Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27

O escritório Stefano Boeri Architetti apresentou um novo projeto para uma floresta vertical durante a COP27 em Sharm El-Sheikh, Egito. O protótipo seria para Dubai, a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e sede da COP28 em 2023. O ambicioso projeto representaria o primeiro protótipo de uma floresta vertical no MENA (Oriente Médio e Norte da África), e é o mais recente de uma extensa lista de edifícios cobertos de vegetação projetados pelo Boeri Architetti, incluindo o Bosco Verticale em Milão, o Easyhome Huanggang na China e um protótipo da primeira floresta vertical holandesa.

Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 2 de 5Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 3 de 5Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 4 de 5Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 5 de 5Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Mais Imagens

Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 4 de 5
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O megaprojeto encomendado pela Impact One visa fortalecer a gestão do sistema hídrico em resposta ao clima árido na região do MENA e definir um modelo para futuros edifícios e desenvolvimentos urbanos. Como tal, o primeiro protótipo de Floresta Vertical em Dubai operará sob os princípios de reutilização e consumo adequado de energia. Os dois arranha-céus de 190 e 150 metros serão envoltos em terraços verdes, abrigando 2.640 árvores e 27.600 arbustos mantidos por estufas e jardins hidropônicos.

Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 2 de 5
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Aspectos sustentáveis incluem integração florestal urbana, absorção de partículas de poeira fina, regulação do microclima e otimização da produção de energia a partir de fontes renováveis. Superfícies fotovoltaicas alimentarão os sistemas de dessalinização de água para atender ao ciclo da água do edifício, além da recuperação de águas cinzas. Os painéis produzirão 5.100 kWh de energia limpa, armazenada em um sistema de baterias de hidrogênio, reduzindo o uso de eletricidade da rede elétrica por parte dos edifícios.

A figura em forma de V enquadraria o skyline crescente de Dubai, que visa emissões zero de carbono até 2050. Os Emirados Árabes Unidos, juntamente com uma extensa lista de empresas renomadas, já estão trabalhando em protótipos verdes como o New Tech District do URB e a Academic City do OMA para fornecer soluções para os desafios na disponibilidade de alimentos, produção de energia, captação de água e gestão de resíduos zero na região.

Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 5 de 5
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O protótipo das torres Vertical Forest é um dos vários projetos ambiciosos divulgados durante a conferência sobre mudanças climáticas COP27, que acontece até 18 de novembro em Sharm El-Sheikh, no Egito. Em um upgrade da proposta apresentada em 2021, a Skidmore, Owings & Merrill (SOM) também apresentou o Urban Sequoia NOW. A torre sequestrará carbono da atmosfera e aumentará a vida útil padrão de 60 anos do edifício.

Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27 - Imagem 3 de 5
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Stefano Boeri Architetti apresenta protótipo de floresta vertical na COP27" [Stefano Boeri Architetti Unveils Vertical Forest Prototype at COP27] 16 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992054/stefano-boeri-architetti-apresenta-prototipo-de-floresta-vertical-na-cop27> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.