Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura

Em uma nova exposição na Kunst Haus Wien em Viena, o artista austríaco continua sua investigação na arquitetura onde poucos civis pisam.

A busca de Gregor Sailer por estruturas e edifícios incomuns o leva a alguns dos lugares mais extremos da civilização humana – de centros de exercícios militares nos EUA e Europa, a um centro de mineração perto de Chuquicamata, no deserto do Atacama, até campos de neve no Ártico.

Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 2 de 7Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 3 de 7Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 4 de 7Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 5 de 7Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Mais Imagens+ 2

Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 6 de 7
© Gregor Sailer, direitos da imagem Vienna 2022

As imagens de Sailer da série "A Vila Potemkin" questionam as exorbitâncias frequentemente absurdas da sociedade, permitindo aos espectadores o acesso a um mundo de falsificações e cenários artificiais. Na série "Cidades Fechadas", ele capturou lugares excepcionais proibidos a estranhos, tais como uma mina de diamantes na Rússia e cidades de refugiados no Saara. Para sua série mais recente intitulada "A Estrada Polar da Seda", o austríaco realizou várias expedições ao Ártico, documentando a infraestrutura física da luta global pelo poder nesta região remota.

Apenas com uma foto por assunto, as fotografias de Sailer são desprovidas de vida humana. Filho de um arquiteto, ele frequentemente retrata os edifícios como volumes solitários e, assim, os eleva a estruturas estéticas independentes com uma presença escultural – um visual que lembra o trabalho de Bernd e Hilla Becher.

Além de trabalhar com uma câmera de visão, a preocupação comum de Sailer e Becher é o uso de luz uniformemente difusa, pois sombras ou reflexos significam distrações atmosféricas.

Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 5 de 7
Universidade Dortmund, 2005, da série 'Subraum'. Imagem © Johannes Naumann, Gregor Sailer, Stefan Tuschy, direitos da imagem Vienna 2022
Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 2 de 7
Metrô Bochum, 2005, da série 'Subraum'. Imagem © Johannes Naumann, Gregor Sailer, Stefan Tuschy, direitos da imagem Viena 2022

Sailer estudou comunicação visual de 2002 a 2007 na Dortmund Academy, concentrando-se na fotografia e no cinema experimental. Desta vez, ele entrou em contato com a "Escola Düsseldorf" de enxergar, um termo cunhado pela lendária primeira geração de alunos de Becher.

Embora existam abordagens tipológicas, o trabalho de Sailer não é tão exclusiva e consistentemente definido por ele como o de Becher. Ignorando os elementos muito marcantes e literais, Sailer usa a arquitetura em seus quadros para sensibilizar as pessoas para questões socialmente críticas de forma indireta.

Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 3 de 7
Gregor Sailer, área de testes de carros, Carson City, Suécia, 2016, da série ‘The Potemkin Village’. Imagem © Gregor Sailer, direitos da imagem Vienna 2022

Sua última exposição, intitulada Lugares invisíveis, está em exibição até 19 de fevereiro de 2023, na Kunst Haus Wien, em Viena. "Gregor Sailer é um fotógrafo que pensa muito em suas composições, e com suas fotos elaboradas contraria as rápidas e voláteis enxurradas de imagens, oferecendo tranquilidade e precisão", diz Verena Kaspar-Eisert, curadora da exposição.

Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura - Imagem 4 de 7
© Gregor Sailer, direitos da imagem Vienna 2022

Este artigo foi publicado originalmente na revista Metropolis.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Loho, Petra . "Fotografias de Gregor Sailer exploram as implicações políticas, militares e econômicas da arquitetura" [Gregor Sailer’s Photographs Explore Architecture’s Political, Military, and Economic Implications] 11 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990032/fotografias-de-gregor-sailer-exploram-as-implicacoes-politicas-militares-e-economicas-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.