Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano

O Pavilhão Quadracci de Santiago Calatrava e o Centro de Arte Contemporânea da vencedora do Pritzker, Zaha Hadid, estão comemorando seu 20º aniversário. Ambos os edifícios, primeiros desses arquitetos nos EUA, contribuíram para o desenvolvimento econômico das cidades do centro-oeste nas últimas duas décadas. Por esse mesmo motivo, o prefeito de Milwaukee declarou o dia 16 de setembro como "Santiago Calatrava Day" para celebrar a abertura do Pavilhão.

Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 2 de 5Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 3 de 5Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 4 de 5Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 5 de 5Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Mais Imagens

Esta é uma região no norte dos Estados Unidos que está crescendo acima da média, econômica e demograficamente, mas ainda não no nível de metrópoles como Nova York, Los Angeles ou Houston. Historicamente, a migração para o sul do país - mais conhecida como Sunbelt Boomtown - foi um sinal de alta produtividade e um período de redistribuição populacional nos EUA. No entanto, o sul sofreu desacelerações em suas economias e taxas de crescimento nas últimas três décadas. Por outro lado, o centro-oeste está fortalecendo a produção nacional e oferecendo preços médios de imóveis mais baixos e uma melhor qualidade de vida em comparação com o Sun Belt.

Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 3 de 5
MICHIGAN CENTRAL STATION, Detroit. Ford Motor Companyestá convertendo este espaço abandonado de Beaux Arts na peça central da Michigan Central Innovation de Corktown. Imagem cortesia de Practice for Architecture and Urbanism

A arquitetura tem desempenhado um papel fundamental no estímulo econômico do centro-oeste: a migração e a mobilidade residencial desencadearam o mercado imobiliário; servindo como destino para os amantes da arte e da arquitetura (o centro-oeste abriga várias joias de Mies Van der Rohe e Frank Lloyd Wright) e é um guia para a revitalização de cidades como Detroit. Marcos urbanos no meio-oeste dos Estados Unidos, como o Pritzker Pavilion de Frank Gehry em Chicago, o Guthrie Theatre em Minneapolis de Jean Nouvel (também seu primeiro trabalho concluído na América do Norte), a Des Moines Public Library de David Chipperfield, o Glass Pavilion no Museu de Arte de Toledo/SANA e o 20º aniversário dos edifícios de Calatrava e Zaha são oportunidades para refletir sobre o que os edifícios significam para as cidades, comunidades e o país em geral.

Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 4 de 5
Jay Pritzker Pavilion / Gehry Partners. Imagem © Patrick Pyszka

O Pavilhão Quadracci e o Centro de Arte Contemporânea também promovem talentos emergentes em todo o mundo. O pavilhão de Calatrava motivou a criação do Prêmio Marcus – que traz talentos emergentes de todo o mundo para a Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da UW-Milwaukee. Para a construção do CAC em Cincinnati, a escolha foi unânime. A decisão de contratar Hadid entre as 300 empresas, incluindo o finalista Daniel Libeskind e Bernard Tschumi, estava de acordo com o histórico do CAC de promover artistas contemporâneos emergentes ou desconhecidos.

Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano - Imagem 2 de 5
Centro de Arte Contemporânea em Cincinnati. Imagem via Flickr user bvincent licensed under CC BY-ND 2.0

O Calatrava Day ancora ainda o papel da arquitetura como promotora de marcos culturais que enriquecem o acervo do Museu e a comunidade local. Esses projetos abriram o caminho para o desenvolvimento de ícones adicionais do meio-oeste, incluindo o novo Museu Público de New Milwaukee por Ennead Architects e Kahler Slater, o Mulva Cultural Center em Wisconsin pela SOM e o Fria Veterans Memorial em Wisconsin por Oyler Wu Collaborative selecionado em um concurso internacional de projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Como Calatrava e Zaha Hadid contribuiram para o desenvolvimento das cidades do centro-oeste americano" [Calatrava and Zaha Hadid's Buildings Contribute to the Economic Development of Midwestern American Cities] 22 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989303/como-calatrava-e-zaha-hadid-contribuiram-para-o-desenvolvimento-das-cidades-do-centro-oeste-americano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.