Carlo Ratti e Ensamble Studio vencem concurso para renovar o Parlamento Europeu em Bruxelas

A equipe de projeto europeia integrada pelos escritórios JDS Architects, Coldefy & Associates, Carlo Ratti Associati, NL Architects e Ensamble Studio foi a vencedora do concurso internacional de projeto para a renovação do Edifício Paul-Henri SPAAK, o plenário do Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica.

O concurso teve início em 2019 e um ano depois, após análise de 132 projetos enviados, o júri selecionou 15 candidatos para participar da etapa final, que incluía grandes escritórios como OMA, Snøhetta, Renzo Piano Building Workshop, Shigeru Ban Architects e Dominique Perrault Architecte.

Ao lado da equipa vencedora liderada por JDS Architects, a organização concedeu o segundo lugar ao grupo liderado por Jabornegg & Palffy (Áustria) e Kuehn Malvezzi (Alemanha). O terceiro prêmio ficou para Moreau Kusunoki, da França, e para o escritório belga Dethier Architectures. O quarto, para Belvedere Architecture (França). A equipe liderada por A2M (Bélgica) e C.F. Møller Architects (Dinamarca), ficou com o quinto lugar.

O Edifício Paul-Henri SPAAK faz parte de um conjunto de cerca de dez edifícios com uma área total de aproximadamente 665.000 metros quadrados. O edifício de 84.000 metros quadrados abriga a Câmara do Parlamento Europeu e uma série de instalações para a realização de reuniões de comissões parlamentares, organização de conferências de imprensa e recepção de visitantes.

Sobre o novo projeto, a organização explicou que “a noção de “renovação” abrange todas as abordagens entre uma “renovação” do edifício e uma “reconstrução” do edifício. Um dos pontos mais importantes da competição era o desafio de identificar a abordagem correta." Como a organização não divulgou imagens do projeto vencedor, ainda não está claro qual decisão a equipe vencedora escolheu para sua proposta.

De acordo com o Parlamento Europeu, os 15 projetos finalistas serão apresentados em uma exposição em Bruxelas e que está prevista para setembro de 2022.

Via Parlamento Europeu.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Carlo Ratti e Ensamble Studio vencem concurso para renovar o Parlamento Europeu em Bruxelas" [JDS + Coldefy + Carlo Ratti Associati + NL Architects + Ensamble Studio to Renew New EU Parliament Building in Brussels] 21 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985729/carlo-ratti-e-ensamble-studio-vencem-concurso-para-renovar-o-parlamento-europeu-em-bruxelas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.