6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona

CIERTO ESTUDIO foi fundado por seis jovens arquitetas em 2014. Desde então, a equipe não parou de crescer e consolidar sua prática profissional em Barcelona. Estas seis arquitetas são: Marta Benedicto, Ivet Gasol, Carlota de Gispert, Anna Llonch, Lucia Millet e Clara Vidal.

O estúdio nasceu da pluralidade, portanto seu pensamento é inevitavelmente diverso e isso se reflete em uma metodologia de trabalho colaborativo, sempre buscando a máxima reivindicação arquitetônica e um caráter próprio. 

Com um fascínio particular pela tipologia da habitação coletiva, a equipe sempre apresenta projetos inovadores, pensados para se adequar a diferentes estilos de vida.

Em 2017, o escritório ganhou seu primeiro prêmio neste campo por "Illa Glòries" em Barcelona: um plano diretor para uma quadra urbana multiuso e o desenvolvimento de uma das quatro unidades habitacionais coletivas que compõem o bloco.

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 10 de 18
Illa Glories / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

O estúdio concebeu uma quadra densa que pudesse dar continuidade ao tecido urbano e oferecer uma permeabilidade intencional em contato com a rua. Assim, elas geraram dois volumes que agrupam o espaço livre do terreno em dois grandes pátios protegidos da atividade pública, para o uso dos vizinhos.

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 8 de 18
Illa Glories / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

Nas unidades habitacionais que projetaram, o acesso é feito através das varandas, utilizando-as como ponto de encontro entre vizinhos e conectando as unidades com o pátio e a cobertura.

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 6 de 18
Illa Glories / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

Elas projetaram unidades versáteis que podem se adaptar às mudanças de necessidades de forma reversível e sem esforço, buscando esta adaptabilidade em três aspectos principais: porosidade, ambiguidade de salas, e multiplicidade de acessos.

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 3 de 18
Illa Glories / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

Seu projeto "Kitch-room" também foi premiado, recebendo o reconhecimento pelo desenvolvimento de um edifício de 68 unidades com instalações públicas no térreo, e cuja tipologia indica a posição central da cozinha na casa. 

Elas receberam recentemente a liderança do Novo Modelo de Eixos Verdes do plano urbano "Superilla Barcelona", que levou o estúdio a lançar as bases para a transformação sustentável do distrito Eixample durante a próxima década. Como parte deste plano, o escritório também é responsável pelo projeto do eixo principal: Carrer Consell de Cent. 

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 16 de 18
Superilla Barcelona / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO
6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 17 de 18
Superilla Barcelona / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

A ideia por trás da reforma da Calle Consell de Cent, com sua plataforma única, é permitir que as pessoas conquistem o centro da rua, transformando-a em um espaço para pedestres. Sob tal premissa, as ruas deixam de ser vias para se mover pela cidade e passam a ser espaços públicos com múltiplas possibilidades. Uma área que antes pertencia apenas aos automóveis pode ser transformada em jardins, praças ou lugares de encontro e relação comunitários e de vizinhança. A ideia é que estas novas áreas se adaptem facilmente ao uso social espontâneo, tanto público quanto comercial, enquanto permitem que os serviços básicos da cidade continuem a operar normalmente.

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 18 de 18
Superilla Barcelona / CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

Estes três projetos públicos estão atualmente em construção, assim como a vontade do Cierto Estudio de trabalhar fora dos limites de Barcelona, sua cidade natal.

6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona - Imagem 2 de 18
Equipo CIERTO ESTUDIO. Image Cortesía de CIERTO ESTUDIO

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sánchez, Mili. "6 Arquitetas que estão inovando no urbanismo e na habitação coletiva de Barcelona" [CIERTO ESTUDIO: 6 mujeres arquitectas que innovan en el urbanismo y la vivienda colectiva de Barcelona] 19 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991530/6-arquitetas-que-estao-inovando-no-urbanismo-e-na-habitacao-coletiva-de-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.