. O material é fácil de usar e há disponibilidade de pedreiros qualificados. Os tijolos de terra são secos ao sol em vez de queimados em fornos, tornando-se uma alternativa de baixa tecnologia e baixo consumo de energia.

As ideias de Fathy foram visões inovadoras de antigos conceitos arquitetônicos do Egito. Seus edifícios de terra eram sólidos em facetas estruturais, permitindo que ele explorasse as formas arquitetônicas. A carreira de cinco décadas de Fathy, pioneiro na arquitetura de terra, influenciou várias estruturas em todo o Sul Global. Muitos arquitetos indianos tiveram como referência seus exemplos de arquitetura de barro e os aplicaram em contextos modernos. Seus princípios se espalharam pela África, Oriente Médio e, eventualmente, pelo Novo México.

França: CRAterre

A França é um dos poucos países que abriga as principais técnicas de arquitetura de terra como pau-a-pique, tijolos de adobe e taipa de pilão. Seguindo os passos de Hassan Fathy e François Cointeraux, o grupo de pesquisa francês CRAterre se concentra no desenvolvimento de técnicas em arquitetura de terra. Estimulada pela revolução ecológica do final dos anos 1970, a CRAterre tem promovido uma estratégia global de regeneração e modernização da arte da construção com terra. O grupo foi pioneiro na exploração do potencial da construção vernacular na França e em todo o mundo.

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 6 de 8
Prototype by CRAterre . Image Courtesy of CRAterre

A associação sem fins lucrativos tem a missão de manter vivas e disseminadas as informações tradicionais. Por meio de treinamento especializado, pesquisa e experiência prática, o grupo familiariza os alunos com as criações arquitetônicas feitas com terra. A pesquisa exploratória da CRAterre os levou a desenvolver métodos de ponta, como concreto vazado, terra crua e misturas de fibras vegetais, taipa pré-fabricada e estruturas de terra impressas em 3D.

Desde a sua criação, os programas de treinamento da CRAterre foram combinados com estratégias para reunir uma ampla gama de colaboradores - construtores, cientistas, professores e alunos. Protótipos em tamanho real de habitações públicas de terra crua foram desenvolvidos em todo o mundo, alguns dos quais foram construídos e usados. Seu processo envolve uma análise profunda da cultura e da população que reside em cada edifício. Elementos macro e microterritoriais, como materiais locais e necessidades culturais, são combinados para criar uma arquitetura de terra contemporânea.

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 2 de 8
Building prototype by CRAterre . Image Courtesy of CRAterre

India: Auroville Earth Institute

Na maior e mais rápida economia de carbono do mundo, o Auroville Earth Institute (AVEI) foi criado para testar e disseminar a prática de técnicas sustentáveis de construção com terra. Na década de 1980, o fundador Satprem Maini tornou-se uma das primeiras pessoas a concluir os cursos de treinamento da CRAterre. Ele trouxe seus para a Índia e criou o AVEI como uma iniciativa para treinar estudantes em arquitetura de terra. Por meio de oficinas participativas regulares, o Instituto se esforça para educar e capacitar as pessoas a construir suas próprias estruturas usando técnicas de construção com barro.

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 4 de 8
Realization Community / Auroville Earth Institute . Image Courtesy of Auroville Earth Institute

A organização sem fins lucrativos está envolvida na pesquisa, desenvolvimento, promoção e transferência de tecnologias de construção baseadas na terra, liderando simultaneamente um movimento em todo o subcontinente indiano. A AVEI inventou um tipo de tijolo de terra comprimida fabricado com uma série de prensas de blocos manuais e mecânicas. Eles também desenvolveram uma ampla gama de técnicas usando terra estabilizada, particularmente para abóbadas e cúpulas. Esses protótipos encontraram lugar em edifícios públicos e iniciativas de habitação de baixo custo em toda a Índia.

A AVEI deseja aproveitar a longa história de autoconstrução da Índia, vista nas práticas vernaculares. Estabelecendo um 'novo vernáculo' usando tecnologia moderna com terra estabilizada, sua filosofia é baseada no treinamento interdisciplinar em materiais locais e técnicas contemporâneas. A Índia moderna se desenvolveu tão rapidamente que a arquitetura vernacular não teve tempo de alcançá-la. A AVEI coloca a terra na vanguarda da reinvenção da modernidade na Índia.

Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia - Imagem 8 de 8
Sharanam / Auroville Earth Institute . Image Courtesy of Auroville Earth Institute

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Pioneirismo no renascimento da arquitetura de terra: Egito, França e Índia" [Pioneering the Revival of Earth Architecture: Egypt, France, and India ] 07 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993231/pioneirismo-no-renascimento-da-arquitetura-de-terra-egito-franca-e-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.