EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney

Sob a esfera geodésica da Spaceship Earth e a exibição de culturas mundiais que simbolizam o EPCOT da Disney World está a visão de uma cidade utópica. A proposta original do EPCOT —uma comunidade construída em torno da inovação — foi um dos últimos projetos visionários de Walt Disney. Incomodada com a expansão urbana aleatória, a Disney teve ideias ousadas para um tecido urbano que impulsionaria o progresso nos Estados Unidos. A Experimental Prototype Community of Tomorrow [Comunidade Protótipo Experimental do Amanhã] foi o antídoto de Walt Disney para a decadência das cidades americanas.

EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 2 de 8EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 3 de 8EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 4 de 8EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 5 de 8EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Mais Imagens+ 3

Em 26 de outubro de 1966 — período vibrante do movimento modernista nos Estados UnidosWalt Disney lançou um filme que narrava seus planos para um protótipo de cidade futurista. EPCOT era seu sonho para uma sociedade tecnologicamente avançada e verde nos EUA. O experimento fundiria as visões revolucionárias da Disney em planejamento urbano, reexaminando como as cidades americanas poderiam se desenvolver de maneira controlada. A Disney acreditava firmemente que os problemas das cidades eram os problemas mais críticos enfrentados pela sociedade.

EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 2 de 8
Flickr de ricardo_mangual. LicençaCC BY 2.0. ImageEpcot, Walt Disney World, Florida. Imagem via Creative Commons

O empresário desejava deixar um legado a partir de seu conhecimento acumulado em planejamento de seus projetos para a Disneyland, California Institute of the Arts, entre outros. Ele se preocupava com o estado de decadência das cidades modernas, sentindo que elas “eram agitadas, desorganizadas, sujas e dominadas pelo crime”. Walt Disney passou os últimos meses de sua vida profundamente absorto naquele projeto de planejamento urbano, falecendo em dezembro daquele ano. A visão original do EPCOT morreu com ele.

Pelas dificuldades em manter, governar e operar a cidade, a Walt Disney Productions descartou a ideia após a morte de Disney. Hoje, o EPCOT da Disney World é um parque temático que abrange o mundo inteiro em 305 acres. Localizado na Flórida, EUA, o centro apresenta a visão norte-americana de culturas internacionais para mais de 12 milhões de visitantes todos os anos. Esta feira mundial permanente está longe dos planos iniciais do EPCOT, embora contenha alguns traços das intenções de Walt. O parque de diversões oferece vislumbres da abordagem de design centrado no ser humano de Disney e o que ele acreditava que as cidades poderiam ser com o planejamento e desenho adequados.

EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 7 de 8
Walt Disney e o plano diretor para o EPCOT. Imagem © Disney

A ideia original para o EPCOT era uma cidade planejada radialmente com uma megaestrutura em cúpula cobrindo 50 acres. O domo abrigaria os habitantes em apartamentos de alta densidade e casas unifamiliares. Conectando as áreas urbanas e suburbanas haveria uma rede de monotrilhos elétricos e PeopleMovers para atravessar um cinturão verde. O centro da cidade, com controle de climatização, abrigaria corporações internacionais, um centro de convenções e um hotel de 30 andares.

O hotel em forma de torre se ergueria sobre a cidade, servindo como marco urbano. Sob os edifícios, haveria uma rede de estradas para caminhões e veículos elétricos. As ruas ao nível do solo seriam dedicadas à escala humana, projetadas para inspirar e divertir os pedestres, e ladeadas por varandas e terraços que garantiriam segurança e copresença. O cinturão verde serviria como um parque para a cidade, pontilhado de escolas, igrejas e centros recreativos.

EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 3 de 8
Vista aérea do EPCOT. Imagem © Disney
EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 4 de 8
Multimodal Transport Lobby . Image m© Disney

Walt Disney aplicava uma abordagem centrada no ser humano em seus filmes e projetos e tinha empatia pelas necessidades das pessoas. A filosofia por trás do EPCOT estava à frente de seu tempo, precedendo os princípios estabelecidos posteriormente do Novo Urbanismo: caminhabilidade, conectividade, transporte inteligente, sustentabilidade e qualidade de vida. O movimento nascido nos EUA surgiu no início dos anos 1980 como uma reação à expansão urbana causada por cidades projetadas para automóveis — uma reação vista também em Disney. Seu conceito novo urbanismo erradicou a necessidade de carros e propôs um centro urbano de uso misto, alta densidade e vida compacta.

O projeto para a cidade futurista mostra influências de muitos planejadores e pensadores urbanos reconhecidos. The Heart of Our Cities de Victor Gruen foi encontrado na estante da Disney e as ideias do autor podem ser encontradas nos projetos do empresário. Victor Gruen foi o arquiteto por trás do primeiro shopping center suburbano, um projeto urbano radical na década de 1950. Ele também estava preocupado com o efeito da expansão urbana na vitalidade das cidades americanas.

O arquiteto teorizou a “metrópole celular” — um subúrbio dividido em “células” comunitárias menores que circundam um “núcleo” comercial. Apartamentos e prédios de escritórios cercariam o movimentado centro, garantindo certa vitalidade. EPCOT espelha o modelo de metrópole celular e tem seu distrito comercial central cercado por estruturas de alta densidade. A proposta da Disney também replica os hubs cobertos de Gruen que protegem os pedestres do clima úmido da Flórida.

EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 5 de 8
PLano original do EPCOT. Imagem © Disney
EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 6 de 8
Cidade Jardim de Ebenezer Howard. Imagem via Wikimedia Commons

O plano radial do EPCOT também toma emprestadas algumas ideias de Garden Cities of Tomorrow de Ebenezer Howard. O protótipo de Howard também promove comunidades satélites que delimitam uma centralidade, separadas por cinturões verdes. A comunidade de escala humana também tem semelhanças com a Ville Radieuse de Le Corbusier, já que ambas compartilham interesse pelos transportes inovadores, bairros verdes, moradias de alta densidade e uma divisão radical entre áreas comerciais, de entretenimento e residenciais. Walt Disney parecia ter entendido o Timeless Way of Building e os ideais de beleza arquitetônica, conceitos apresentados por Christopher Alexander. Os parques da Disney são considerados “lugares onde você se sente você mesmo, lugares onde você se sente vivo”, nas palavras de Alexander.

Para sua época, o EPCOT era um projeto consideravelmente sustentável. A cidade compacta era uma aglomeração de cruzamentos de linhas de transporte urbano elétrico de alta eficiência que tornavam os veículos individuais obsoletos. Em torno do centro, planejados com bastante espaço aberto, os cinturões verdes promoveriam o crescimento de uma variedade de flora e fauna.

EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney - Imagem 8 de 8
Vista aérea do EPCOT. Imagem © Disney

Embora o EPCOT nunca tenha sido construído segundo os planos originais, o parque temático continua a inspirar urbanistas e designers. A abordagem de planejamento urbano centrado nas pessoas da Disney cria espaços atemporais que atravessam culturas e faixas etárias. O modelo abandonado do EPCOT lança luz sobre uma questão fundamental no planejamento urbano ainda hoje: a preocupação com a qualidade de vida das pessoas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "EPCOT, a cidade planejada por Walt Disney" [EPCOT: Walt Disney's New Urbanist City] 17 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988093/epcot-a-cidade-planejada-por-walt-disney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.