A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval

A identidade arquitetônica e o tecido urbano da cidade velha de Frankfurt, na Alemanhã, cresceram organicamente ao longo dos séculos. Lojas, bares e oficinas de artesãos sempre atraíram muitos visitantes para a área entre a Catedral, ou "Dom" em alemão, e a Römer, a praça principal do centro de Frankfurt. Historicamente, a área incluía edifícios de muitos estilos diferentes — arquitetura gótica, renascentista, barroca e clássica — que a maioria dos moradores só conhecia por fotografias em preto e branco, pelo famoso modelo em miniatura da cidade no museu histórico, ou histórias transmitidas oralmente por gerações.

Os edifícios e becos pitorescos do bairro foram quase totalmente destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, o trabalho colaborativo da comunidade e das autoridades locais fez a cidade voltar no tempo. Todo o bairro foi reconstruído exatamente como era originalmente, trazendo a história medieval de Frankfurt de volta à vida e criando o que hoje é conhecido como Neue Alstadt.

A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 2 de 14A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 3 de 14A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 4 de 14A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 5 de 14A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Mais Imagens+ 9

Em 2004, a Câmara Municipal encarregou as autoridades locais de organizarem um concurso de planejamento para a Prefeitura, que necessitava de uma grande renovação, e seus arredores. Um ano depois, o júri selecionou como vencedora a proposta do escritório de arquitetura KSP Engel & Zimmermann. Paralelamente, contudo, um debate público estava tomando forma e exigia a reconstrução do casario histórico do centro velho. Muitos moradores viram uma oportunidade única de derrubar o enfadonho edifício administrativo e suas paredes de concreto e restaurar algumas das características originais do centro histórico da cidade, abrangendo sete mil metros quadrados de antigas ruelas e praças que foram destruídas durante a guerra.

A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 10 de 14
Antiga Frankfurt antes de sua destruição total na Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, datada de 1937. Imagem © Biblioteca Nacional da Austrália

As autoridades locais viram potencial no que os cidadãos exigiam e criou a organização DomRömer GmbH para desenvolver a área. Um concurso de arquitetura para a requalificação da área de DomRömer foi lançado e contou com a participação de mais de 170 escritórios de toda a Europa. O consórcio formado pela Meurer Architekten Stadtplaner Ingenieure e a cba architectes de Frankfurt foi selecionado para assumir o projeto.

A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 14 de 14
Centro da área de DomRömer: o mercado de galinhas, 1903. Imagem © Carl Friedrich Fay

Antes do início de seus planos de reconstrução, a área era usada principalmente como estacionamento para chegar ao Bürgeramt e outras instalações governamentais, e era considerada bastante insegura pelos moradores devido a vários incidentes relacionados a usuários de drogas. Após o exame de documentos históricos e a criação de uma oficina de planejamento com a colaboração de 60 moradores locais, as obras das 35 casas antigas começaram em novembro de 2014 e foram concluídas em 2017.

Novo, mas não muito moderno. Inspirado na história, mas não antiquado. Acolhedor, de alta qualidade, individual e ainda homogêneo em sua totalidade. Típica Frankfurt, típica cidade velha, típico bairro DomRömer.

Estes foram alguns dos princípios de design que definiram o projeto de renovação. A mistura arquitetônica do novo bairro ilustrou a história de Frankfurt em um contexto contemporâneo. 35 casas foram retrabalhadas com atenção especial aos detalhes; 15 edifícios existentes foram reconstruídos e 20 novos foram introduzidos, incorporando elementos de estilo típicos da cidade velha. Foi dada atenção especial ao mimetismo das estruturas históricas, a fim de integrar harmoniosamente as novas edificações ao bairro. Para isso, foram incorporados elementos das antigas edificações, como as fachadas do térreo em arenito vermelho ou amarelo.

A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 6 de 14
© #visitfrankfurt, Holger Ullmann
A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 11 de 14
Frankfurt am Main, Alemanha. / 13 de junho 2019: Praça da cidade velha de Frankfurt Romerberg. Imagem © silverfox999 via Shutterstock

A sul do bairro está localizada uma das principais edificações; o Stadthaus am Markt, que faz fronteira com a fileira de casas mais ao sul chamada Markt ou Krönungsweg. Construída no Jardim Arqueológico, à maneira típica de Frankfurt de novos edifícios sendo construídos sobre os antigos, a estrutura oferece não apenas proteção à paisagem, mas também uma grande e acessível área de exposição de vestígios históricos, que não haviam sido descobertos até a década de 1950. Durante as escavações e os preparativos para a construção da Stadthaus, foram reveladas evidências de antigos assentamentos de Frankfurt construídos em três períodos: romano, carolíngio e a Alta Idade Média. Agora, o Stadthaus am Markt serve como local de eventos e ponto de encontro para os moradores.

A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 8 de 14
© #visitfrankfurt, Holger Ullmann

Fiéis ao traçado urbano original da cidade, os arquitectos mantiveram a mesma localização de cada loja. Por exemplo, o atual açougue do distrito está localizado exatamente onde o açougue original estava localizado. Quanto às habitações, as unidades residenciais hoje atendem 200 pessoas, enquanto as unidades térreas abrigam lojinhas, restaurantes e espaços para artesãos locais. 

A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 2 de 14
© #visitfrankfurt, Holger Ullmann
A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval - Imagem 3 de 14
© #visitfrankfurt, Holger Ullmann

Hoje em dia, o centro velho de Frankfurt é um destino popular para moradores e visitantes, onde eles podem visitar instalações comerciais e culturais em um centro histórico consagrado no coração de uma metrópole internacional. Em 2019, o distrito foi premiado com o prêmio internacional MIPIM em Cannes.

Esse artigo é parte de uma série do ArchDaily chamada AD narratives, onde compartilhamos a história por trás de um projeto selecionado, mergulhando em suas particularidades. A cada mês, exploramos novas construções de todo o mundo, destacando suas histórias e como elas aconteceram. Nós também conversamos com arquitetos, construtores e com a comunidade que busca ressaltar sua experiência pessoal. Como sempre, no ArchDaily, nós apreciamos muito as sugestões de nossos leitores. Se você acha que deveríamos apresentar algum projeto, por favor, mande sua sugestão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "A requalificação do centro velho de Frankfurt e como a comunidade reviveu seu passado medieval" [The Story Behind Frankfurt's New Old Town and how the Community Revived its Medieval Identity] 18 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987993/a-requalificacao-do-centro-velho-de-frankfurt-e-como-a-comunidade-reviveu-seu-passado-medieval> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.