Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona

A habitação cooperativa ou co-habitação é um modelo habitacional que permite expandir o acesso à moradia nas cidades. Este modelo começou a ser desenvolvido em países como a Dinamarca e o Uruguai e está se tornando cada vez mais popular na Europa. Tanto que, há alguns anos, chegou a Barcelona e desde então não parou de se expandir na região, ultrapassando os limites da própria cidade. A seguir, explicaremos em que consiste o modelo de co-habitação em Barcelona e como ele contribui para uma arquitetura mais democrática para os cidadãos.

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 3 de 24
Vista aérea - Eixample, Barcelona. Imagem via bearfotos

Em Barcelona, o problema de acesso à moradia não é uma questão menor. A cidade apresenta uma porcentagem muito baixa de moradias populares e um preço médio de aluguel de cerca de 17 euros por metro quadrado, um valor elevado. Portanto, há uma necessidade iminente de que a população e as administrações encontrem alternativas que ofereçam soluções para esta situação.

Nesta busca, nasceu uma iniciativa que foge do binômio "alugar ou comprar": a criação de moradias cooperativas ou co-habitação. Estes projetos são promovidos por cooperativas habitacionais, organizações sem fins lucrativos baseadas em grupos de pessoas -membros ou associados- que se reúnem para compartilhar as necessidades de uma propriedade, a fim de ter acesso a moradias com condições de qualidade adequadas a um custo reduzido, ou pelo menos abaixo do preço de mercado.

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 2 de 24
Viviendas cooperativas Cireres - Barcelona. Image Cortesía de Sostre Cívic
Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 5 de 24
Viviendas cooperativas Princesa49 - Barcelona. Image Cortesía de Sostre Cívic

O modelo funciona através da concessão pela Prefeitura, ou por um proprietário privado, de uma propriedade ou terreno em desuso para uma cooperativa, que desenvolverá e construirá um projeto habitacional e, posteriormente, também o administrará. Os membros ou associados fazem um depósito e pagam uma taxa mensal pelo uso de sua casa, que é concebida como um bem para uso em vez de um investimento. Sem comprar ou alugar, eles viverão no edifício por um longo período de tempo, geralmente de 50 a 100 anos. Ao final deste período, a propriedade do edifício torna-se municipal, mantendo a função pública do terreno.

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 24 de 24
Proyecto de viviendas cooperativas sénior Can 70 - Barcelona. Image Cortesía de Sostre Cívic
Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 23 de 24
Proyecto de viviendas cooperativas sénior Can 70 - Barcelona. Image Cortesía de Sostre Cívic

Todos os projetos de co-habitação devem proporcionar uma cota de espaços que promovam a vida comunitária e o uso compartilhado das infra-estruturas. Desde 2014, a Prefeitura de Barcelona vem trabalhando pela causa, lançando progressivamente propostas para a concessão de terrenos municipais para a construção de conjuntos de habitação cooperativa.

No entanto, nem todos têm acesso a essas habitações. Eles são classificados como possíveis beneficiários de habitação social, o que significa que, para ter acesso, os membros da cooperativa devem estar inscritos no registro de candidatos a habitação e devem cumprir os seguintes requisitos: devem estar registrados em Barcelona com recursos financeiros limitados, não ter outros bens e ter dificuldade de acesso a residências disponíveis no mercado.

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 12 de 24
Edificio La Borda - Barcelona. Image Cortesía de Lacol

E o que isso tem a ver com a democratização da arquitetura? A resposta está na qualidade do projeto arquitetônico desses projetos. O desenho dos espaços, os materiais escolhidos, os critérios de distribuição, ventilação e iluminação desempenham um papel muito importante na concepção dessas unidades e conjuntos. As propostas apresentadas nos concursos devem levar em conta critérios sustentáveis e ambientais, conforto acústico e eficiência energética. 

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 7 de 24
Edifício La Borda - Barcelona. Imagem © Lluc Miralles

Tanto que o edifício La Borda, projetado pela cooperativa de arquitetos Lacol, um dos dois primeiros projetos de co-habitação em Barcelona, ganhou o prêmio Mies Van der Rohe 2022 - o prêmio de arquitetura mais importante da União Européia - na categoria "emergente". Outros exemplos a destacar são alguns dos projetos habitacionais realizados pela cooperativa Sostre Cívic, como o edifício Princesa49, projetado pelos arquitetos Joan Barba Encarnación, Ángel Martín e Daniel Molina; ou o edifício La Balma, em cujo projeto a cooperativa Lacol também participou em parceria com o escritório de arquitetura LaBoqueria.

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 20 de 24
Habitação cooperativa La Balma - Barcelona. Image © Milena Villalba

Os membros da cooperativa, futuros moradores, estão ativamente envolvidos no desenvolvimento das diferentes fases destes projetos. Eles tomam decisões coletivamente sobre o projeto, tornando-o um processo democrático. 

As cooperativas habitacionais chegaram em Barcelona para ficar e são um exemplo vivo de arquitetura democrática. Uma boa arquitetura não deve ser um luxo acessível apenas a uns poucos privilegiados, e a co-habitação nos mostra como ela pode - e deve - estar disponível para todos os habitantes da cidade.

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona - Imagem 6 de 24
Habitação cooperativa La Balma - Barcelona. Image © Milena Villalba

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Tendências urbanas e habitacionais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sánchez, Mili. "Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona" [Tendencias urbanas: el modelo de vivienda cooperativa en Barcelona] 03 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986984/tendencias-urbanas-o-modelo-de-habitacao-cooperativa-em-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.