Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen

Mangá é um termo genérico para uma grande variedade de histórias em quadrinhos e novelas gráficas originalmente produzidas e publicadas no Japão, e ao contrário das histórias em quadrinhos ocidentais que podemos estar mais familiarizados em ver impressas em cores, são publicadas principalmente em preto e branco. Manga é a palavra japonesa para quadrinhos publicados no Japão, com a palavra em si composta por dois kanji : man (漫) que significa "extravagante" e ga (画) que significa "imagens".

Diferentemente do anime, o mangá é uma mídia impressa, enquanto o anime se destaca como mídia visual desenhada à mão ou digitalmente, combinando arte gráfica, criação de personagens, cinematografia e outras formas de técnicas criativas. É notável que muitos animes são resultado de uma franquia de sucesso que começou como mangá, mas o que sempre uniu o mangá e o anime foi o uso de diversos estilos de arte em várias narrativas que foram construídas para nós consumidores seguirmos.

Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 2 de 14Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 3 de 14Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 4 de 14Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 5 de 14Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Mais Imagens+ 9

Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 3 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom

Da história e romance para adolescentes à ficção científica futurista e temas profundos sobre a vida, o mangá tornou-se um aspecto importante e quase inevitável da identidade do Japão, ajudando a difundir o conhecimento e a compreensão do mesmo em todo o mundo. Mangakas, ou artistas de mangá, tendem a incorporar múltiplas referências arquitetônicas para ajudar a estabelecer um parâmetro espaço e temporal na narrativa, variando de aldeias antigas e medievais a cidades futuristas e arranha-céus. Histórias que se passam em uma cidade real são facilmente reconhecíveis através de seus marcos.

Um exemplo notável do uso de marcos urbanos e locais reais é encontrado em Jujutsu Kaisen, um mangá escrito e ilustrado por Gege Akutami, publicado pela primeira vez em 2018, na Weekly Shonen Jump, a mais vendida e mais antiga revista shonen. Jujutsu Kaisen é sobre um estudante do ensino médio, Yuji Itadori, que engole um talismã amaldiçoado, o dedo de um demônio, e fica possuído. Yuji é condenado à morte por exorcismo por feiticeiros de Jujutsu, mas antes que isso aconteça, ele é encarregado de encontrar e consumir os dedos restantes desta maldição.

Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 9 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom
Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 12 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom

Posteriormente neste mangá, na parte chamada Incidente de Shibuya, há uma variedade de locais e pontos de referência da vida real, retratando as ruas da cidade de Shibuya, em Tóquio. Bunkamura Way é uma das estradas diretamente em frente à Estação Shibuya em Dogenzaka e é onde a maioria dos civis ficou presa durante os estágios iniciais do Incidente de Shibuya. A capacidade de identificar locais exatos no mundo fictício que Gege Akutami criou e o modo que ele os atrela ao mundo real traz ainda mais a sensação de realismo ao leitor.

Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 8 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom
Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 13 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom

Em seguida, em algum lugar no distrito comercial de Shibuya surge um grande arranha-céu com mais de quarenta andares. A Shibuya C Tower é importante na construção do contexto da narrativa em que somos levados a vivenciar, cumprindo seu papel como o ponto mais notável da área, pois tem mais de duas vezes o tamanho dos edifícios ao seu redor. Nas proximidades da torre está a linha Shibuya da Metropolitan Expressway e a rua Shoto Bunkamura, onde nossos protagonistas enfrentam um oponente amaldiçoado.

Um pouco mais tarde, encontramos nossa protagonista feminina em um beco em Dogenzaka depois de seguir em direção à Estação Shibuya. Ela é confrontada por um clone vilão e é pega em uma situação em que ela é obrigada a lutar contra ele usando o ambiente estreito que consiste em placas antigas, infraestrutura em ruínas e prédios compactados.

Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 4 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom

A arquitetura também é usada para enfatizar e comunicar as emoções de um personagem, estabelecendo um vínculo entre ele e seu entorno. O cenário da cena pode afetar a maneira como percebemos os pensamentos mais íntimos de um personagem, usados ​​para capturar a luta interna de um personagem isolando-os ou sugerindo a liberdade de um personagem trazendo-os para um grande espaço aberto. Neste caso, em particular, a arquitetura do entorno é usada como um elemento primário para guiar a maneira como a luta entre os dois personagens presentes nesta cena se desenrola, além de retratar a turbulência interna e o medo de nossa protagonista no momento.

Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen - Imagem 6 de 14
Cortesia de Jujutsu Kaisen Wiki - Fandom

Jujutsu Kaisen é apenas um dos principais exemplos em que a narrativa utiliza o cenário com sucesso. O local é onde as histórias se passam, inspirando ainda mais a importância de ver como elas afetam e são afetadas pelos personagens que interagem nesses ambientes construídos. A arquitetura retratada no mangá ajuda continuamente a estabelecer um status social e político sem a necessidade de explicar nada através do diálogo. Como leitores, podemos simplesmente inferir, apenas por como uma cidade está em camadas, se a sociedade está vivendo em paz, é caótica, pós-apocalíptica ou distópica.

A arquitetura continua a agregar muito significado e valor aos estilos de arte presentes no mangá que vemos hoje. Apenas jogando com diferentes configurações e construindo várias paisagens arquitetônicas, a progressão de cada narrativa única pode ser repetidamente alcançada e explorada em um nível maior de profundidade para satisfazer mentes curiosas e imaginativas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Arquitetura e mangá: explorando o mundo de Jujutsu Kaisen" [Architecture in Japanese Manga: Exploring the World of Jujutsu Kaisen] 24 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984855/arquitetura-e-manga-explorando-o-mundo-de-jujutsu-kaisen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.